A temporada de calor reforça  necessidade de redobrar a atenção em relação à hidratação do corpo, principalmente quando há grande exposição ao sol. O sucesso da água de coco pode estar associado ao fato de ser uma bebida refrescante e hidratante. Além disso, pesquisas apontam que ela pode ser rica em nutrientes, apresentando uma combinação de sais minerais e carboidratos que podem contribuir para a nutrição, saúde e energia.

Por ser um produto de baixa caloria, muitas vezes é sugerido como uma opção para quem pratica exercícios físicos, ajudando possivelmente a relatar os sais minerais perdidos no suor e promovendo a hidratação do organismo.

Pesquisas confirmam que a água de coco é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Dados da Euromonitor International indicam que o mercado de água de coco no Brasil segue uma tendência de crescimento, com uma produção de aproximadamente 220 milhões de litros em 2023, crescendo 10% na produção ao longo dos anos.

O motivo? Além de o Brasil ocupar a quarta posição global em vendas de produtos saudáveis, o país é um dos maiores produtores de água de coco no mundo e possui um clima propício para o consumo da bebida. Trata-se de um produto amplamente consumido nas casas brasileiras, sendo parte frequente das refeições, desde o café da manhã até o jantar, além dos lanches.

Em dias muito quentes, é natural que o corpo perca mais liquida, por isso a necessidade de nos mantermos sempre hidratados. Muito além de repor o líquido perdido, a hidratação colabora para muitos benefícios à saúde. Ela ajuda na prevenção de diversas doenças, acelera o metabolismo, retira toxinas do corpo e cura até ressaca. Por isso, beber água é imprescindível para uma vida mais saudável”, afirma Fernanda Monteiro, nutricionista parceria da Campo Largo.

Além da água, a nutricionista recomenda o consumo da água de coco para manter a hidratação corporal. “É uma bebida rica em vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes e age como isotônico natural. É uma ótima fonte de nutrição, saúde e energia”, afirma.

5 motivos para incluir a água de coco no cardápio

Abaixo, Fernanda lista 5 motivos para quem ainda não é adepto a bebida, incluí-la no cardápio, principalmente nos dias mais quentes do ano. Confira!

1. Hidrata o corpo

“A água de coco ajuda na reposição dos líquidos e é bastante indicada em casos de desidratação, seja por motivos de doença, como diarreias e vômitos, ou após a prática de exercícios”, afirma Fernanda. A bebida ainda possui minerais e aminoácidos, que fornecem nutrição ao corpo, mas sem interferir no peso, já que tem baixo teor calórico.

2. Melhora o funcionamento dos rins

Por ser natural e rica em nutrientes, a água de coco auxilia na extinção de toxinas no organismo, estimula o funcionamento do rim e ajuda na produção e eliminação de urina. “Quanto mais urina produzida, maior a eliminação dos pequenos cristais que podem dar origem a pedra nos rins, prevenindo os cálculos renais”, relata a nutricionista.

3. Ajuda a reduzir o estresse e o cansaço

A desidratação provoca lentidão no organismo e nas atividades cerebrais, gerando cansaço e promovendo a fadiga. “O potássio e o magnésio presentes na bebida auxiliam na redução do cansaço e do estresse. Por reidratar o corpo, a água de coco aumenta a energia e auxilia no relaxamento muscular”, conta Fernanda Monteiro.

4. Fortalece o sistema imunológico

água de coco não só traz a hidratação para o corpo, como também se torna uma aliada do sistema imunológico. “Por ser rica em vitamina C, a água de coco fortalece o sistema imunológico, evitando que doenças virais sejam contraídas com mais facilidade”, relata a nutricionista.

5. Ajuda a combater a ressaca

Sim, a água de coco é uma grande aliada ao combate da ressaca! “Consumir bebida alcoólica faz com que percamos a água do corpo através da urina, o que pode causar a desidratação, resultando em sintomas, como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, náuseas e sede”, explica Fernanda. Segundo a profissional, beber água de coco após o alto consumo de bebida alcoólica irá promover a reposição do líquido perdido, amenizando desconfortos.

Água de coco já é o segundo produto mais vendido por marca de bebidas

De 2021, a  água de coco passou de quinto para o segundo produto mais vendido pela  Zanlorenzi Bebidas (detentora da marca Campo Largo). A empresa desenvolveu a única água de coco 100% integral em embalagem PET fora da área refrigerada antes de aberta. A bebida está disponível nos tamanhos 250 ml e 900 ml, além da versão de 200ml cartonada.

Sem conservantes, açúcares e aromatizantes, a água de coco da Campo Largo é uma bebida natural fonte de vitaminas do complexo B e C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais que mantém a hidratação do corpo agindo na reposição de nutrientes e eletrólitos perdidos através do suor, ideal para ser consumida após a prática de atividades físicas ou no dia a dia”, recomenda a nutricionista.

A bebida possui a fruta em sua concentração natural sem adição de açúcares e não possui conservantes. Armazenada em garrafa reciclável com opções de 250ml e 900ml, a Água de Coco da Campo Largo é uma ótima opção para manter a hidratação e levar para qualquer lugar.

Isso é possível por meio da tecnologia de envase asséptico, que evita a contaminação da bebida no meio externo. Outra característica é que a embalagem possui uma barreira de proteção que age para impedir a entrada de raios UV e oxigênio, o que permite que a água de coco não necessite de refrigeração para ficar fresca”, explica o enólogo e diretor de Produto e Estratégia da Zanlorenzi Bebidas, Mateus Poggere.

Com informações da Campo Largo

 

 

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *