O roteiro de Boas Ações desta semana em ViDA & Ação traz algumas iniciativas voltadas para melhorar os ecossistemas fundamentais para o ambiente que vivemos no Rio de Janeiro, entre os quais, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as lagoas da Barra da Tijuca.

Destacamos ainda campanhas solidárias, como a Sapatinhos do Bem, na Maternidade Leila Diniz, e Aquecendo Corações 2018, que recolhe agasalhos até dia 31. Tem ainda a campanha  para ajudar a Associação Beneficente Projeto Elikya (Asbepe), que atende crianças e jovens em comunidades cariocas.

A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, vai ganhar espaço para artistas cadeirantes e curso para jovens aprendizes. Já o Museu do Amanhã, na Região Portuária, terá evento sobre culturas negras. Um concurso nacional de fotografias sobre a natureza, promovido pela ong TNC, é outro destaque da semana.

Dá só uma conferida e veja qual dessas ações mais se identifica com você!

Caranguejos soltos na Lagoa Rodrigo de Freitas

Um dos símbolos do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas vai receber um cuidado especial neste sábado, 19 de maio, a partir da 10h. Cerca de 120 caranguejos aratu (Aratus pisonii) serão soltos na franja de mangue por mais de 250 voluntários convidados pelo AquaRio. Eles farão o replantio de 100 mudas de Mangue-vermelho (Rhizophora mangle) e Mangue-branco (Laguncularia racemosa), espécies típicas do local.

Para que o replantio de mudas e o repovoamento dos aratus possa ser feito em condições adequadas, os voluntários farão previamente um mutirão de limpeza para recolher o lixo nas nove áreas no entorno do espelho d’água onde a ação ocorrerá. Serão nove grupos, com base em quatro pontos da Lagoa (Parque dos Patins, Clube Naval, Clube de Regatas do Vasco da Gama e Parque dos Pedalinhos).

Dar uma nova oportunidade a caranguejos que seriam vendidos para consumo e que serão devolvidos à natureza pelas mãos de cariocas que amam a cidade vai ser bem simbólico e bonito. Esperamos sensibilizar muita gente”, conclui Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio.

A ação tem parceria com o “Projeto Manguezal / Instituto Manguezal”, do biólogo Mário Moscatelli, que em quase 30 anos de existência, recuperou 75% do ecossistema do local por meio do plantio de mudas de espécies de mangue e soltura de animais. Vão participar associados do AquaRio e colaboradores da Coca-Cola, Repsol, Santander, Subsea7, Shell, AquaRio, RioZoo e Grupo Cataratas.

A jornalista Cora Rónai, moradora e grande defensora do bairro, aprovou a iniciativa. “Todo mundo diz que a Lagoa é um cartão postal do Rio, mas poucos se esforçam em cuidar deste cartão postal. É muito bom vê-la receber a atenção e o cuidado que merece”, comemora.

Para Moscatelli, a Lagoa é um exemplo para a cidade de que ecossistemas degradados podem ser recuperados a partir do momento que a sociedade se mobiliza. Ele lembra que nas últimas duas décadas, foram registrados apenas três episódios de mortandade de peixes na Lagoa. “Isto nos dá uma enorme esperança de que a despoluição é possível. As cenas de degradação, de peixes boiando mortos, que outrora faziam parte do cotidiano do carioca, já não acontecem com tanta frequência”, explica Moscatelli.

Barqueata pelo saneamento das Lagoas da Barra

Importantes músicos e artistas, como George Israel (Kid Abelha), Paulo Moska, Letícia Spiller, Felipe Simas e Mestre Boneco, são esperados neste domingo, 20 de maio, entre 9h30 e 13h, na Barqueata em defesa do Saneamento Ambiental das Lagoas da Barra da Tijuca. O ato envolverá moradores, pesquisadores universitários, artistas e coletivos de cultura, barqueiros, pescadores, ecologistas e praticantes de esportes náutico; da imprensa nacional, correspondentes estrangeiros e da mídia alternativa. Veja mais informações no mural do evento no Facebook.

Sérgio Ricardo, líder do movimento Baía Viva, que realiza a ação, cita dados do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), de março de 2018, que comprovam que a maioria das praias das baias cariocas – Guanabara e Sepetiba – encontram-se impróprias ao banho o que poderá provocar um colapso na economia do turismo no Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses. “Esta semana a ecobarreira da Lagoa da Tijuca foi rompida, lançando grande volume de lixo e gigosas que contaminam as nas praias e lagoas, prejudicam a pesca e o turismo”, acrescenta.

Para as Olimpíadas de 2016, autoridades públicas prometeram ao Comitê Olímpico Internacional (COI), despoluição de 80% da Baía de Guanabara, uma promessa que ficou apenas no papel. “Na época, o Baía viva alertou que se tratava de uma meta (promessa) irreal, verdadeira propaganda enganosa já que as obras do PDBG (Programa de Despoluição da Baía de Guanabara), iniciadas em 1995 (há 23 anos!), estavam atrasadas”, critica.

Segundo ele, com a decretação da “falência financeira” do Estado do Rio de Janeiro em 2015, a grande maioria das obras de saneamento na atualidade está paralisada ou incompleta: na Baixada, São Gonçalo, Zona Norte do Rio e em Jacarepaguá, o que tem contribuído para o avanço da poluição nas praias e lagoas”. As lagoas da Barra estão situadas na Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, uma das regiões mais populosas do município. 

SOLIDARIEDADE

Campanha Aquecendo Corações prorroga doações

A Supergasbras, empresa de vendas de Gás LP no Rio de Janeiro, prorrogou até dia 31 de maio a entrega de doações para a campanha “Aquecendo Corações 2018”, voltada a instituições que atendem idosos em situação carente. A companhia terá postos de coleta espalhados pelo Brasil, 13 deles no Rio de Janeiro, incluindo Duque de Caxias, São Gonçalo e Petrópolis.

Serão aceitos agasalhos, cobertores, fraldes geriátricas e produtos de higiene pessoal. Os itens podem ser novos ou seminovos. arrecadar doações para instituições que cuidam de idosos em situação carente. A previsão é que o total de doações deste ano supere o de 2017, quando foram doados mais de 16 mil itens. Nesta sexta-feira, 25, das 11h às 16h, a Supergasbras promove ação de entrega dos donativos ao Lar Fabiano de Cristo em Duque de Caxias (RJ).

“Estamos comemorando 12 anos da campanha Aquecendo Corações, que busca ajudar instituições beneficentes e auxiliar aos que precisam, principalmente na época mais fria do ano. Nosso objetivo é, além de auxiliar, sensibilizar para a situação de vulnerabilidade que muitos idosos vivem. Vamos levar mais do que donativos, mas, principalmente, atenção, amor e carinho”, explica Lucinda Miranda, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Supergasbras.

Arranjos florais vão beneficiar Projeto Semente

Carol Scaff, que comanda o Atelier Decorar com Flores
Carol Scaff, que comanda o Atelier Decorar com Flores, participa do evento Bloom (foto: Divulgação)

Carol Scaff (foto), que comanda o Atelier Decorar com Flores, é uma das designers convidadas para expor suas criações no evento beneficente Bloom, organizado pela HStern Home em parceria com o site CaseMe, que acontece terça-feira, dia 22, das 18h às 22h, na loja da marca em Ipanema.

A renda obtida com a venda dos arranjos florais será revertida para a Casa Semente, entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento e a reinserção social da comunidade do entorno do antigo aterro sanitário de Jardim Gamacho, em Duque de Caxias.

Especializado em assinatura floral para lojas, empresas, hotéis e residências e em decoração para pequenos eventos, o Atelier Decorar com Flores surgiu em 2007 com o propósito de, por meio das flores, levar boas energias para todos os momentos da vida.

Sapatinhos do Bem são entregues em maternidade

A campanha “Sapatinhos do Bem” – iniciativa da feira de artesanato Rio Artes Manuais em parceria com a Prefeitura do Rio – arrecadou 825 pares de sapatinhos de crochê a serem doados a unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Resultado de uma das ações que integram a programação especial carioca do Mês das Mães, os mimos começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira, dia 17. A entrega dos sapatinhos será concluída ainda em maio.

A maternidade escolhida foi a Leila Diniz, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, a maior de toda a rede municipal em volume de partos: 600 por mês. Inaugurada em janeiro de 2008, a unidade tem 82 leitos obstétricos e 29 neonatal. A unidade faz parte do complexo do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Organizada pelo Grupo Caçula, a Rio Artes Manuais lançou a campanha há três meses, disponibilizando em seu site um vídeo com o passo a passo para a produção dos sapatinhos a serem entregues em uma das lojas da rede. A ação foi incentivada também na 12ª edição da feira realizada em março no Centro de Convenções SulAmérica. Na ocasião, voluntários fizeram as peças de crochê e mensagens de carinho para mães que tiverem bebês neste mês de maio nas maternidades públicas da rede municipal.

TERCEIRO SETOR

ONG faz campanha para manter trabalho em comunidades

Com sede em Ramos, na Zona Norte do Rio, a Associação Beneficente Projeto Elikya (Asbepe), que há 11 anos presta assistência educacional e psicopedagógica a mais de 500 crianças e jovens moradores do Complexo da Maré, Alemão, Ramos, Gardênia Azul e Bonsucesso, pode ter parte de suas atividades encerradas este mês. Mantida essencialmente com recursos da iniciativa privada, a ONG está lançando uma campanha para doação de recursos pelo site http://asbepe.org. O objetivo é dar continuidade ao projeto de capacitação profissional que beneficia jovens de 15 a 18 anos destas comunidades.

A empresa Util, que opera as principais ligações rodoviárias do Sudeste e movimenta cerca de 2 milhões de passageiros/ano é atualmente a principal mantenedora da instituição, cuja sede fica próxima à sua principal garagem, em Bonsucesso. Além de apoio financeiro, a empresa fornece mensalmente alimentação e material escolar para os cursos oferecidos pela ONG como os de reforço escolar, informática, artes e educação física. No entanto, a ajuda não tem sido suficiente.

A coordenadora da ONG, Andréa Siqueira, ressalta que, mesmo contando com o apoio da Útil, ainda há a necessidade de maior engajamento pela sociedade civil a fim de manter este trabalho. “Lançamos a campanha para arrecadação de recursos necessários para manutenção de cursos essenciais que permitem a estes jovens a continuidade no processo de conclusão do ciclo escolar e a capacitação para o Enem, concursos públicos e mercado de trabalho”, explica.

Os cursos foram criados no início deste ano em função de uma demanda dos moradores destas comunidades e, também, pelo alto índice de abandono dos estudos de jovens desta faixa etária. “Tendo em vista questões de vulnerabilidade sócio financeiras sob as quais vivem, os jovens optavam por trabalhos precários dada a necessidade de contribuição para renda familiar, ou o pior, a sedução e cooptação dos mesmos por facções”. A Asbepe também começou a realizar cursos técnicos, de línguas e preparatórios ao Enem e para concursos.

A ONG possui, hoje, biblioteca, laboratório de informática, uma pequena quadra poliesportiva e salas diversas. A instituição atende, desde a sua fundação, milhares de crianças de 4 a 14 anos com aulas de reforço escolar, de inglês, de informática, de educação física, de artes e teatro, além de oficinas diversas e suporte psicológico. “Nós operamos de 9 às 22h porque queremos tirar essas crianças da ociosidade das ruas, onde elas estão vulneráveis. Nosso objetivo é não somente trazer conhecimento, mas também um senso de comunidade, de educação e de caráter para elas”, complementa Andréa.

ACESSIBILIDADE

Teatro aberto para jovens aprendizes e artistas cadeirantes

O Instituto Arcádia lança oficialmente nesta quarta-feira, dia 23, o primeiro curso de teatro voltado para jovens aprendizes no Brasil. Além da nova capacitação, o Instituto presenteará a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, espaço onde as aulas práticas serão feitas, com um ambiente acessível para artistas com deficiência. “Vamos dar visibilidade para artistas com deficiência, pois os artistas cadeirantes – com a construção de uma rampa de acesso e adaptações no camarim – agora também podem se apresentar na Casa”, afirma afirma Alexandre Sapucaia, coordenador do Instituto Arcádia.
As aulas do curso de teatro já começaram na prática e os aprendizes que forem contratados para participar da capacitação vão receber – além do salário e do vale-transporte – a oportunidade de conhecer o mundo artístico e se inserir no mercado. O evento de lançamento do curso e do novo espaço será realizado às 17h no espaço que comemora seus 32 anos este mês.  Vão se apresentar o grupo de dança em cadeira de rodas Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), e o paratleta Davizinho Radical. 
Foram convidados os escritores Ruy Castro e Edney Silvestre, o diretor teatral João Fonseca e as escritoras Heloisa Seixas e Julia Romeu. Os atores Crica Rodrigues e Sacha Rodrigues lerão trechos da obra “O Anjo Pornográfico”, biografia de Nelson Rodrigues escrita por Ruy Castro. A obra “Se fechar meus olhos agora”, de Edney Silvestre, também será abordada na ocasião. A iniciativa conta com a parceria do RioSolidario, Secretarias estaduais de Educação e de Cultura, Funarj, Ministério do Trabalho, MetrôRio e Instituto Invepar.

DIVERSIDADE

Evidências das Culturas Negras no Museu do Amanhã

Em celebração aos 130 anos da abolição do sistema escravista no Brasil, o Museu do Amanhã promove nesta quarta-feira, 23, o programa Evidências das Culturas Negras, que terá como tema central “o trabalho e seus desdobramentos”. A ideia é incentivar o debate sobre o impacto das práticas econômicas na vida da população negra e/ou não-branca no país e refletir sobre retrospectivas, conjunturas, e as possíveis perspectivas. O evento será realizado no Museu do Amanhã, das 18h às 20h e conta com o apoio do British Council. As inscrições são gratuitas. Mais informações no site.

Participarão do evento a jornalista Flávia Oliveira, a socióloga Mércia Consolação Silva e o arquiteto e urbanista Luís Araújo. Para 2018, estão previstos mais três encontros – em agosto, setembro e novembro – com os temas: cultura, política e revolução, respectivamente, para evidenciar a relevância das culturas negras que aqui se adaptaram, se transformaram e transformam o modo de ser e de estar da nossa sociedade.

A atividade faz parte do programa Vivências do Tempo – Matriz Africana, iniciado em 2017, com programação construída pela Comissão da Matriz Africana do Museu do Amanhã, composta por moradores da região portuária, especialistas e instituições que debatem essa temática.

 

PELO BRASIL

A Natureza nos Une inscreve fotografias até dia 31

Dia 31 de maio é o último dia para se inscrever no Concurso de Fotos “A Natureza Nos Une”, promovido pela The Nature Conservancy, maior organização ambiental do mundo. Para participar é preciso enviar fotos com temas relacionados à natureza pelo site da TNC.

O concurso anual de fotos da The Nature Conservancy para fotógrafos profissionais e amadores é uma oportunidade de fazer parte do diálogo sobre como estamos todos conectados e unidos pela natureza”, explica Richard Loomis, diretor executivo de Marketing da The Nature Conservancy.

Com o objetivo de inspirar o olhar das pessoas sobre as paisagens naturais, além de estimular sua conservação, o concurso oferece um prêmio para os três primeiros colocados, incluindo câmeras profissionais, bolsas de viagem, vale-compras, além de divulgação nas redes sociais da TNC.

A premiação ainda contará com até três vencedores para as categorias Pessoas e Natureza (recreação, aventura ou uma experiência na natureza), Paisagem (a visão de um lugar, com ou sem pessoas), Água (dentro, fora ou submerso na água), Vida Selvagem (na natureza ou no quintal), Cidades e Natureza (nos conectando com a natureza onde vivemos) e, por fim, Escolha do Público ( selecionado pelo público no site da TNC).

A votação online da última categoria acontecerá entre os dias 1 e 14 de junho, a partir de uma seleção de até 200 fotos escolhidas pelo júri. Todos os vencedores serão anunciados no dia 15 de junho de 2018, no site da organização.

Da Redação, com Assessorias

Sugestões para esta seção devem ser enviadas com fotos em baixa resolução até a quarta-feira da semana anterior à ação para o email boasacoes@vidaeacao.com.br

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *