App gratuito permite a mulheres saber se terão câncer de mama

Mulheres Positivas oferece avaliação por inteligência artificial de exames para detectar câncer de mama, em parceria com a healteach Viziomed

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

No mês do combate ao câncer de mama, o aplicativo Mulheres Positivas (MP), que promove o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres por meio de conteúdos multiplataforma, fechou uma parceria que vai permitir que suas usuárias se beneficiem da tecnologia da Viziomed, empresa que usa a inteligência artificial para, a partir de análise de exames como a mamografia, apontar se a paciente pode vir a desenvolver câncer de mama.

Para usufruir da tecnologia, a usuária do app Mulheres Positivas deve realizar um cadastro dentro do app, permitindo à Viziomed analisar os resultados de seus exames. Depois disso, a paciente deve realizar o exame em um laboratório que mantenha parceria com a Viziomed . A partir de então, a Viziomed iniciará o acompanhamento das usuárias a fim de garantir a análise minuciosa e precisa dos resultados dos exames por meio de inteligência artificial e com base em um robusto banco de dados. As análises são enviadas de forma eletrônica para a usuária, que poderá contar com o benefício gratuitamente pelo período de um ano.

Em casos de urgência, a ferramenta também envia alerta ao médico responsável, para dar seguimento ao tratamento do paciente com agilidade. Além de auxiliar no diagnóstico, a plataforma traz ainda um serviço online, chamado “Enfermeira Navegadora”, que ajuda a agendar novas consultas e exames, além de indicar um médico especialista para iniciar o tratamento, caso seja necessário.

“A tecnologia da Viziomed auxilia a equipe médica responsável por meio da priorização dos exames de imagem com maior probabilidade de câncer, o que traz mais celeridade ao diagnóstico”, diz Filipe Guerra, Chief Business Officer (CBO) da Viziomed. De acordo com Guerra, dentre todos os casos de câncer de mama registrados no país, 30% dos resultados de exames são falsos negativos e 25% das pessoas não coletam o resultado dos exames. A acurácia da inteligência artificial vem trazer mais precisão ao diagnóstico. Hoje, a plataforma da healtech é usada em mais de 250 clínicas e hospitais espalhados em 22 estados do Brasil.

“Essa é a nossa primeira parceria na área de saúde e estamos muito satisfeitas em entregar uma ação efetiva e concreta às usuárias do Mulheres Positivas na campanha do Outubro Rosa,” afirma Fabi Saad, empreendedora e criadora da plataforma Mulheres Positivas, que foi eleita uma das 20 personalidades femininas brasileiras mais influentes pela revista Forbes neste ano.

“Poder trabalhar para a saúde das mulheres ao lado de especialistas que oferecem tecnologia de ponta na medicina nos motiva e nos faz acreditar que estamos no caminho certo em nosso engajamento com a questão das mulheres, que vai além da equidade de gênero”, diz Cenerli Alexandre, Head de Operações do Mulheres Positivas.

A ferramenta da Viziomed será disponibilizada também às colaboradoras do Mulheres Positivas, que são encorajadas a fazer os exames regularmente.

Criado em 2010, a plataforma Mulheres Positivas promove o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres com mais de 200 cursos, vídeos de capacitação, histórias inspiradoras e oferta de vagas no mercado de trabalho em todo o Brasil. Hoje conta com mais de 250 mil downloads e oferece cerca de 80 mil vagas de emprego afirmativas para mulheres em seu aplicativo.

O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente no site da plataforma e nas lojas App Store e Google Play, já está disponível também para as usuárias da Colômbia, do México, dos Estados Unidos, onde o projeto funciona por meio do site Positive Woman, e da Itália. A estimativa é que os serviços oferecidos pelo app já tenham impactado 25 milhões de mulheres, principalmente após a parceria com a TIM.

No Brasil, já são mais de 100 empresas parceiras e, desde a parceria com a operadora de telefonia TIM, estabelecida em julho de 2021, a plataforma estima ter impactado 25 milhões de mulheres. O login pode ser feito tanto com o número do celular como com o endereço de e-mail. Clientes TIM podem usar o aplicativo sem consumo de dados móveis. Gratuito, o aplicativo pode ser baixado no site da plataforma, nas lojas App Store e Google Play.

A Viziomed aplica inteligência artificial para descoberta precoce de câncer e outras doenças graves, ainda em estágio inicial nas empresas por todo o país. O sistema torna mais rápida, simples e precisa a atuação dos médicos na hora de analisar os exames e localizar alterações suspeitas, facilitando o processo de triagem.

Além de detectar o câncer em seu estágio inicial, a empresa acompanha todo o processo do funcionário, no que eles chamam de “jornada do paciente”, algo que as empresas não conseguem ter acessoAtualmente a Viziomed auxilia as empresas para que os funcionários cumpram sua jornada de exames, além de conscientizar as companhias e suas equipes da importância de um acompanhamento médico frequente.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!