Aproximadamente 100 pessoas de todas as idades – da ‘adolescência à ‘envelhescência’ – participaram da segunda edição do ‘Saúde sem Idade’, realizado pelos portais Vida e Ação e Comida na Mesa na Praia de Copacabana, na manhã deste domingo (15). Até quem passava pelo calçadão de um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro parou para assistir e até participar das diversas ações realizadas pelo projeto.

A agente de turismo Neuda Ambrósio, de 94 anos, e a dona de casa Maria José Pontes, de 85, eram algumas das mais animadas e participaram de várias atividades coletivas, como meditação, ginástica cerebral, yoga restaurativa, alongamento e dança, além de acompanharem atentamente as rodas de conversa com autoridades e especialistas em saúde.

“Foi tudo maravilhoso”, disse Maria José, que participou pela segunda vez do evento, realizado novamente no quiosque Mar de Copa, na altura do Posto 4.  Mãe da psicóloga Miriam Pontes de Farias e da terapeuta integrativa Nalva Farias – que atuaram voluntariamente no projeto – , Maria José pratica natação e é adepta de alimentação caseira e saudável, alguns dos seus segredos de longevidade (veja mais sobre a história de Maria José aqui).

Já Dona Neuda, que estreou no Saúde sem Idade, conta que sua receita para viver mais e melhor é sempre se manter ativa – ela faz academia há 57 anos e não abre mão de cuidar de tudo sozinha em casa. “Estou fora da curva, não tomo nenhum remédio”, orgulha-se ela – com toda razão. Afinal, ela é nossa musa inspiradora! (Saiba mais sobre a Neuda no instagram).

Neuda Ambrósio, de 94 anos, levou a neta Fernanda, de 18, ao Saúde sem Idade (Fotos: Ana Carolina Almeida / Vida e Ação)

Marcando o Dia Internacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa (15/6), o projeto também lançou a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece, de combate ao etarismo e outras formas de violência.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos divulgando os tipos de violência contra a pessoa idosa e serviços de denúncias e acolhimento como o Disque 100, o Disque Idoso 165 e outros canais, em apoio ao Junho Violeta, mês de prevenção à violência aos idosos.

Rosayne Macedo, editora do Vida e Ação, e Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa, com Gisele Rodrigues (centro), coordenadora acadêmica da Estácio Copacabana (Foto: Carol Almeida)

Nesta segunda edição, ‘Saúde sem Idade’ se consolida como um encontro marcado para quem busca longevidade ativa e saudável e quer envelhecer com consciência, responsabilidade e autocuidado”, afirmam as jornalistas Rosayne Macedo e Ana Carolina Almeida (Vida e Ação) e Mônica Ulisses (Comida na Mesa). As organizadoras já anteciparam para 26 de julho, Dia dos Avós, a terceira edição do evento – em breve, mais detalhes aqui e no Instagram @saudesemidaderj.

Rodas de conversa com autoridades e especialistas em saúde

‘Saúde sem Idade 2 – O Respeito Não Envelhece’ recebeu apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil – subseccional Rio de Janeiro), e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ). As rodas de conversa  reuniram autoridades como a deputada estadual Lilian Behring, enfermeira e presidente do Coren-RJ, e a advogada Fátima Henriette, coordenadora da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi) da OAB/RJ.

Elas destacaram os direitos das pessoas idosas e políticas públicas voltadas para este público no Estado do Rio. Lilian Bhering ainda convidou os participantes para uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para discutir os reajustes abusivos dos planos de saúde para pessoas acima dos 60 anos. Já Fátima Henriette falou dos serviços oferecidos pela Ceapi-OAB/RJ para garantia de direitos e respondeu dúvidas das pessoas idosas que participaram do evento.

Ginástica cerebral é novidade no evento

À frente da Ação 60+ – um espaço terapêutico em Niterói focado em desenvolvimento cognitivo para pessoas acima dos 60 anos -, a neuropsicopedagoga Marina Paradanta,  membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-Rio), falou da importância do cuidado com a memória no envelhecimento.

Marina fez uma prática de ginástica cerebral durante o evento, colocando todo mundo para relembrar músicas antigas, provando que boas lembranças geram boas memórias. Ao final, ainda distribuiu kits da Ação 60+, contendo exemplares do livro ‘Sanduíche de Cérebro’, do qual é coautora.

