Com a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, o governo do Estado de São Paulo decretou quarentena de 15 dias para diminuir o risco de contágio e contaminação da população. No entanto, apesar de o Brasil estar tomando todas as medidas necessárias para conter a doença no País, o excesso de notícias e informações, combinado com o isolamento social, leva a um crescimento de sentimentos, como o medo e a ansiedade. Durante períodos como este também não é incomum surgirem transtornos psíquicos decorrentes da preocupação excessiva e é justamente neste momento que a terapia online surge como uma solução de rápido acesso.

De acordo com um estudo realizado pela a revista East Asian Arch Psychiatry, após o coronavírus que provocou pânico no mundo entre 2002 e 2003, com quase 800 mortes pela Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), 42% dos sobreviventes desenvolveram algum tipo de transtorno mental: 54,5% manifestaram estresse pós-traumático e 39% tiveram depressão. No entanto, mesmo antes da pandemia, o Brasil já era considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o País mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivendo com o transtorno.

Para lidar melhor com o isolamento e o bombardeio de informações – que potencializam os níveis de ansiedade – os cuidados com a saúde mental precisam ser redobrados e, em muitos casos, iniciados. Quando os primeiros contaminados foram confirmados no Brasil, a Vittude – startup que oferece terapia online, conectando psicólogos a pacientes – passou a incentivar que os psicólogos cadastrados na plataforma migrassem do atendimento presencial para o online, utilizando vídeo consultas.

Com o avanço crescente e rápido da doença, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo decidiu suspender, durante a pandemia, o cadastro no e-Psi, obrigatório para a prestação de serviços online. A entidade já havia registrado mais de duas mil solicitações em um período de poucos dias.
“Pensando nessa resolução, resolvemos lançar o Plano Trimestral gratuito para os psicólogos que estavam aderindo à plataforma. Sabemos que ferramentas já conhecidas de videoconferência podem não oferecer a segurança e o sigilo necessários para uma consulta de saúde; nesse sentido, percebemos que era importante disponibilizar nosso consultório virtual para todos os psicólogos que tivessem interesse em migrar atendimento presencial para o virtual. A iniciativa é para ajudar o profissional que, do dia para a noite, se viu obrigado a atender online”, conta Tatiana.

Com isso, o cadastro de psicólogos cresceu 835% em apenas uma semana e, desde então, a busca de pessoas por apoio emocional e sessões de terapia também não parou de aumentar. “Para nós, o período tem sido de muito trabalho e dedicação por parte de todo o time Vittude. Eles têm sido incansáveis e eu sou grata por ter uma equipe engajada em nosso propósito! Estamos em home office desde o dia 13 de março, com o objetivo de proteger a saúde do time e de seus familiares”, comenta a empreendedora.

Para ajudar a conscientizar as pessoas e dar apoio emocional neste momento de maior sensibilização da população, a Vittude está produzindo diversos tipos de conteúdo, como o Diário de Quarentena , que além das orientações oferece, também, um cupom para o usuário agendar a primeira consulta de forma gratuita, incentivando a terapia online.

Nas redes sociais, a startup também realiza lives diárias (às 20h) com seus psicólogos para discutir temas relevantes: “Como manter a saúde mental em época de isolamento” e “Como não pirar na quarentena”, por exemplo. Além disso, a Vittude criou o projeto social Sozinhos Nunca, onde o usuário tem acesso a consultas de até 50 minutos por um valor acessível. O site da s tartup , que já registrava a marca de 2 milhões de visitantes únicos por mês em períodos normais, observou um crescimento de 318% no número de novos pacientes utilizando a plataforma.

A startup também registrou um aumento de 250% na busca do seu serviço para organizações. O Vittude Corporate é um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem da saúde mental dos seus colaboradores. “De acordo com um estudo feito pela OMS, para cada U﹩﹩1 investido em tratamentos preventivos de saúde mental, U﹩﹩4 retornam para a empresa em forma de produtividade e engajamento no trabalho”, enfatiza a empreendedora.

Fundada em 2016 por Tatiana e Everton Höpner, a Vittude atende clientes em mais de 50 países. Atualmente, a plataforma possui cerca de 4.500 psicólogos e 60 mil pacientes cadastrados. Entre seus clientes corporativos, estão empresas como Banco do Brasil, SAP,Resultados Digitais, 99 e os escritórios de advocacia Trigueiro Fontes e Lobo de Rizzo.

No final de 2019, a startup recebeu um aporte de R﹩ 4,5 milhões, liderado pela Redpoint eventures, para investir na ampliação do Vittude Corporate. De acordo com Romero Rodrigues, sócio da Redpoint eventures, no cenário atual, é cada vez mais necessário que as companhias invistam na saúde mental de seus colaboradores.

Adepto da psicoterapia desde 2007, quando era CEO do Buscapé, Romero considera a ferramenta muito importante no âmbito da gestão de pessoas, sobretudo para C-Levels, empreendedores, líderes, gestores e pessoas que trabalham com pressão por resultados e curto espaço de tempo para tomadas de decisões.

Grupo de apoio emocional gratuito 24 horas por dia

Os instrutores do DeROSE Method organizaram uma sala de bate-papo on-line 24h, gratuito, para auxiliar a população durante o isolamento social, o SOS DeROSE Method. Segundo o Professor DeRose – sistematizador do método difundido em diversas partes do mundo e considerado o brasileiro mais renomado e experiente em gerenciamento do estresse -, a iniciativa não é terapia, mas um ato de solidariedade.

A ideia surgiu uma vez que os professores do método se predispuseram a proporcionar apoio emocional durante o confinamento gerado em boa parte do País para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). “Como nossos instrutores são relativamente jovens, bem amadurecidos e muito alegres, eles irão elevar o astral daqueles que procurarem este auxílio on-line”, resumiu.

A sala de bate-papo está disponível por meio da plataforma Zoom e pode ser acessada de forma gratuita, digitando derose.co/sos no navegador ou por meio deste link: https://us04web.zoom.us/j/792126174?status=success.

De acordo com o Professor, a iniciativa já vem beneficiando milhares de pessoas, de alunos, ex-alunos a respectivos familiares e amigos. “Quem estiver se sentindo entediado ou solitário, quem estiver querendo conversar com alguém, pode entrar na sala para um bate-papo alto astral”, destaca.

DeRose detalha ainda que os instrutores, de acordo com a localização, também estão se oferecendo a prestar assistência diferenciada durante o isolamento social aos que mais precisam. “Àqueles que têm alguma limitação, nossos instrutores se oferecem aos vizinhos para levar cachorros para passear ou fazer alguma compra para quem não sabe ou não consegue usar a internet”.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *