O isolamento social, que se tornou necessário com a pandemia de Covid-19, tem sido um desafio para todos os brasileiros, em especial para aquelas pessoas que precisam manter tratamentos de saúde para patologias crônicas, como é o caso de pacientes de transtornos mentais. Diante desse contexto, a Telemedicina se tornou uma ferramenta importante para assegurar a continuidade dos tratamentos sem colocar em risco de contágio pacientes e profissionais de saúde.

Para ajudar idosos e demais pessoas dos grupos de risco que estejam em isolamento domiciliar para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Vitimados do Rio de Janeiro (Sevit) começou a oferecer atendimento psicológico por telefone ou via internet. O objetivo da pasta é acolher quem está em situação vulnerável, não tenha nenhum tipo de rede de apoio e necessite conversar com profissionais durante o período de distanciamento social.

Somente no primeiro dia, o serviço recebeu mais de 300 pedidos para atendimento psicológico no primeiro dia de auxílio aos idosos e demais grupos de risco que estão em isolamento social pelo coronavírus. Os principais pedidos de ajuda foram de pessoas que sofrem de problemas respiratórios, algumas em decorrência do cigarro, e pais de crianças com autismo e outras necessidades especiais. Outras queixas retratadas estão ligadas às questões emocionais, como ansiedade, solidão e angústia.

Para a secretária de Estado de Vitimados, Pricilla de Oliveira Azevedo, o atendimento vai ajudar a quem está passando por dificuldades em casa. “Sabemos que muitas pessoas estão ansiosas, angustiadas, vivendo uma situação atípica. Queremos ouvir e acolher esse grupo, é um apoio emocional”,  disse.

Além da equipe psicossocial da Sevit, profissionais da área de psicologia que se inscreveram no programa de voluntariado da Secretaria de Estado de Saúde também serão chamados para reforçar o trabalho. Eles serão convocados em grupos conforme a demanda. A SES também vai encaminhar as pessoas que solicitarem auxílio através da pasta. A partir da seleção, seguindo o critério de atendimento, os casos são direcionados para os profissionais da Sevit e psicólogos voluntários.

A Sevit já vem oferecendo auxílio psicológico às famílias das vítimas fatais do coronavírus. Os atendimentos às vítimas da violência social que são de responsabilidade da Sevit não serão afetados. Quem desejar atendimento deverá entrar em contato pelo Whatsapp (99408-3287), pelo e-mail atendimento@sevit.rj.gov.br, ou pelas redes sociais @sevitrj da secretaria.

Consultas terapêuticas online por apenas R$ 1

O Zenklub, plataforma de saúde emocional, bem-estar e desenvolvimento humano, começou a disponibilizar consultas online com profissionais de saúde emocional por R$ 1,00 para o primeiro atendimento de 30 minutos durante o período da pandemia do novo coronavírus, e conteúdos exclusivos de saúde emocional e bem-estar em seu aplicativo. A iniciativa denominada #JuntosEstamosZen conta com o apoio do aplicativo de relacionamento Badoo,  que compartilha o serviço para sua comunidade dentro do app e outros parceiros.

O Zenklub, sabendo que momentos como esse podem gerar problemas como ansiedade, medo e solidão, está disponibilizando seu serviço para aqueles que ainda ainda não foram atendidos pela plataforma. Para fazer o agendamento da consulta de 30 minutos, é necessário acessar o site da campanha, fazer ou acessar o seu cadastro e selecionar data, hora e profissional com o qual deseja fazer o atendimento.

A cobertura da startup abrange mais de 100 profissionais das áreas de psicologia, psicanálise, coach, mindfulness e terapia integrativa. Além das consultas online, a empresa disponibiliza de forma gratuita acesso aos conteúdos premium do aplicativo que contemplam testes, textos sobre temas como ansiedade e stress, dicas de como agir em momentos de crise e vídeos com dicas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Segundo Rui Brandão, co-founder e CEO da plataforma, estar atento a saúde emocional nesses momentos de crise é tão importante quanto seguir as normas de prevenção e cuidar da saúde física. “Portugal por exemplo, já tem iniciativas para suporte e apoio psicológico. Nosso objetivo é oferecer um primeiro atendimento de qualidade para sintomas que não são aparentes como o medo da perda e a ansiedade associada ao ‘desconhecido’.”

Videoconferências para pacientes psiquiátricos internados

Em março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade de serem adotadas no país modalidades da telemedicina, para proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes e enviou ofício autorizando a prática ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Logo depois, foi a vez da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria validar o procedimento, através do ofício 099/2020.

O serviço de Telemedicina permite que pacientes de qualquer lugar do mundo tenham acesso à assistência psiquiátrica e psicológica. Os atendimentos acontecem através de vídeo conferência, sendo necessário apenas uma câmera, microfone e um dispositivo com acesso à internet (smartphone, computador, notebook ou tablets).

A tecnologia possibilita realizar consultas à distância, sendo indicado para qualquer pessoa que esteja enfrentando algum tipo de desconforto psíquico. A utilização da tecnologia também é uma aliada para os pacientes que estão em internação para tratamento psiquiátrico e precisam suspender as visitas para a garantia da saúde. Familiares e cuidadores que precisem de informações sobre o manejo de pacientes psiquiátricos também podem recorrer à ferramenta.

No cenário atual é crucial facilitar o acesso das pessoas que apresentem qualquer tipo de desconforto psíquico de forma segura. Através da tecnologia, eles podem iniciar o contato com um profissional qualificado ou dar continuidade ao plano terapêutico sem precisar se deslocar até o consultório, garantindo o isolamento bem como a continuidade do tratamento”, explica o psicólogo Ueliton Pereira, diretor técnico da clínica Holiste Psiquiatria.

Como garantir a interação, sem afetar a quarentena

A medida já foi adotada pela Holiste, que aumentou seis vezes sua capacidade em Telemedicina, evitando o deslocamento até a clínica. Porém, a clínica decidiu assegurar o contato dos pacientes em internação com seus entes queridos, utilizando os recursos tecnológicos. Montou uma estrutura de videoconferência para viabilizar a comunicação diária dos pacientes com seus familiares de forma segura

Diante da pandemia, o isolamento social é crucial para conter a transmissão do coronavírus, principalmente para os idosos, que representam cerca de 30% dos pacientes internados na clínica e são um grupo de maior risco de casos graves. Mas sabemos da importância da interação familiar no processo terapêutico”, explica o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, diretor clínico da Holiste.

Além da suspensão de visitas, o acesso de funcionários e fornecedores também é controlado. Todos passam por triagem antes de entrar no hospital, verificando o quadro clínico, incluindo aferição da temperatura corporal, garantindo a segurando dos pacientes e profissionais da clínica. Também é monitorada a limpeza das mãos com água, sabão e álcool gel.

Para Dr Pedroso, a adoção da Telemedicina nesse momento pode salvar vidas, mas a demora do Conselho em regulamentar essa ferramenta é equivocada. “Há um protecionismo aos profissionais que acaba afetando os pacientes, principalmente em um momento como esse em que a tecnologia é uma alternativa importante e fundamental para manter o atendimento à população sem afetar a quarentena”, defende.

Com Assessorias

 

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