Durante a programação, Ricardo Furtado Vieira, CEO da RioLife, franqueado da Acuidar – a maior rede especializada em cuidados da América Latina – falou  da importância do cuidado especializado a pessoas 65+ e dos serviços oferecidos no Rio de Janeiro, onde mantém um banco com mais de 1,2 mil cuidadores capacitados e qualificados.

Segundo Ricardo, a empresa também prima pelo combate ao etarismo em sua prática diária, contratando pessoas 60+ como consultores. Ao fim do evento, promotores da Acuidar distribuíram vasinhos de plantas, simbolizando o cuidado com a pessoa idosa.

Equipe Estácio leva serviços gratuitos de saúde e bem-estar

Sob a coordenação da professora Gisele Rodrigues, gestora acadêmica da Estácio de Sá – campus Copacabana, a equipe da universidade levou serviços de saúde e bem-estar aos participantes do Saúde sem Idade pela segunda vez.

Um dos destaques foi a ‘Oficina da Dor’, conduzida pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, junto com alunos, que ofereceu diversas técnicas de Fisioterapia como acupuntura, quiropraxia, osteopatia, miofascial, entre outras. O público teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, com a professora de Enfermagem, Cláudia Andrade e seus alunos.

Os participantes ainda puderam contar com serviços de acolhimento e escuta ativa com o professor de Psicologia Rafael Gonçalves e de orientação jurídica e esclarecimentos sobre o Estatuto da Pessoa Idosa com o professor de Direito, Sérgio Assunção

Eles ainda convidaram os presentes a conhecer os serviços gratuitos oferecidos no campus Copacabana, como os núcleos de práticas jurídicas e de Psicologia e do curso gratuito de auriculoterapia, conduzido por Cláudia Andrade.

Colunistas do Vida e Ação falam de saúde mental e dor crônica

Colunistas do Portal Vida e Ação, a psicanalista Andrea Ladislau (coluna Reflexões Positivas) e a psicóloga Miriam Pontes de Farias (coluna HipnoticaMente) marcaram presença novamente no evento, junto com o fisioterapeuta e osteopata Jonas Obadia (coluna Viver Sem Dor).

Andrea falou sobre o tema solidão x solitude, destacando a importância do equilíbrio emocional na maturidade, enquanto Miriam promoveu mais uma vez uma sessão de hipnose coletiva para promover relaxamento e bem-estar.

Obadia, além de conduzir a Oficina da Dor, falou na roda de conversa sobre o poder natural  do corpo para evitar a dor crônica, típica do envelhecimento. “Nosso corpo é uma verdadeira farmácia”, disse, ao relacionar os hormônios gerados por atividades físicas simples, como uma caminhada, que ajudam a ativar a imunidade.

Risco de automedicação e cuidado com a alimentação

Membro do Conselho Editorial do Vida e Ação, o farmacêutico e bioquímico Bryan Hossy, professor e diretor do Laboratório da Pele, falou sobre a importância da adesão aos tratamentos medicamentosos, alertando para os riscos da automedicação e da polifarmácia. A indústria de dermocosméticos carioca é  uma das parceiras do Saúde sem Idade e promoveu sorteio de kits de produtos de skincare durante o evento.

Convidada especial do Comida na Mesa nas rodas de conversa, Giovana Cerazetti Barbieri, nutricionista especializada em envelhecimento e membro da SBGG-Rio, mostrou aos participantes o que comer para viver mais e com saúde, destacando a importância de evitar os alimentos ultraprocessados, que podem causar ou agravar diversas doenças crônicas, além da obesidade. Ela também destacou a importância da prática de atividades físicas e a busca do equilíbrio para combater a chamada ‘fome emocional’.

Meditação, yoga restaurativa, reflexologia podal, dança e alongamento

Mais uma vez, a Brahma Kumaris Brasil, organização internacional que opera em mais de 110 países para promover paz, amor e sabedoria, e o ZENCancer, que apoia pacientes oncológicos, participam do evento realizando atividades de meditação e yoga restaurativa, respectivamente.

Participando do projeto pela segunda vez, Augusto Zimbres, instrutor da Brahma Kumaris, ainda falou do aplicativo gratuito BK, que oferece o Desafio 21 Dias, com diversas meditações guiadas para cada dia. Importante lembrar que um novo hábito pode se construir em 21 dias, conforme apontam estudos científicos.

