Em janeiro de 2022, os apresentadores Tiago Leifert e Daiana Garbin vinham a público com uma notícia comovente: Lua, primeira e única filha do casal, foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo de câncer que tem cerca de 400 novos casos todo ano no Brasil. Esse tumor faz a retina ter dificuldade de captar a luz e enviar essa informação para o cérebro gerar a visão. Agressiva, a doença pode causar cegueira ou se proliferar pelo corpo e levar até mesmo à morte. Por isso, é preciso diagnosticar e tratar quanto antes.
O casal transformou a difícil condição da pequena Lua em luta e decidiu promover a campanha “De olho nos olhinhos“, para o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. No próximo fim de semana (dias 16 e 17), pelo segundo ano consecutivo, profissionais de saúde voluntários vão orientar a população sobre o retinoblastoma em shoppings pelo país.
A partir do caso de Lua, Tiago e Daiana já ajudaram pelo menos 20 crianças a receber o diagnóstico e iniciar o tratamento. Foi o caso de Emanuel, de 1 ano, diagnosticado com o retinoblastoma quando tinha por volta de 6 meses, e hoje faz tratamento no mesmo hospital que a Lua, no GRAACC, em São Paulo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O pai brincando com ele na cama, pôs a mão no olho dele. Estava enxergando quando ele colocou no outro olho, ele se desesperou. A gente percebeu que ele não estava enxergando”, contou Paula, mãe do garoto.
Depois de sofrer com a falta de informação, ela procurou Tiago Leifert, pela internet. “Relatório médico, ultrassom, monte de papel que eles me deram lá. Tirei foto de tudo, falei: ‘Tiago, pelo amor de Deus, eu quero que você me dê uma luz’”, relembrou Paula.
“São casos que poderiam ser descobertos depois, não fosse o alerta da Lua. Ela veio com essa missão, eu não sei qual é a fé das pessoas, mas ela veio com essa missão”, afirmou Tiago. “Se tiver alguma criança precisando de ajuda, nós vamos ajudar e vamos trazer para tratar”, disse o apresentador ao ‘Fantástico’ deste domingo (10),
Falta informação sobre a doença
A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a campanha De Olho nos Olhinhos com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado.
O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros. “O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles. Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, diz Tiago.
Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.
Diagnóstico tardio é a maior preocupação
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. No Hospital do Graacc, de 12% a 15% dos casos são de retinoblastoma extraocular, o que significa um tumor avançado.
“Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura”, explica Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.
Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Para Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas.
“Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, alerta.
Para Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a visão é uma janela para o mundo, influenciando o desenvolvimento cognitivo e emocional.
“Durante as consultas de puericultura, a saúde ocular deve ser uma das mais importantes prioridades. Problemas não diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento saudável e, por isso, a SBP apoia esta iniciativa, reforçando a importância de cuidados precoces e contínuos com a visão de nossas crianças”.
Campanha vai a vários shoppings do país
Nesta segunda edição, a campanha “De Olho nos Olhinhos” realiza dias 16 e 17 de setembro atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em nove shoppings da rede Allos: Eldorado e Shopping Taboão, em São Paulo; Via Parque, no Rio de Janeiro; Boulevard BH, em Belo Horizonte; Shopping da Bahia, em Salvador; Shopping Passeio das Águas, em Goiânia; Shopping Curitiba; Manauara Shopping, em Manaus e Boulevard Belém, no Pará.
Tiago e Daiana estarão presencialmente no sábado, dia 16, no Shopping Taboão e no Eldorado. Nos outros shoppings, a conscientização sobre o retinoblastoma ficará a cargo de voluntários médicos e outros profissionais de saúde. Além do espaço físico, a Allos vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica em 36 shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização para um público estimado em mais de 45 milhões de pessoas.
Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos e o casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro do Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Vídeos da campanha também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha. A Eletromidia exibirá vídeos e materiais da campanha em mais de 18 mil telas em prédios residenciais, 12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings, linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP, no Metrô no RJ e Supervia e em 100 telas estáticas pelas ruas.
A campanha tem o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil: AMB – Associação Médica Brasileira, CFM – Conselho Federal de Medicina, CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria, SBOO – Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, Sobope – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da Unifesp, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, ABLAO – Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP – Associação Acadêmica de Pediatria.
A campanha também tem o apoio da Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, Hotmacon, Eletromidia, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.
Serviço
Campanha De Olho nos Olhinhos 2023
Dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 22h
São Paulo – Shopping Eldorado – presença de Tiago e Daiana no sábado, dia 16, das 15h às 18h – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros
Taboão da Serra – Shopping Taboão – presença de Tiago e Daiana no sábado, dia 16, das 10h às 13h – Rod. Régis Bittencourt, 2643 – Jardim Helena
Rio de Janeiro – Via Parque – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Belo Horizonte – Shopping Boulevard BH – Av. dos Andradas, 3000
Salvador – Shopping da Bahia – Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores
Manaus- Manauara Shopping – Av. Mário Ypiranga, 1300 – Adrianópolis
Belém – Boulevard Shopping – Av. Visc. de Souza Franco, 776 – Reduto
Curitiba – Shopping Curitiba – R. Brigadeiro Franco, 2300 – Centro
Goiânia – Shopping Passeio das águas em Goiânia – Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia
Com Assessorias
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