Novembro é um mês em que as atenções estão mais voltadas para os homens, primeiro por ser o mês em que é realizada a campanha dirigida para a sociedade, em especial ao público masculino, para conscientizar a respeito de doenças masculinas, enfatizando principalmente a prevenção contra o câncer de próstata. Mas além disso, também é comemorado o Dia Internacional do Homem em 19 de novembro.
O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro. Foi Mikhail Gorbatchov, último líder da União Soviética, que promoveu a ideia da criação da data. Sua intenção era homenagear homens que haviam se destacado na história do seu país. O International Men’s Day foi comemorada pela primeira vez em 1999, em Trinidad e Tobago, pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). Em 15 de julho, também é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem.
Entre os motivos, além de promover os valores humanitários básicos, a data também procura chamar a atenção para os cuidados com a saúde e o bem-estar masculino. Ao longo dos anos, a sociedade tem rompido certos tabus e os homens estão cada vez mais aderindo ao mercado da beleza, se preocupando não só com a estética, como com a sua qualidade de vida de forma geral.
Percebendo essa mudança de comportamento entre o público masculino, marcas e empresas relacionadas ao mercado de “men care” têm apostado em oferecer produtos e serviços mais personalizados para atendê-los. Temos como exemplo o crescente número de salões de cabeleireiro/barbearia específicos para eles, que além dos serviços de barba, cabelo e bigode, costumam inovar no atendimento e nos “mimos” de complemento.
Busca por cirurgia plástica quadruplica entre homens
Mas a preocupação deles com a estética tem ido muito além dos penteados imponentes e barbas estilizadas. A busca por procedimentos estéticos, que vão desde os mais simples até as cirurgias plásticas, também já não são mais uma exclusividade feminina. De acordo com dados da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em um período de 5 anos, a busca dos homens por cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, o que representa uma média de 31,5 procedimentos por hora.
E se no Brasil os números de cirurgias em homens não para de crescer, no mundo o cenário não fica atrás. Estatísticas da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) mostram que só em 2020 foram realizadas mais de 1,3 milhões de cirurgias plásticas estéticas em homens, o que representa algo em torno de 13,4% do total, em todo o mundo.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgiã plástica Thamy Motoki, fala também tem percebido toda essa mudança de cenário e comenta os procedimentos que costumam ser mais frequentes.
“Esse é um movimento crescente nos últimos anos, facilmente notado nos consultórios de cirurgia plástica. Cada vez os homens estão cuidando mais do corpo, investindo na sua aparência física. Eles estão deixando mais de lado os tabus e tendo mais coragem em transformar o que os incomoda na aparência. No geral, as cirurgias mais procuradas pelo público masculino têm sido blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração e correção de ginecomastia (quando há o aumento das mamas)”, comenta a médica.
A médica ainda explica que apesar dos homens estarem demonstrando mais interesse nos cuidados estéticos, a necessidade de encarar uma mesa de cirurgia para obter o resultado desejado, ainda causa mais preocupação entre eles, do que entre as mulheres. A boa notícia é que para os mais cautelosos, o mercado também já oferece uma vasta opção de procedimentos menos invasivos e que também já estão caindo nas graças do público masculino.