5 doenças bucais mais comuns e como evitá-las

Saiba como a saúde bucal impacta sua vida caso seja negligenciada. SP promove ação ‘Sorriso Muda Tudo’ na campanha Março Brilhante

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A boca desempenha funções importantes para a saúde geral do corpo, influenciando desde a fala até a mastigação e a respiração, além de ser a principal entrada para microrganismos. Por isso, manter uma boa higiene bucal é essencial para reduzir doenças. Afinal, a saúde começa pela boca (tanto pelo que se come, mas principalmente pela maneira que cuidamos dessa região).

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 3,5 bilhões de pessoas no mundo sofrem com doenças bucais, o equivalente a quase metade da população mundial. Algumas das doenças orais mais comuns incluem cáries, gengivite, mau hálito e tártaro, sendo que todas podem acometer pessoas das mais diversas idades, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“A boca é uma área úmida, e por isso a proliferação de bactérias acontece rapidamente, e ao deglutirmos estamos levando estas bactérias para dentro do nosso organismo”, resume o cirurgião dentista Victor Nastri.

De acordo com o especialista, os problemas bucais mais comuns podem ser evitados por meio de uma higienização oral adequada. “Os tratamentos têm uma alta taxa de sucesso, especialmente quando detectados precocemente”, ressalta.

Segundo ele, a prevenção é a chave para manter uma boca saudável.” Ao reconhecer os sinais precoces de problemas bucais e buscar tratamento adequado, podemos garantir não apenas um sorriso bonito, mas também uma melhor saúde geral”, finaliza Nastri.

O Dia Mundial da Saúde Bucal, criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. é comemorado nesta quarta-feira (20/3). Afinal, nunca é demais lembrar que cuidar do sorriso é mais que uma questão estética – uma boca saudável reflete a saúde do corpo todo.

Abaixo, o especialista destaca esses problemas e como prevenir

Cáries dentárias: As cáries são uma das preocupações mais prevalentes em saúde bucal. Elas ocorrem quando as bactérias na placa bacteriana transformam os açúcares dos alimentos em ácidos que corroem o esmalte dos dentes. Para prevenir cáries, é fundamental praticar uma boa higiene bucal, incluindo escovação regular, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista para exames e limpezas.

Gengivite: A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pela acumulação de placa bacteriana ao longo da linha da gengiva. Os sintomas incluem gengivas vermelhas, inchadas e sangrando durante a escovação. Para tratar a gengivite, é essencial melhorar a higiene bucal, incluindo uma técnica adequada de escovação e uso de enxaguantes bucais antimicrobianos. Em casos mais graves, pode ser necessário tratamento profissional.

Periodontite: Se a gengivite não for tratada, pode progredir para periodontite, uma condição mais grave que afeta os tecidos de suporte dos dentes. Além dos sintomas da gengivite, a periodontite pode causar recuo gengival, mau hálito persistente e até mesmo perda dentária. O tratamento envolve uma limpeza profissional para remover a placa bacteriana e, em alguns casos, cirurgia periodontal.

Cárie radicular: Esta é uma cárie que se desenvolve na raiz do dente, muitas vezes devido à exposição das raízes devido à retração gengival. A prevenção é semelhante à das cáries convencionais, mas o tratamento pode exigir procedimentos específicos, como restaurações de resina ou tratamento de canal.

Mau hálito (Halitose): O mau hálito pode ser causado por várias razões, incluindo cáries, gengivite, dieta inadequada e má higiene bucal. Para combater o mau hálito, é importante manter uma boa higiene bucal, incluindo escovação da língua, uso de fio dental e enxaguantes bucais. Em alguns casos, pode ser necessário consultar um profissional de saúde bucal para identificar e tratar a causa subjacente.

Agenda Positiva

Sorriso Muda Tudo: ação gratuita na Paulista

Quem passar pela Avenida Paulista, no Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março), poderá receber orientações e dicas para manter a saúde bucal em dia. A campanha Sorrir Muda Tudo foi criada em 2019 para valorizar a odontologia e trazer visibilidade sobre a importância da saúde bucal.

O projeto reforça que visitas regulares aos cirurgiões-dentistas são fundamentais também para a saúde geral do corpo, pois estas consultas preventivas e de rotina podem detectar lesões e diagnosticar precocemente doenças como diabete, hipertensão, problemas cardíacos, depressão, câncer e outras.

A ação acontece nas calçada da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- Avenida Paulista, 1313), das 10h às 15h30. Cirurgiões-dentistas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) darão orientações básicas sobre higiene bucal.

Em paralelo, a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APVD) atenderá casos com necessidade de realização de exame bucal, cujo foco é detectar precocemente lesões cancerígenas ou cancerizáveis.

Essa é uma ação de extrema importância, já que nessas situações, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Casos graves serão direcionados para atendimento posterior e o paciente será orientado a buscar a Faculdade de Odontologia (FAOA) da Associação para acompanhamento do caso.

Além disso, o icônico prédio da Fiesp terá iluminação temática das 19h às 22h, fazendo alusão ao Março Brilhante. A ação acontece concomitantemente a PL 599/2022 que já tramita na Câmara Municipal e que propõe incluir o Março Brilhante no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

A iniciativa é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo) e conta com o apoio de patrocinadores e principais entidades do setor odontológico.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!