Na semana dedicada ao Dia Mundial do Câncer (08/04), o Oncoguia lembra a toda sociedade que informação de qualidade também salva-vidas e que o combate às mentiras e às famosas fake news tem que ser contínuo.  Para isso, Luciana Holtz, psico-oncologista e presidente do Oncoguia, defende o acesso à informação traduzida, simples e útil.
“Com informação de qualidade, quebramos a barreira do medo ainda tão presente diante do câncer. Dessa forma o paciente se fortalece, sabe que não está sozinho e enfrenta a doença com mais segurança e protagonismo”, ressalta.

Confira aqui as 10 informações básicas sobre o câncer

1 – Tumor maligno é câncer e tumor benigno não é câncer. 

Se você tem um tumor. Calma. Pode ser câncer, como pode não ser!

2 – A biópsia é o exame que fala se você está ou não com câncer. 

Não tente entender o resultado sozinho e muito menos pesquise na internet. Retorne ao seu médico, escute o que ele tem a dizer e pergunte tudo o que for necessário.

3 – Oncologista é o médico que cuida e lidera o cuidado de quem está com câncer, sempre com uma super equipe de outros especialistas. Mantenha sempre um diálogo aberto e sincero com o seu oncologista, ok?

4 –  Quimioterapia vermelha e branca?! Deixa isso pra lá, ok? 

Muito mais importante que perder tempo com a cor da quimio, é fundamental que o paciente saiba o nome do seu tratamento e/ou do remédio que está tomando. As cores são características próprias de cada um dos medicamentos, mas não têm nenhuma relação com o nível de intensidade da sua ação, nem com a “potência” da quimio.

5  –  Saber o local (o órgão) onde o câncer começou é muito importante, esse é o câncer primário.

O câncer terá sempre o nome do órgão ou local de origem, independentemente para qual local do corpo as células cancerígenas se espalhem.

6 – Metástase é quando o câncer já saiu de onde ele começou e atingiu outras áreas do seu corpo.

E não confunda: ter metástase no pulmão (por exemplo), não significa que você tem câncer de pulmão. É muito importante você se informar sobre o local onde o seu câncer começou, isso é fundamental para a escolha e definição de todo o seu tratamento.

7 –  Ter câncer não é e não precisa ser uma sentença de morte. 

Hoje, no mundo do câncer, temos muitas boas notícias. Podemos prevenir o câncer por meio de hábitos saudáveis, curar por meio da detecção precoce e oferecer muito tempo de vida com qualidade para pessoas que convivem com o câncer em fases avançadas. Se cuidar de forma atenta e regular, ajuda muito.

8 – Não, as pessoas não “fazem” o próprio câncer, cuidado com o que você diz. 

Não há evidências científicas de que o câncer surja a partir de sentimentos negativos como mágoa, tristeza ou depressão. Isso é um mito que devemos riscar de vez  das nossas mentes.

9 – Não, as pessoas não perdem a batalha para o câncer. 

Quem “falha”, deixa de funcionar é o tratamento e não a pessoa. Precisamos ter sempre muito cuidado com as nossas palavras. O paciente com câncer já precisa lidar com muitas coisas ao mesmo tempo. Não existem vencedores e nem perdedores.

10 – Todas as informações relacionadas ao seu tipo de câncer e tratamentos são sua! 

Escolha saber ou não, e a partir disso, participe, pergunte e decida! A informação é um direito seu. Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas com seu médico, sempre respeitando o seu tempo e as suas emoções.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *