O inverno ainda vem aí, mas o frio já chegou. Com os termômetros já registrando baixas temperaturas, muitas empresas e ONGs já organizam mutirões para arrecadar agasalhos para doar a moradores de rua e comunidades carentes.
No Rio de Janeiro, 10 grandes shopping centers do grupo Aliansce Shopping Centers, localizados na capital e Região Metropolitana, se uniram para lançar uma campanha de recolhimento de agasalhos para crianças assistidas pelo Instituto da Criança.
Em ações simultâneas, de forma integrada, a companhia espera ampliar o alcance de suas iniciativas com três grandes campanhas de arrecadação que devem beneficiar crianças de 4 meses a jovens de 24 anos. A ideia é que sejam selecionadas instituições cadastradas no Instituto da Criança próximas aos empreendimentos da Aliansce.
Participam da iniciativa: Bangu Shopping (Bangu), Carioca Shopping (Vicente de Carvalho), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Passeio Shopping (Campo Grande), Pátio Alcântara (Alcântara), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Shopping Leblon (Leblon), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo) e Via Parque Shopping (Barra da Tijuca).
A primeira iniciativa em apoio ao Instituto da Criança começou no dia 3 de junho, com arredacação de agasalhos para o inverno. Roupas de frio, cobertores e calçados, infantis ou adulto, em bom estado de conservação, poderão ser doados até o dia 26 de junho, todos os dias, na sala Vip Spot do Pátio Alcântara, em São Gonçalo, localizada no primeiro piso do shopping, entre 11h e 19h.
A partir de 6 de setembro, os shoppings estarão engajados em recolher brinquedos para o Dia das Crianças e, em 14 de novembro, começa uma arrecadação de brinquedos para o Natal. Com a missão de articular ações sociais para transformar vidas, o Instituto da Criança faz parte do Economic and Social Council das Nações Unidas e está entre as 100 melhores ONGs do mundo, segundo a NGO Advisor.
Cabide Solidário em shopping de Curitiba
O Palladium Shopping Center, em Curitiba arrecada, durante todo o ano, itens na ação “Cabide Solidário”. Mais que roupas, o local também recebe acessórios, calçados, bolsas, maquiagem, cobertores e até bijuterias. Os produtos recebidos devem estar em bom estado e limpos. Atualmente, 30% das roupas e calçados arrecadados pelo Disque Solidariedade, um dos responsáveis pelo recebimento de doações da cidade, são descartados por falta de condições de uso.
No Palladium Shopping Center as doações são recebidas no piso L3, em um espaço especial, que imita um guarda-roupas. As contribuições feitas até final de junho serão entregues para pessoas atendidas pela Cruz Vermelha – sociedade que oferece assistência humanitária às pessoas afetadas por desastres naturais, conflitos e violência armada do mundo todo.
Doadores entram em ação para vencer o frio
O frio e outras carências sociais são vilões que muitas vezes precisam de ajuda para serem combatidos. Essa narrativa faz parte da Campanha do Agasalho e Junho Solidário da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar que, neste ano, se inspirou em personagens de história em quadrinhos para sensibilizar os públicos internos e externos a participar com doações.
Em cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, a campanha é o Junho Solidário que estimula a doação de roupas, brinquedos, materiais de higiene e alimentos não perecíveis. No restante do País, a campanha envolve a doação de roupas, cobertores, calçados e outras peças.
A campanha é realizada entre maio e junho e cada unidade gerenciada pela Pró-Saúde no País poderá escolher a instituição beneficiada com as doações. Em São Paulo, as peças arrecadadas irão ajudar as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs), sob gestão da entidade, na Zona Leste da capital paulista. No ano passado, no mesmo período, foram arrecadadas 6,3 mil peças auxiliando pessoas em todo o País.
Doações também podem ser feitas nas estradas
Prossegue também em várias rodovias a Campanha do Agasalho 2019 promovida pelo Instituto CCR desde 29 de abril. A iniciativa mobiliza as concessionárias do grupo: CCR AutoBAn, CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, CCR SPVias, CCR NovaDutra, CCR MSVia, CCR ViaLagos, CCR Barcas, CCR Metrô Bahia, CCR RodoNorte, além do Centro Corporativo em São Paulo e as empresas de serviços: CCR Actua, CCR Engelog, CCR EngelogTec e SAMM. O Instituto, por intermédio das concessionárias e empresas do grupo, irá disponibilizar vários pontos de coleta, voltados a colaboradores e ao público externo.
A Campanha do Agasalho 2019 tem o objetivo de receber roupas e cobertores que estejam em bom estado. Todo esse material será entregue a instituições assistenciais nas áreas de atuação das unidades de negócio do Grupo CCR. A iniciativa também integra o trabalho do Instituto CCR de mobilizar seus colaboradores para a prática da solidariedade e da ação voluntária. A Campanha do Agasalho integra ainda o “Nosso Mundo Melhor”, programa que reúne todas as ações de voluntariado do Instituto CCR.
Festival conecta carioca com projetos sociais
Festival de vida sustentável que promove o tema por meio de experiências, vivências e trocas e na sua terceira edição, o LivMundi programou para o mês de junho mais de 50 atividades, entre histórias de sucesso e experiências transformadoras de jovens cariocas engajados e que estão à frente de projetos incríveis em comunidades.
Além da participação de profissionais referência em suas atividades, no Brasil e em outros países como Holanda, Espanha e Estados Unidos, apresentando cases de inovação. A programação começou no Complexo da Penha, logo seguindo com a programação na Casa Firjan e no Parque Lage, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca.
O objetivo do Festival é provocar a reflexão e convocar a sociedade para ações transformadoras relacionadas a causa da sustentabilidade. A temática do evento este ano é a conexão das diversas redes e territórios que compõem a cidade, fazendo um chamado para a construção de pontes que unam a todos em torno de um objetivo comum.
Os próximos ciclos de debates na Casa Firjan, em Botafogo, acontecem nos dias 13, 18 e 19 de junho, com especialistas de diversas áreas e convidados internacionais de peso que discutirão modelos de negócios e soluções inovadoras para os desafios do futuro.
Já no Parque Lage, na Zona Sul da cidade, as atividades serão nos dias 15 e 16 de junho com feiras como a Junta Local, atividades ao ar livre, debates, rodas de conversa, living lab, práticas de saúde, oficinas e atrações culturais promovendo o tema por meio de experiências, vivências e trocas. Durante o fim de semana de atividades também haverá programação de demonstração das ações realizadas na Penha com a participação de representantes da comunidade.
Todas as atividades do Parque Lage são gratuitas e as inscrições estão abertas no site do Festival (www.livmundi.com).
Casa noturna promove campanha solidária
Em junho a casa noturna Lalu Lounge, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estará iniciando a campanha Doar Faz Bem. O projeto idealizado pelo proprietário da casa de eventos, Fabio Luiz Santos, mais conhecido como Popo, tem como iniciativa doar 25 cestas básicas para famílias em estagio de pobreza da cidade.
O projeto funcionará da seguinte forma , através do facebook.com/lalulounge ou instagram.com/laluloungeoficial da casa de eventos Lalu Lounge , o público poderá indicar famílias junto com fotos e endereços, que residem em Nova Iguaçu. Os selecionados irão receber 25 cestas-básicas mensalmente durante 3 meses, sendo uma para cada família necessitada, que viva em situação de extrema pobreza, preferencialmente idosos, que não possuam recursos e acolhimento de instituições e familiares.Depois disso, outras 25 famílias serão contempladas.
O empresário que busca uma vida filantrópica deseja que essas ações se transforme em inspiração para outros empresários. Esta não é a primeira Campanha solidária realizada pelo empresário, em 2018 ele criou o projeto ‘Casinha Feliz’ ,realizando a reforma e renovando toda mobília da residência de uma idosa, que vivia em situação bastante precária.
Aulas de reforço para alunos carentes têm inscrições abertas
O Fortalecendo Trajetórias, do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), está com inscrições abertas, até o dia 19 de junho. O objetivo do programa, que é gratuito, é investir na qualificação escolar de alunos de baixa renda, matriculados em escolas da rede pública de ensino, através do acompanhamento social e pedagógico desde a entrada no ensino médio até o ensino superior. Para concorrer às 126 vagas é preciso ter entre 13 e 15 anos, estar cursando o 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino e ser morador de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.
O edital do processo seletivo está disponível no site do IJCA (www.ijca.org.br) e nas redes sociais do instituto. Os jovens que estiverem dentro dos critérios estabelecidos devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto.
Da Redação, com Assessorias