Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é desculpa para não ir se vacinar. Na cidade do Rio de Janeiro, é possível tomar vacina também nos domingos e feriados, como nesta segunda-feira (1º/5), Dia do Trabalhador. Chova ou faça sol, o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, funciona todos os sete dias da semana, das 8h às 22h. E nem é preciso sair do carro para tomar a dose contra a covid-19 ou a gripe, já que a unidade também tem drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Criado para ampliar o acesso da população às vacinas, o SuperCentro Carioca de Vacinação está instalado no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia, que servia de almoxarifado e foi restaurado. O SCCV tem capacidade para realizar 600 atendimentos por dia e conta com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Desde a inauguração do Super Centro de Vacinação, em 28 de janeiro, 47% das doses de vacinas de rotina aplicadas na unidade foram no chamado horário ampliado: à noite nos dias úteis; tarde e noite de sábados; nos domingos e feriados. Localizada na Rua General Severiano 91, a unidade funciona em um prédio histórico, onde, além de se vacinar, as pessoas podem apreciar a beleza da arquitetura e mobiliário e dos jardins.
Drive-thru no local facilita acesso da população
Para usar o drive-thru, a entrada dos carros é pela Rua Venceslau Brás. O ortopedista Carlos Eduardo, de 67 anos, é morador da Tijuca e está com a perna quebrada. O amigoAlbertus Ramalhose ofereceu para levá-lo ao drive-thru: “Meu amigo já conhecia o local e me trouxe aqui pela facilidade na condição que eu estou”, explicou Carlos Eduardo.
“O drive-thru é um sistema que facilita o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção, mas está aberto a qualquer perfil de paciente, desde que esteja nos grupos aptos a receber a bivalente neste momento. Tem gente que vem até de táxi, porque é um serviço muito rápido. A pessoa recebe a vacina dentro do carro, com muita praticidade e conforto”, explica a coordenadora do Super Centro Carioca de Vacinação, Adriana Desterro.
A médica Marta Brasil, de 58 anos, foi uma das pessoas que passou pelo drive-thru de táxi e, como trabalhadora da saúde, não perdeu tempo e foi logo garantir a sua dose da bivalente: “Eu sou uma médica que acredita na ciência”, disse ela, que saiu sorrindo, com a vacina no braço e elogiando o serviço: “Nota mil!”, definiu.
A assistente social Valéria Pimentel, de 59 anos, arranjou um tempo no meio do expediente e levou mais duas amigas para se vacinarem no drive-thru. Para quem vive na correria do dia-a-dia, ela definiu o serviço em três palavras: “Ótimo, rápido e prático!”.
A moradora de Botafogo Márcia Rossi, de 62 anos, foi com o marido Sebastião Alves e deixou um recado sobre a vacinação: “É fundamental!”.
Nova unidade oferece também imunobiológicos injetáveis
O Super Centro Carioca de Vacinação também oferece imunobiológicos especiais para pessoas com necessidades clínicas específicas ou com alergias graves. A nova unidade absorve o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais Myrtes Amorelli Gonzaga (Crie), voltado para o atendimento desses pacientes. O SCCV oferece atendimento a crianças e adultos portadores de quadros clínicos especiais e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal.
São três amplos consultórios médicos e de enfermagem para pacientes que necessitam de imunobiológicos especiais, e três salas de vacina, sendo uma para imunização de rotina e duas para vacinação especial (uma delas com observação clínica). A sala de imunização de rotina recebe o público em geral por demanda espontânea. Basta o cidadão buscar atendimento para atualização vacinal, portando, sempre que possível, leve a caderneta ou comprovante de vacinação.
Já os pacientes das redes pública e privada que atendam aos critérios e indicações para uso de imunobiológico especial deverão ser encaminhados por profissional de saúde, por meio da “Ficha para Solicitação de Imunobiológicos Especiais – CRIE”, para atendimento no SCCV. Eles recebem, no local, avaliação pela equipe multiprofissional, para serem vacinados no mesmo dia, observando-se as necessidades específicas de cada caso. com o suporte necessário. Os horários e orientações para atendimento de imunobiológicos especiais podem ser consultados neste link.
Antigo desinfectório era usado para combater epidemias
O prédio onde funciona o SuperCentro Carioca de Vacinação tem mais de um século de contribuição à saúde pública. No prédio da Rua General Severiano 91, funcionou o Desinfectório de Botafogo, inaugurado em 1905 para atender ao projeto sanitário da época, sendo um dos primeiros projetos de Oswaldo Cruz na direção nacional de saúde.
Desinfectórios eram locais destinados ao isolamento de pessoas com doenças contagiosas e desinfecção de seus objetos pessoais. Lá havia aparelhos, ambulância, câmaras de banhos e até fornos de incineração. A unidade foi estratégica para o combate à peste bubônica, a febre amarela, mas teve destaque principal como ponto de vacinação para a campanha de varíola.
O prédio histórico é um projeto do arquiteto Luiz Moraes Júnior, que também projetou o castelo mourisco da Fiocruz, a cavalariça e também o prédio do relógio.
Atendimento domiciliar e em horário estendido
As 237 unidades de Atenção Primária do município realizam a vacinação em domicílio para idosos, pessoas com deficiência e com comorbidades acamados. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a unidade de saúde de referência solicitando o serviço. A vacinação será agendada conforme cronograma da unidade, em até 30 dias.
Além do Super Centro Carioca de Vacinação, no município do Rio há 38 clínicas da família ou centros municipais de saúde que atendem em horário ampliado nos dias úteis (de segunda a sexta-feira, excluindo feriados), em todas as regiões da cidade, da Zona Oeste à Zona Sul, para atender às pessoas depois da jornada de trabalho ou de estudos.
São 15 unidades funcionando até as 19h (o horário regular nos dias úteis é das 8h às 17h), 10 até as 20h, 12 até as 21h e uma, o CMS Manoel José Ferreira, no Catete, até as 22h, como o SCCV. Confira as unidades que funcionam com horário ampliado nos dias úteis:
Até as 19h:
– CF Ana Maria Conceição dos Santos Correia (Av. Vicente de Carvalho, 1.086 – Vila Kosmos)
Na terceira semana de fevereiro, o Ministério da Saúde revelou um quadro alarmante da saúde pública no Brasil, com o registro de 555.583 casos prováveis de dengue e 94 mortes
Uma doméstica e um porteiro são as primeiras vítimas do novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro. A mulher de 63 anos contraiu a Covid-19 da patroa, que viajou
Na manhã desta segunda-feira (25), o Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 (CEEC), em sua 25ª reunião, recomendou à Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio) a suspensão temporária da
Começou oficialmente nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe. A entrega das doses, no entanto, já havia sido antecipada pelo Ministério da Saúde aos estados para as