A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior, que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando. Essa condição impacta não somente a fala, como também a nutrição e a respiração, levando o paciente a um isolamento social.

Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica continuada, é possível reverter esse quadro e dar à criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações. Estima-se que no Brasil, a cada 700 nascimentos, uma criança tenha essa condição.

Todo ano, a ong Smile Train realiza cerca de 3.500 cirurgias de reparação da fissura labiopalatina em todas as regiões do Brasil, incluindo populações ribeirinhas da Amazônia. Entretanto, com a estimativa de 4.300 nascimentos de crianças com fissura por ano no país, além dos jovens e adultos que nunca fizeram tratamento, ainda há muito a ser feito. Desde 1999, a Smile Train já fez mais 20.000 procedimentos no Brasil, com 33 centros parceiros fixos espalhados em 18 estados.

Entre os dias 10 e 14 de outubro, acontece em todo o país a Campanha Nacional de Fissura Labiopalatina, uma parceria da Smile Train com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e seu braço social,  a Fundação IDEAH. A ação pretende conscientizar a população sobre essa deformidade congênita e ajudar a diminuir a fila de espera em  várias cidades, além de treinar médicos e residentes locais para que as famílias encontrem suporte contínuo em sua região.

Durante toda a semana a equipe irá promover eventos nos hospitais com as crianças, contando com camarim cenográfico, brinquedoteca, brincadeiras e animadores durante os dias de atendimento ambulatorial. A grande festa será no dia 13, com apresentação do Coral Smile Train (formado por pacientes com fissura labiopalatina), teatro e lanche.

O foco este ano é a Região Norte, onde mais pacientes serão operados. Além disso, as regiões Nordeste e Centro-Oeste também terão uma base cirúrgica durante os dias da campanha. No Rio de Janeiro, as cirurgias agendadas serão feitas normalmente, além de atividades de conscientização para os pacientes e familiares no Saúde Criança Ilha (Cefil), no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (Estrada do Caricó, 26 – Ilha do Governador).

A triagem em cada local, no dia 10 de outubro, começa às 8h, é totalmente gratuita e as famílias precisam levar documentos e exames anteriores. Após a cirurgia, todos os pacientes serão cadastrados para que recebam o acompanhamento multidisciplinar adequado em sua própria região.

“A realização anual da campanha nacional representa um grande passo no avanço para a conscientização da população sobre essa deformidade congênita. Esta ação vai ao encontro do que a Smile Train preconiza: um programa sustentável dentro de cada país em que atuamos”, comenta Mariane Goes, diretora da Smile Train na América do Sul.

Informações: 0800 601 9091, (19) 99199-2383 Mariane Goes e (21) 97672-9376 Maria Gabriela Carvalho, estes dois últimos podendo ser pelo whatsapp.

Fonte: Smile Train

 

 

Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *