Carnaval na veia: incentivo em dose tripla às doações de sangue

Beija-Flor e Salgueiro se juntam ao bloco Vem Doar pra Mim para aumentar os estoques do Hemorio. Na ação ‘Carioca sangue bom’, cervejaria dá passagens de ônibus a quem doar sangue

Atriz Giovanna Lancelotti, de 25 anos, esteve na Cinelândia nesta quarta-feira (27) para promover a campanha de pré-carnaval “Carioca Sangue Bom” (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Não vai faltar estímulo para quem dá até o sangue pelo Carnaval para doar o seu para quem precisa. Duas das mais populares escolas de samba do Rio de Janeiro – Beija-Flor e Salgueiro – se uniram ao já tradicional bloco Vem Doar pra Mim por um único objetivo: tocar o coração dos foliões para realizar um gesto de solidariedade que pode salvar muitas vidas durante a folia. Eles desfilaram nesta terça-feira (26), da Praça da Candelária em direção ao Hemorio. 

Também em parceria com o maior banco de sangue público do Estado do Rio de Janeiro, a Antarctica lançou a campanha “Carioca Sangue Bom” e convoca a população a doar sangue antes do início da maior festa popular brasileira. Nesta quarta, 27, a cervejaria realizou a Quarta de Boa, com um posto de coleta na Cinelândia e em diversos hemocentros da cidade (veja endereços no fim da matéria).

Convocada pela cantora Preta Gil, a atriz Giovanna Lancelotti, de 25 anos, esteve na Cinelândia para promover a campanha. Desde as 8h os cariocas formaram filas para doar sangue. Os doadores receberam um incentivo a mais para curtir os blocos e ganharam um cartão com crédito em passagens de metrô e ônibus para aproveitar os cinco dias de festa.

O Carnaval é um período em que a gente fala de tanta alegria, tanta festa e às vezes esquece que tem muita gente precisando de doações nessa época. É um lado que eu mesma nunca tinha parado para pensar. Então essa ação fala da folia, que é bom se divertir, mas também estimula um espírito de solidariedade e de ajudar o próximo, de empatia”, disse a atriz.

Campanha do Inca vai até dia 1º

Também nesta quarta, dia 27, na Praça Cruz Vermelha, o tradicional Bloco da Solidariedade, do Banco de Sangue do Instituto Nacional de Câncer (Inca), trouxe os padrinhos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, além de passistas e integrantes da bateria da Escola de Samba Portela para convidar os foliões para uma ação de amor: doar sangue e ajudar a salvar vidas! Com o objetivo de conseguir 450 doações, a campanha acontece de 25 a 28 de fevereiro, das 7h30 às 14h30 e dia 1º de março, das 7h30 às 12h.

A chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA, Iara Motta, explica que esse número é o ideal para manter o estoque de sangue e plaquetas do Instituto regular. “É fundamental que a população esteja consciente e se disponibilize a doar. Em decorrência do tratamento, muitos pacientes precisam receber transfusões regularmente e o INCA realiza cerca de 1,5 mil por mês”, ressalta a médica. Ela lembra que pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

‘Vem doar pra mim’ sai pelo quinto ano

Criado pelo Instituto Arcádia, bloco Vem Doar pra Mim sai pela quinta vez pelas ruas do Centro (Foto: Divulgação)

Pelo quinto ano consecutivo, o bloco “Vem Doar Pra Mim”, criado pelo Instituto Arcádia, une diversão e solidariedade e motivar os foliões a doarem sangue durante o Carnaval e ajudar a unidade de saúde a manter a média de 300 doações diárias.

Nesse período, ocorre uma baixa de 20% a 30% nos bancos de sangue disponíveis para transfusões, segundo dados do Ministério da Saúde. Justamente numa das épocas em que a necessidade de sangue aumenta nos hospitais.

