A síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, ocorrendo em aproximadamente 1 em cada 700 nascimentos, resultando em características físicas e cognitivas específicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência da trissomia do cromossomo 21 ocorre em aproximadamente 1 a cada 1.000 nascidos vivos no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que cerca de 300 mil pessoas tenham a síndrome.

Reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades. A data foi escolhida por representar a trissomia (triplicação) do 21º cromossomo, responsável pela síndrome. Por isso o 21/3 foi oficialmente reconhecido em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância da inclusão, do acesso a tratamentos especializados e da conscientização sobre a condição.
A proposta foi liderada pelo Brasil, visando promover a inclusão social e defender os direitos das pessoas com essa condição genética e tem como objetivo conscientizar a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com síndrome de Down e promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a sua inclusão na sociedade.

Festival  Din Down Down celebra a inclusão em Niterói

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, vai receber a segunda edição do Festival  Din Down Down 2025: A Desinvenção da Deficiência, realizado pelo Instituto Gingas. O evento, marcado para sábado, dia 22, das 14h às 18h, visa celebrar a inclusão e a diversidade por meio da cultura com atividades para toda a família. O evento conta com apresentações artísticas, bate papo e roda de conversa; e das 16h às 17h30min será realizada uma grande roda de capoeira, lanche e atividades recreativas.

O Gingas é uma organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos na promoção da cultura afro-brasileira e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Através do método Din Down Down, o Instituto oferece aulas de capoeira e outras atividades para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano.

Nosso objetivo é ‘desinventar’, como diria Manoel Barros, a deficiência, ou seja, transformar a forma como a sociedade percebe as diferenças, construindo um ambiente verdadeiramente inclusivo. A deficiência não está no indivíduo, mas nas barreiras que a sociedade impõe. Precisamos romper com esses limites e entender que todos, independentemente de suas condições, têm direito ao acesso à cultura, à educação e à participação plena na sociedade”,  explicou o fundador do Instituto Gingas, David Bassous, conhecido como Mestre Bujão.

A instituição trabalha o projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família, visa fortalecer os laços familiares e promover a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência matriculados nas redes públicas de ensino de Niterói, Saquarema e Cachoeiras de Macacu.
O projeto oferece oficinas integradas de capoeira e música, reuniões de formação, rodas de conversa e outras atividades para pais, responsáveis e estudantes, com o objetivo de construir uma comunidade mais justa e inclusiva. O Instituto Gingas e o método (de acessibilidade cultural e inclusão) Din Down Down foram declarados como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Niterói, por meio das Leis 3.874/24 e 3.872/24 de abril passado.

Agenda Positiva

Exposição fotográfica celebra a data em Ribeirão Preto (SP)

Com o tema “Suporte para quem precisa e todos, juntos, apoiando a inclusão”, a Associação Síndrome de Down de Ribeirão Preto (RibDown) realiza em março uma agenda cultural e educativa para celebrar a data. Aberta no dia 8, a exposição “A beleza da foto entre nós”, que celebra a expressão, singularidade e a conexão humana, pode ser visitada no Centro Cultural Palace, até o dia 7 de abril.

A exposição é uma iniciativa que coloca as pessoas com Síndrome de Down no centro do processo artístico, permitindo que sejam protagonistas de suas próprias narrativas visuais. Por meio da fotografia, elas compartilham suas perspectivas, emoções e histórias, proporcionando ao público um olhar autêntico e sensível sobre suas experiências.

A presidente da RibDown, Priscila Santarosa, diz que a cada ano, a entidade procura realizar eventos para chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão e procura divulgar temas educativos para a quebra dos pré-conceitos equivocados sobre as deficiências das pessoas.

Especialmente nos últimos três anos temos tentado cada vez mais trazer nossos jovens e adolescentes para o processo de criação e organização dos eventos. Esperamos que, a cada ano, nossos usuários sejam realmente os protagonistas das realizações do mês de março e da Ribdown como instituição”, comenta Priscila, que também é mãe de usuário da entidade.

A primeira atividade foi a roda de conversa com o tema central “Autonomia com apoios: construindo caminhos”. Com síndrome de Down, o casal Isabela Fernandes e Samuel de Carvalho Sestaro ganhou destaque nas plataformas digitais por compartilharem sua história e protagonismo em defesa dos seus direitos. “O amor não tem limites e as pessoas com a síndrome são capazes de construir relacionamento significativos, assim como qualquer outra pessoa.”, explicam Isabela e Samuel.

O casal utiliza as redes sociais para compartilhar o seu dia a dia, desmistificar estereótipos, promover a inclusão e tornaram-se símbolos de empoderamento e representatividade, como também trazem o relato sobre importância da rede de apoio que possuem, como Vilma e Antônio Sestaro, pais de Samuel.

A atividade, realizada no auditório do Centro Universitário Barão de Mauá, contou com brincadeiras, pipoca e muita diversão no Evento FADA, que tem sido um marco desde 2012 em Ribeirão Preto, celebrando a diversidade e a acessibilidade. A programação é aberta e gratuita à população, necessita inscrição prévia pelo link 

Mercadão paulistano promove ação de conscientização

Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, receberá uma ação especial promovida pelo Instituto UniDown. Das 13h às 15h, os visitantes terão a oportunidade de degustar brigadeiros feitos pelos alunos do Instituto UniDown, reforçando a importância da inclusão e do protagonismo das pessoas com Trissomia 21 (T21). Durante o evento, os alunos estarão no local para distribuir dois mil doces.

O Instituto UniDown, referência na promoção da autonomia e capacitação profissional de pessoas com Síndrome de Down, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a inclusão e valorizar as habilidades desses indivíduos.

Essa ação busca dar visibilidade ao trabalho que realizamos diariamente, promovendo a independência e o desenvolvimento dos nossos alunos. Convidamos todos os paulistanos e turistas a fazerem parte desse doce gesto de inclusão e apoio a uma causa que transforma vidas”, afirma Márcio Berti, fundador do Instituto UniDown. 

Para o Mercadão, um dos maiores centros gastronômicos e turísticos do país, acolher essa iniciativa reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão. “O Mercadão é muito mais do que um ponto turístico e referência gastronômica paulistana; é um espaço que se conecta com iniciativas sociais e culturais que fazem a diferença.

A parceria com o Instituto UniDown tem realizado diversos eventos de inclusão ao longo do tempo. Receber mais uma edição dessa iniciativa reforça nosso compromisso em valorizar a diversidade que enriquece nossa comunidade”, destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP. 

Shopping no Rio promove atividades de inclusão

No Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, o Shopping Leblon recebe 50 crianças de instituições apoiadas pela RIOinclui para um dia especial de diversão. A iniciativa, realizada em parceria com a organização sem fins lucrativos e a empresa de entretenimento Animasom, tem como objetivo promover inclusão social por meio de atividades recreativas.
Das 11h às 14h, as crianças participarão de uma programação especial, mas a ação vai além: ao longo de todo o dia, crianças com síndrome de Down de até 12 anos que visitarem a Animasom poderão aproveitar as atividades gratuitamente. A capacidade do espaço será respeitada, garantindo que todos possam participar por ordem de chegada.

Ação de conscientização no Colégio Parthenon Bom Clima

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta sexta-feira, 21 de março, o Colégio Parthenon Bom Clima realizará uma ação de conscientização. O evento mundial, denominado “Lots of Socks” (“Muitas Meias”), será o foco da ação. O objetivo é estimular a troca de informações e promover a inclusão das pessoas com a síndrome em todos os aspectos da sociedade, criando um ambiente mais acolhedor e participativo para todos.

Durante o evento, será realizada uma conversa com as crianças sobre a importância da data e incentivada a participação das famílias. Após a conversa, as crianças que desejarem poderão vir à escola com meias coloridas e “descasadas”, como um convite à reflexão sobre o tema. A ideia é que, ao observarem as meias diferentes, as pessoas se sintam curiosas e motivadas a falar sobre a inclusão e conscientização da Síndrome de Down.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *