Além das técnicas para reconstrução da mama por cirurgia ou com micropigmentação paramédica, muitas mulheres têm recorrido às tatuagens para redesenho de mamilo e aréolas após o tratamento do câncer de mama. Segundo especialistas, o método é o mesmo da tatuagem artística e busca restabelecer a simetria entre as duas aréolas, redefinindo o contorno, harmonizando a cor e minimizando o contraste da cicatriz.
Em alguns casos, a técnica exige um pigmento próprio e tem se mostrado mais eficiente do que a micropigmentação, pois, aplica melhor e na camada exata. O mais importante é avaliar a cor ideal para cada paciente. O resultado fica bem natural e deve ser feito em etapas para se chegar à cor e tamanho ideais”, garante a tatuadora Akemi Higashi.
Segundo ela, a tatuagem pode ser feita somente com a presença do tatuador ou em conjunto com o cirurgião plástico e dependerá da avaliação feita pelos profissionais e pelo paciente. O método em 3D funciona melhor esteticamente, pois é possível sombrear em partes profundas ou relevos de maneira que iguale a textura da pele na aréola mamária e na cicatriz. “O resultado é muito gratificante e melhora muito a autoestima da paciente”, finaliza a tatuadora.
O tatuador Yurgan Barret lembra que, para fazer o procedimento, mulheres que fizeram reconstrução da mama após mastectomia – cirurgia para retirada dos seios para tratamento do câncer – precisam da autorização médica para tatuar a região.
Nos casos em que foi necessária a extração da aréola e do mamilo por questões oncológicas, é possível fazer o desenho realista na região. É importante ressaltar que esta reconstrução visa minimizar o desconforto estético da ausência da aréola e do mamilo, melhorando a autoestima destas mulheres”, pontua.
Tatuagens gratuitas no Rio e em São Gonçalo
O Studio Beto Tattoo Leblon oferece no dia 30 de outubro, das 11 às 17h, agendamento para realização de tatuagens gratuitas de redesenho de mamilo e aréolas para vítimas de câncer no shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo. As vítimas também poderão fazer gratuitamente, no local, tatuagens de Lacinho Rosa.
O estúdio também vai oferecer o serviço de minitatuagens definitivas para apoiadores da campanha Outubro Rosa. Eles terão a possibilidade de realizar flash tatoos definitivas por preços de R$ 50 a 80. As crianças também poderão apoiar a causa do combate ao câncer de mama, fazendo, também no local, minitatuagens temporárias em airbrush à prova d’água.
Yurgan Barret criou em 2018 o projeto social “Y Rosa”, no qual pacientes mastectomizadas e que desejam redesenhar suas aréolas são atendidas gratuitamente. A assessoria de imprensa do tatuador informou que a terceira edição do projeto aconteceu em julho em Florianópolis e a quarta edição estava planejada para outubro no Rio de Janeiro, mas procurada por ViDA & Ação, a assessoria não confirmou a data nem local ou forma de inscrição.
Com Assessorias
Eu sou paciente pós bariatrica e mês passado eu realizei o meu sonho e giz a barrigã e o peito. Mas agora o meu peito deve rejeição e eu estou apavorada. Pois um
Bico meu caiu e outro está quase caindo eu estou fazendo hiperbarica, e peguei covid, por favor me aceite ou tenha piedade ou for de Por pena do pra levantar a minha auto estima. Te passarei ZAP pra te vc ver que não estou mentindo e a mais pura realidade. Desde já grata pelo atenção e colaboração. Luana Soares da Silva de Oliveira
Gostaria de fazer a tatuagem do bico no meu seio, visto que na tenho desde a cirurgia para remoção do nódulo.