“Ter uma vida mais organizada”  não é uma tarefa fácil para quem precisa dar conta de muitas atividades simultâneas. Mas o local onde vivemos reflete bastante nosso interior emocional, e claro que influencia também na dinâmica do dia a dia.

Lembrado neste sábado (20 de maio), o Dia Mundial da Organização chama a atenção para os benefícios que uma vida mais organizada pode trazer para as pessoas. A data foi criada pela Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (Anpop) e vem se popularizando nos lares brasileiros com o avanço da profissão de personal organizer.

“Ao longo deste processo de organização que venho fazendo na casa de muitas famílias, cada vez mais encontro pessoas desorganizadas emocionalmente. Seja por sobrecarga, estresse, cansaço, desmotivação e até mesmo sem direção. Por onde começar? Quando vou conseguir terminar? Junto vem a autocobrança de “não dar conta”, que só atrapalha na desorganização emocional”, comenta a personal organizer Rosangela Kubota da Ro Organiza.

Naturalmente na desordem, nada é encontrado, ou se perde muito tempo para encontrar. Existe o acúmulo de roupas para guardar, armários abarrotados de objetos que carregam suas histórias, na maioria das vezes que não fazem mais parte da vida atual. Você já ouviu a frase: “se você sente que sua vida está bagunçada, comece arrumando suas gavetas”?

Ordenar o exterior é um exercício para conseguir se organizar mentalmente, que pode ser com metas, objetivos ou mesmo listas de tarefas mais claras e objetivas. O ambiente e a forma como nos comportamos rotineiramente se reflete em nosso bem-estar subjetivo, assim como o oposto.

Mãe de Marília Mendonça contratou personal organizer 

Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, contratou uma personal organizer para “organizar as coisinhas, as roupas de show” da filha, passados vários meses de sua trágica morte. As tarefas da profissional da organização envolveram separar, envelopar e etiquetas as peças da cantora, que morreu num acidente aéreo em novembro de 2021.

Para a personal organizerRosangela Kubota, cada trabalho visa atender a necessidade e individualidade de cada família com o objetivo de oferecer mais leveza, praticidade e funcionalidade para as rotinas diárias ou em situações específicas como a morte de uma pessoa na família.

“Normalmente quando a família perde um ente querido, dar um novo destino para os pertences da pessoa é um processo muito doloroso. Ter uma profissional para te auxiliar a executar esta tarefa, ajuda muito no processo de luto, uma vez que envolve muita emoção e lembranças”, explica a especialista.

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5 dicas de organização após a perda de um ente querido

Segundo Rosângela, é bastante comum as famílias optarem por guardar parte dos itens do falecido que devem ser devidamente acondicionados e etiquetados com o intuito de serem preservados. “É um trabalho que envolve muito cuidado, empatia e amor ao próximo”, conta.

personal organizer separou cinco dicas para quem está passando por um momento de dor:

1 – Não tenha pressa;

2 – Priorize um profissional para mexer nos itens sentimentais;

3 – Comece pelo mais urgente e burocrático;

4 – Tente desapegar de itens que podem ser uteis para outras pessoas;

5 – Encontre um novo espaço para as lembranças físicas de seu ente querido

Crescimento da atividade durante a pandemia

A arte de organizar ganhou projeção após Marie Kondo lançar seu primeiro livro. Ela foi parar até na Netflix, estrelando duas séries em formato de reality show focadas na arrumação da casa. A profissão vem se destacando mundialmente nos últimos anos.

Mas o que faz uma profissional da área? A personal organizer é uma profissional de organização personalizada, que através de seu trabalho auxilia os clientes a encontrarem soluções inteligentes e funcionais para cada ambiente ou rotina, visando atender a necessidade e individualidade de cada família.

“Nosso objetivo é levar leveza, praticidade e funcionalidade para as rotinas diárias. Com o aumento na demanda de atividades e a escassez de tempo, as pessoas começaram a sentir falta de organização, o que aumenta o nível de estresse, conflitos na família e sobrecarga para um membro da família”, explica Rosangela Kubota.

Ela complementa que com a pandemia e o home office, a organização se tornou imprescindível na vida da maioria das pessoas, especialmente quando percebem que uma casa, uma vida, uma empresa organizada, solucionará praticamente todos os problemas, deixando a vida mais tranquila e serena.

“O ambiente predomina a sua vida, portanto é importante estar em um local organizado, limpo e acolhedor, especialmente hoje em dia que muita gente está de home office”, destaca.

Mãos à obra? Que tal inicialmente fazer uma lista de tarefas simples como organizar gavetas, nichos, colocar cada item no cômodo correto e assim por diante? Com o tempo a prática vira uma rotina e você não conseguirá mais de executar uma organização mesmo que básica diariamente.

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