Colesterol, triglicérides, glicose. Alterações nas taxas destes e outros exames laboratoriais alertam para cuidados com a saúde e podem ser indicativos de nutrição inadequada, falta de atividade física e estresse excessivo. Neste contexto, Nunca se falou tanto em saúde associada à alimentação.
Os alimentos saudáveis são os grandes aliados para uma vida equilibrada e longeva. Esta conscientização fortalece o mercado que não cessa de crescer e, ano a ano, vem projetando cifras globais bilionárias. De acordo com a Food Fortifying Agents Market, o segmento deve movimentar cerca de US$ 130 bilhões até 2027.
O Brasil se inclui nesta escalada ascendente com consumidores que atestam não só a eficiência nutricional de produtos naturais e sem conservantes, mas também seu papel auxiliar no bom funcionamento do organismo. A partir de novos entendimentos na área da nutrição, o consumidor vem mudando sua lista de compras, optando por produtos naturais, promotores de bem-estar.
Ainda falando em saúde, um órgão que tem merecido atenção especial das comunidades médica e terapêutica é o intestino. Não por acaso, é chamado de segundo cérebro. Isso porque agrega a maior coleção de neurônios responsável por funções autônomas do sistema digestivo fora do cérebro.
A saúde intestinal influencia o equilíbrio do organismo como um todo. O bom funcionamento do órgão participa da produção de enzimas, vitaminas e de vários componentes necessários à renovação celular. A microbiota do intestino, ou flora intestinal, regula a absorção de nutrientes e minerais e o fortalecimento do sistema imunológico, entre outras funções.
Por tamanha importância para o bem-estar humano, a nutricionista Laiz Saragiotto recomenda cuidados com a saúde intestinal. A ingestão de cerca de dois litros diários de água e alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas e verduras, é indicada e desejável.
Entre os alimentos benéficos à flora intestinal, Laiz Saragiotto destaca o vinagre de maçã. Além do uso culinário, a preocupação com a saúde também tem feito com que mais pessoas elejam o produto como um aliado da saúde. Pelas propriedades nutricionais, o alimento tem merecido estudos multicêntricos ao redor do mundo pelos resultados benéficos à saúde.
Auxiliar da saúde nos dias quentes
Produto não apenas realça o sabor das saladas, um dos principais pratos da estação, como também ajuda nos processos de emagrecimento
Com as temperaturas mais elevadas, o organismo pede refeições leves, com destaque para as saladas, que podem misturar folhas, legumes e frutas no mesmo prato. A alimentação frugal, combinada com a nova estação, também favorece o emagrecimento saudável.
E neste efeito desejável, o vinagre de maçã se mostra um aliado eficiente, contribuindo com seu sabor e suas propriedades benéficas à saúde. Ingrediente versátil em várias receitas, inclusive em sobremesas, o vinagre de maçã é um tempero que realça o sabor das saladas e um diferencial do paladar em entradas e pratos salgados na gastronomia de várias nacionalidades.
Uma salada colorida desperta o paladar nos dias quentes. Como tempero, o vinagre de maçã realça o sabor deste prato refrescante. “Por intensificar os sabores de folhas, legumes, frutas e tudo mais que compõe um bom prato de salada, é possível diminuir o consumo de sódio presente no sal”, afirma a nutricionista Laiz Saragiotto.
Os benefícios do vinagre de maçã
Amplamente utilizado na culinária, o produto ajuda a melhorar a imunidade, reduz a inflamação no organismo, contribui para controlar a insulina e ainda auxilia no processo de emagrecimento
Os benefícios do vinagre natural de maçã para a saúde são amplamente conhecidos, mas as possibilidades de tê-lo como ingrediente em inúmeras receitas despertam ainda mais o paladar do consumidor interessado em agregar sabor aos seus pratos.
Com compostos importantes como potássio, magnésio, manganês e pectina, o produto tem se mostrado um aliado nutricional que ainda contribui para o emagrecimento, já que a redução de inflamações também está relacionada à perda de peso.Ainda sobre o processo digestivo, o vinagre de maçã é um adjuvante nas secreções pancreática e biliar.
O vinagre produzido a partir do suco fermentado de maçã tem grandes concentrações de enzimas e quercetina. “Este flavonoide auxilia o organismo em diversos aspectos: na modulação inflamatória, na resposta imunológica, na sensibilidade à insulina, no controle glicêmico e no processo digestivo”, diz a nutricionista.
O vinagre de maçã tem grandes quantidades de ácido acético, de ácido málico, de quercetina, que são ótimos antioxidantes. Também é estratégico para melhorar a imunidade e modular alguns processos inflamatórios, principalmente no intestino”, afirma.
O que se sabe sobre a ação do vinagre de maçã no organismo humano?
Melhora da imunidade
Estudo realizado pela Middlesex University, no Reino Unido, comprova que o produto contém ácido gálico, ácido cafeico, ácido ferúlico e catequina. Também apresenta 4% a 6% de ácido acético. Este e outros compostos, indica a pesquisa, são auxiliares do sistema imunológico.
Colesterol, triglicérides e insulina
O vinagre de maçã pode auxiliar na redução de glicemia, da hemoglobina glicada, na diminuição da insulina, dos parâmetros do colesterol e do triglicérides. “Isso ocorre porque o ácido acético do vinagre de maçã reduz o pH e auxilia na inibição de algumas enzimas, como a alfamilase”, afirma a nutricionista Laiz Saragiotto. “Como consequência, há diminuição da digestão do amido e redução da absorção de glicose, o que auxilia no processo digestivo.”
Diminui inflamações
O vinagre de maçã, segundo a especialista, também ajuda a modular o quadro inflamatório do corpo. A inflação surge quando o sistema imunológico é ativado de maneira crônica. A este processo se juntam uma sobrecarga do fígado e do intestino, dois órgãos que fazem detox no organismo, e uma carência nutricional, ocasionada por alimentação inadequada que não fornece o nutriente necessário.
A soma destes três pontos desencadeia o quadro inflamatório que, se não cuidado pode evoluir para doenças, ganho de peso, entre outras consequências”, observa. Por conter potássio, magnésio, manganês, o vinagre de maçã vai auxiliar a modular a inflamação.
Modulação intestinal
De acordo com Laiz Saragiotto, a boa concentração de pectina no produto atua como fibra que auxilia na nutrição do intestino. “A pectina contribui para ajudar na evacuação e na melhora do trânsito intestinal”, explica.
Emagrecimento
Segundo a nutricionista, o ácido acético presente no vinagre de maçã estimula uma enzima envolvida na regulação da homeostase energética das células. “Chamada AMPK, aumenta muito a oxidação de gordura e, com isso, auxilia no emagrecimento”, diz.
Outro benefício do ácido acético, destaca Laiz, envolve o aumento da liberação de GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1), hormônio produzido pelo intestino, liberado na presença de glicose, que sinaliza ao cérebro que o organismo está alimentado, diminuindo, assim, o apetite.
Como usar o vinagre de maçã
A quantidade recomendada de vinagre de maçã por refeição, explica Laiz, é de 15 a 20 gramas, o que corresponde, aproximadamente, a uma colher de sopa. “Pode ser no café da manhã, no almoço e no jantar. Também podemos ingerir em shots matinais.”
Uma forma de ingerir o vinagre de maçã, sem dúvida é como tempero de saladas. Mas a nutricionista também recomenda diluí-lo em um pouco de água e tomar uma colher de sopa 20 minutos antes das refeições. “É recomendável uma colher de sopa de vinagre diluída em um pouco de água. Nas saladas cruas, uma colher de sopa é excelente tempero”, destaca.
O vinagre de maçã ainda é indicado nos shots matinais diários. A nutricionista recomenda uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em dois dedos de água, com o acréscimo de algum concentrado fitoquímico, como gengibre, espirulina e cúrcuma.
Contraindicações e cuidados especiais com o vinagre de maçã
De acordo com a nutricionista Laiz Saragiotto, embora haja poucas contraindicações para a ingestão do vinagre de maçã, há algumas restrições que devem ser observadas para fazer melhor uso do produto em uma dieta saudável e equilibrada.
O ponto principal é que o consumo excessivo pode irritar o estômago, e quando consumido puro causa erosão no esmalte dos dentes. O ideal é ser acrescentado na alimentação diária ou diluir uma colher de sopa em água e tomar antes das refeições e sempre contar com orientação profissional.
Pessoas diagnosticadas com hipercloridria também devem evitar o alimento. A hipercoridria se caracteriza pela produção excessiva de ácido clorídrico no estômago, levando à hiperacidez gástrica e sintomas como azia intensa, queimação, náusea e até vômitos.
Em condições em que a hipercloridria não é observada, o vinagre de maçã vai favorecer as secreções pancreáticas e biliares. Então, podemos dizer que é um ótimo detox para o nosso corpo e vai ajudar muito na parte digestiva”, diz.