Lu Almada, voluntária do ZENCancer, falou dos benefícios das terapias integrativas para pacientes oncológicos ou com outras doenças graves – muitas delas pessoas 60+ – e convidou o público a conhecer as terapias gratuitas oferecidas na unidade do projeto em Laranjeiras.

Durante o evento, a terapeuta integrativa Nalva Farias ofereceu sessões gratuitas de reflexologia podal e falou de outras técnicas de Medicina Chinesa que oferece em seu consultório no Centro do Rio, como auriculoterapia e dietoterapia.

Para fechar a programação, Thiago Dimas, professor da academia Exata Fit Botafogo, colocou todo mundo para dançar e se alongar, provando que para viver mais é preciso se manter sempre ativo – e feliz!

90 anos do Sindicato dos Jornalistas e presença da ABI

Saúde sem Idade 2 também contou com apoio da centenária Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), que está completando 90 anos. Dirigentes das duas entidades estiveram presentes – como a presidenta do Sindicato, Virginia Berriel, e a diretora Carmen Pereira, e as diretoras da ABI Marlene Custódio (Assistência Social) e Terezinha Santos (Financeira).

Elas reforçaram a importância de um olhar especial ao público 60+, que representa uma significativa parcela das bases de associados das duas entidades tradicionais e que ainda enfrentam muito etarismo, sobretudo no mercado de trabalho, apesar do avanço da expectativa de vida no Brasil.

O Sindicato, por exemplo, acaba de criar as diretorias de Saúde e de Aposentados, para atender melhor a sua base de associados. Na ABI – criada há 118 anos com a bandeira da luta pela democracia e o respeito à liberdade de imprensa – a grande maioria dos associados já é 60+. As diretoras da ABI ainda convidaram o público a conhecer a sede da entidade, tombada como patrimônio histórico.

Durante a programação, o Sindicato sorteou camisetas alusivas ao seu 90º aniversário, além de livros de jornalismo, como o título ‘Memórias de um Repórter’.  A segunda edição do evento terminou com direito a bolinho e ‘parabéns pra você’ duplo pelos 90 anos do Sindicato e pelos 9 anos do Vida e Ação.

Passaportes para o maior evento de tendências em saúde da América Latina

Midia partner da FSWK25, principal evento de inovação, empreendedorismo e tendências de saúde da América Latina, Vida e Ação sorteou cinco passaportes para o evento promovido pela Iniciativa FIS, que vai acontecer nos dias 5 a 7 de novembro na ExpoMag, Centro do Rio.

Os cinco sorteados para a FSWK25, junto com as organizadoras do Saúde sem Idade, Mônica Ulisses e Rosayne Macedo (Foto: Ana Carolina Almeida)

Durante a FSWK25, o portal também estará presente, expondo o trabalho desenvolvido também ao longo deste ano no projeto ‘Saúde sem Idade’ e já antecipando as novas edições a serem realizadas em 2026, ano em que Vida e Ação completa uma década.

Ainda durante o ‘Saúde sem Idade 2′, houve sorteios de exemplares do livro ‘Saúde e Prevenção’, do médico Gilberto Ururahy, fundador da MedRio, e de um par de ingressos para um espetáculo teatral no Rio, entre outros itens e serviços doados por apoiadores e parceiros. 

Campanha ‘O Respeito Não Envelhece’ e mais sobre o Saúde sem Idade

A campanha O Respeito Não Envelhece conta com ações on-line e offline até o fim do ano durante as edições do Saúde sem Idade e nas redes sociais do projeto @saudesemidaderj e de seus realizadores @vidaeacao e @comida_na_mesa. Para aderir, é importante que as pessoas usem a hashtag #ORespeitoNãoEnvelhece e compartilhem uma imagem ou vídeo explicando por que é importante combater o etarismo. 

Com a proposta de incentivar a longevidade ativa e saudável no Rio, o ‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma Vida Longa e Plena foi lançado em fevereiro deste ano, reunindo cerca de 100 pessoas, também no Mar de Copa – veja mais no especial Saúde sem Idade aqui. 

Segundo as organizadoras, a escolha de Copacabana como palco das ações offline do projeto é devido à grande concentração de pessoas 60+. De acordo com dados do IBGE, um terço da população do bairro tem mais de 60 anos e 18% já ultrapassaram a barreira dos 70. Muitos deles são mulheres que vivem sozinhas. 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *