Além de levar vacinação nas escolas públicas e privadas e até em shopping center, o município do Rio de Janeiro começa a ampliar a vacinação em estações do metrô, que até então eram realizadas pontualmente. A partir desta segunda-feira (9/10) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passar a oferecer, em parceria com o MetrôRio, um ponto de vacinação (PV) fixo na estação Cinelândia, no Centro da cidade.
No local, serão disponibilizadas doses contra a influenza, covid-19 (bivalente), hepatite B, dT (antitetânica) e tríplice viral. O ponto de vacinação irá funcionar de segunda a sábado, das 8h às 17h. Para se vacinar, os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
O Metrô Rio informou que o espaço reservado para vacinação na estação Cinelândia será montado no mezanino, próximo ao acesso A (Theatro Municipal), fora da área controlada da concessionária, ou seja, não há a necessidade de passar pelas catracas da estação e pagar a passagem – que hoje custa R$ 6,80 – para ter acesso ao ponto de vacinação.
Leia também
Rio leva vacinação a escolas: quase 30 mil doses em 1 mês
Shopping no Rio abre loja conceito de vacinação
‘Vacina, Rio’: aberta a campanha de multivacinação de 0 a 15 anos
Mais de 9 mil doses aplicadas desde maio em estações do metrô
A medida é mais uma tomada pelo município para ampliar as coberturas vacinais que ainda são muito baixas na capital – assim como o Estado do Rio como um todo. Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização.
Segundo o Metrô Rio, a parceria com a SMS – levando ações de vacinação pontualmente em diversas estações – já resultou em mais de 9 mil doses aplicadas, desde o início da ação, em maio deste ano. A iniciativa já passou por sete estações: Cantagalo, Botafogo, Maracanã, General Osório, Carioca, Colégio e Triagem.
Na Supervia, em julho, foi realizada pela terceira vez uma ação de vacinação em uma das estações mais importantes da concessionária: a Central do Brasil. Nas outras duas vezes os esforços resultaram em 1,7 mil doses aplicadas.
Questionada se as ações pontuais serão mantidas em outras estações de metrô e se pretende levar a mesma ação a outros modais de transporte na cidade (trens, barcas etc), a Secretaria informou apenas que “A programação é atualizada diariamente no perfil do instagram da Saude_Rio”.
Com informações da SMS-Rio e do Metrô Rio
Leia mais
Aumento de casos de Covid leva Alerj a mudar expediente de trabalho
Fiocruz alerta para aumento de Covid-19 em vários estados
Covid-19: Rio e São Paulo concentram maior parte dos novos casos
‘Não podemos esquecer que a Covid continua matando’, diz Vecina