A carne sempre fez parte da mesa do brasileiro, que relaciona o alimento a abundância e sente falta dos tempos de economia em alta onde podia comer picanha e tomar cerveja. Nesses tempos cruéis da volta de alta inflação e volta da insegurança alimentar, é de cortar o coração ver as filas de pessoas em busca de doações de ossos de boi em estabelecimentos comerciais. Nos supermercados, partes antes inservíveis do frango, como pele, pé e sambiquira (sobrecu), já ganham as prateleiras para tentar agradar o consumidor que não pode mais pagar por partes nobres de frango, porco ou boi.
Mas será mesmo que a carne é tão necessária em nosso cardápio? Adeptos do veganismo e do vegetarianismo garantem que não. E muitos especialistas em saúde alertam para os riscos do consumo elevado de carnes vermelhas, especialmente que contenham muita gordura. E ambientalistas comemoram o número cada vez maior de brasileiros que abandonam a iguaria em respeito ao meio ambiente.
Neste dia 20 de março, é celebrado o Dia Mundial sem Carne, data criada em 1985, pela organização sem fins lucrativos Farm Animal Rights Movement (FARM) para a conscientização a respeito dos benefícios à saúde e ao meio ambiente a partir de uma dieta livre de produtos de origem animal.
Conheça opções de lanches e pratos sem carne
Para quem pretende mudar os hábitos alimentares e seguir um estilo de vida sem o consumo de produtos de origem animal ou pretende diminuir a quantidade, a coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, Regina Santos Costa, montou opções saborosas de pratos sem carne que podem ser consumidos no almoço, janta e até no lanche da tarde. Confira!
Hambúrguer de batata doce e cenoura
1 xícara (chá) de Batata-doce amassadas (purê)
1 xícara (chá) de cenoura ralada crua
2 colheres (sopa) de mostarda dijon (francesa)
5 colheres (sopa) de flocos de milho
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, menos os flocos de milho. Em seguida, faça bolinhos em formato de mini-hambúrguer. Depois, passe-os nos flocos de milho. Leve ao forno preaquecido a 250ºC por 30 minutos.
Strogonoff de palmito
1 vidro de palmito picado em pedaços médios
1 cebola picada
1 caixa de creme de leite
1 colher (sobremesa) de mostarda
½ pacote de molho de tomate
Cogumelo champignon picado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
Refogue a cebola picada na margarina, óleo ou azeite. Assim que dourar, adicione o palmito e o cogumelo picados.
Aguarde ferver a água que sai do palmito e adicione o molho de tomate e a mostarda. Assim que ficar grosso, tempere com sal, pimenta do reino e adicione o creme de leite e mexa bem.
Desligue antes de ferver e sirva!
Macarrão colorido com legumes
1 pacote (500 gr) de macarrão colorido, tipo parafuso ou fusilli
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
2 cenouras cortadas em tiras
2 abobrinhas picadas (ou raladas)
½ repolho bem fatiado (branco ou roxo)
2 colheres de azeite
Suco de 1 limão
Tomilho e orégano (½ colher de cada)
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque o macarrão para cozinhar, conforme instruções da embalagem. Em uma panela grande, aqueça o azeite e coloque a cebola (deixe cozinhar por uns 3 minutos) e depois o alho.
Acrescente a cenoura e a abobrinha, mexa e cozinhe por mais 3 minutos.
Coloque o repolho e os temperos (limão, sal, pimenta, tomilho e orégano). Misture bem.
Adicione o macarrão já cozido e mexa. Prove e acerte o sal. Sirva.
DICAS E OPÇÕES:
- Para variar, use outros tipos de legumes/vegetais como berinjela, ervilha, milho verde, palmito, brócolis, espinafre, acelga e mandioquinha.
- Azeitona e alho-poró também podem ser usados como tempero para este prato.
- Na hora de servir, adicione uma colher de manteiga e misture bem.
Arroz de forno
3 xícaras de arroz
350 g de muçarela
PARA O MOLHO:
1 colher de margarina
1 xícara de champignon
1 lata de ervilha
1 cebola picada
1 xícara de azeitonas verdes picadas e sem caroço
1/2 xícara de cheiro verde picado (pode ser salsinha)
1 lata de molho de tomate
Sal e pimenta a gosto
MODO DE PREPARO
Cozinhar o arroz e reservar.
Em uma panela fritar a cebola na margarina, acrescentar o molho e a salsinha, após 2 minutos acrescentar os outros ingredientes, deixar por 10 minutos.
Em uma travessa de vidro grande colocar primeiro uma camada fina de arroz, cerca de 1 dedo e meio de altura, colocar sobre o arroz o molho já pronto (cerca de 1 concha e meia de feijão) e sobre o molho o queijo que deverá cobrir o arroz e o molho.
Repetir essa operação até chegar ao topo da travessa, que deverá ser acrescentada mais uma camada de molho por cima do queijo.
Levar ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.
Com Assessorias