Em 2018, cerca de 500 pessoas acompanharam o bloco “Vem Doar Pra Mim” pelas ruas do Centro e ajudaram a manter os estoques do Hemorio cheios. A meta deste ano é dobrar o número de foliões para ajudar ainda mais pessoas.

Musa dos 3 reais é coroada no bloco

Raquel Motta, conhecida como “Musa dos 3 reais”, foi coroada rainha do bloco “Vem Doar para Mim” (Foto: Divulgação)

A empreendedora social Raquel Motta, a “Musa dos 3 reais”, foi coroada rainha do bloco Vem Doar pra Mim. Ela ficou conhecida nacionalmente após o ‘Fantástico’ reviver, há três semanas, o vídeo em que ela foi entrevistada no programa ‘É De Casa’, exibido em março do ano passado, em que ensinava a fazer uma carteira por apenas R$ 3. A apresentadora Ana Furtado se surpreendeu muito com o valor, e isso deu origem ao meme.

O Carnaval é brincadeira, mas não podemos nos esquecer que têm muita gente precisando de doação de sangue, principalmente nessa época do ano, então vamos unir alegria e propósito”, sugere a artesã.

Além do meme, Raquel é empreendedora social, e gestora do Instituto Musiva, que desde 2010 capacitou mais de 2 mil pessoas nas comunidades do Complexo do Alemão, Rocinha, Deodoro, Cascadura, Ramos, Morro do Estado, Vigário Geral, entre outras favelas e periferias ao redor do Rio. O Musiva foi criado por Valmir Vale e Raquel Motta, nascidos e criados em Vigário Geral que se uniram com o compromisso de promover a transformação na vida das pessoas.

Vista a camisa da solidariedade

Maior vencedora do Carnaval carioca, a Portela abriu no dia 5 de fevereiro a campanha “Vista a camisa da solidariedade”, que busca incentivar doações de sangue durante os festejos carnavalescos.

A corte momesca do Rio, ritmistas, passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola abrilhantaram o evento no salão de doação do Hemorio. No dia 8 de fevereiro, foi a vez da participação da Mocidade Independente de Padre Miguel no projeto. A Estação Primeira da Mangueira fez sua exibição no dia 12.

Estoque do Hemorio teve queda de 60%

Órgão da Secretaria de Estado de Saúde, o Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

De acordo com o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o estoque da unidade estava em torno de 60% no final de janeiro.  Para ele, o ideal é que sejam coletadas 250 bolsas de sangue por dia. A meta é atingir 100 mil doadores em 2019, superando os 83 mil alcançados no ano passado.

Segundo Amorim, uma doação de sangue é possível salvar até quatro pessoas uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes, como hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas e plasma.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br).

Não é necessário estar em jejum, apenas devem-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue

ONDE DOAR

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado. Os interessados também poderão doar nos hemocentros relacionados abaixo.

Posto de Doação da BOA
Endereço: Cinelândia – Centro
Data e horário de funcionamento: 27/02, das 8h às 17h

Serum – Banco de Sangue
Endereço: Rua Riachuelo, 43
Data e horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 16h

Hemocentro São Lucas – Terapia Celular
Endereço: Rua Manuela Barbosa, 50
Data e horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 08h às 17h

Hemolad – Hospital São Francisco
Endereço: Rua Conde de Bonfim, nº 1033
Data e horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 07h30 às 15h

Hemolad – Posto Bangu
Endereço: Rua Francisco Real, 974
Data e horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 7h30 às 15h
Sábados das 8h às 11h

Hematologistas Associados
Endereço: Rua Conde de Irajá, 183
Data e horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h as 16h

Núcleo de Hemoterapia Zona Sul -Instituto Nacional de Cardiologia
Endereço: Rua das Laranjeiras, 374
Data e horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 8h às 14h

Hemocentro regional de Niterói – Hospital Universitário Antonio Pedro
Endereço: Rua Marques do Paraná, 330 – Niterói
Data e horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 8h às 12h

Da Redação, com Assessorias (atualizado em 27/02/19, às 18h)

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!