Após oito tentativas em três anos tentando engravidar, os empresários André Tonanni e Helio Heluane são finalmente dois papais por processo de fertilização in vitro (FIV) e barriga solidária, com o auxílio de uma amiga que se prontificou a gerar o bebê. A felicidade do casal se completou finalmente nesta sexta-feira (6), no hospital e maternidade Santa Joana, em São Paulo, onde nasceu o filho Filippo.

Mas, além de todas as dificuldades encontradas para ter um filho no Brasil, o casal homoafetivo ainda passou por mais um desafio nessa fase final, com a recusa do pagamento do parto do bebê por parte do convênio médico Omint.

“No momento em que precisamos do convênio, nos deparamos com situações desagradáveis justo em uma hora de fragilidade. Estamos com nosso filho em um apartamento que deveria ser arcado pelo convênio, mas não teremos essa assistência. Somos um casal gay e só podemos ter esse benefício se a “mãe” fizer parte do plano. Mas nosso filho não tem mãe. Somos dois papais”, contaram eles ao ViDA & Ação.

Entenda o imbróglio

Após a confirmação da gravidez e próximos à data do parto, o convênio médico de André e Helio informou que não faria o reembolso do parto e da hospedagem no hospital.

Eles não estavam contando com essa despesa integral, pois já tinham investido em oito tentativas anteriores para engravidar, realizando um processo de fertilização in vitro com alto custo no país.

Após entrarem com uma liminar na justiça, o pedido foi negado em primeira e segunda instância ao casal gay. Um casal heterossexual, amigos de Helio e Tonanni, entrou com o mesmo pedido e teve o reembolso aprovado.

De acordo com a advogada de André e Helio, Ana Paula Calouro, o entendimento do juiz de primeira instâancia, Guilherme Fervoglia Gomes Dias, e do desembargador Cláudio Marques, plantonista que analisou a liminar em agravo de Instrumento, foi que pelo fato de a doadora temporária de útero ter convênio médico, não se vislumbrou urgência na análise dos pedidos liminares e, dessa forma, o mérito não foi apreciado.

“Se o casal paga dois convênios médicos (da barriga solidária e dos próprios pais), os empresários entendem que ambos os convênios deveriam estender as mesmas condições de cobertura ao filho do casal homoafetivo, mediante filiação pelos dois papais, independente da sexualidade ou configuração familiar”, explica a advogada.

André e Hélio ainda não decidiram se vão recorrer da decisão. “Temos prazo ainda para decidir se vamos recorrer, estamos na maternidade e queremos vivenciar ao máximo esse momento de felicidade”, contam os pais.

“É uma emoção indescritível”,  diz Hélio

Filippo nasceu bem, forte e com saúde. “O bebê está ótimo! Nasceu com 3 kg super saudável e cheio de amor pra dar e ensinar”, informou a assessoria do casal.
No seu Instagram e Facebook pessoal, Hélio Heluanne, que é sócio de uma produtora de vídeos, publicou um vídeo com belas imagens do nascimento do bebê ao lado do marido e um lindo depoimento:

“E começou a mais nova aventura das nossas vidas. A chegada do Filippo veio para consolidar a nossa familia e provar que casais gays também podem ter filhos.

Nosso processo foi demorado, árduo e difícil, mas a persistência e desejo de ser pais foi mais forte e conseguimos vencer todas as batalhas juntos.

Filippo nasceu com 2.990kgs e 48cm (a comprovar, porque acho que eh maior kkkk) Já está mamando bem sua fórmula e super tranquilo. Capricorniano ❤️

É uma emoção indescritível segurar e sentir o cheirinho de recém-nascido . Quem disse que não existe amor à primeira vista? Agora cada dia é uma novidade, uma aventura, com novas histórias para contarmos!”.

Chegada do bebê celebra união de 12 anos do casal

O que é família? Tradicionalmente temos em mente um pai, uma mãe e seus filhos, mas recentemente pela possibilidade de casais homoafetivos terem filhos biológicos por fertilização in vitro no Brasil, as configurações familiares vêm se transformando.
Esse é o caminho que o casal Helio e Tonanni estão trilhando. Dois papais que se encontraram em momentos de vida diferentes, mas possuem o mesmo sonho. Esse é o início de uma história, que ainda está sendo escrita, mas que acaba de ganhar um capitulo mais que especial.
A história de Helio e Tonnani, ambos empresários do mercado de eventos, começou em 2010 quando se encontraram em um espetáculo da Brodway em que Tonanni participava como ator. O encanto aconteceu à primeira vista, apesar dos dois enxergarem aquele momento de maneiras diferentes e viu ali seu futuro escrito, diferente de Tonanni que, a princípio, queria mesmo curtir o momento e conhecer melhor o companheiro.
O tempo passou, muita coisa aconteceu e os dois seguem uma trajetória especial de amor e acolhimento juntos. Até que … em 2017 decidiram se casar. O evento para cerca de 300 convidados aconteceu em São Paulo e teve como tema o universo de Harry Potter, um grande evento que destacou a ressignificação de família.
Helio e Tonanni sempre sonharam em ter filhos, mas não sabiam como aconteceria para casais homoafetivos gerarem filhos biológicos. Após pesquisas no exterior e no Brasil, o casal iniciou em 2019 o Processo de FIV (Fertilização In Vitro) para terem filhos biológicos.
Foram oito tentativas, dois abortos e finalmente em 2022 o grande capitulo dessa história acabou sendo gerado por uma barriga solidária de uma amiga em comum do casal, um processo que é legalizado no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Nos últimos nove meses, o bebê foi aguardado com muita ansiedade pelos dois papais.

História virou projeto para inspirar outros casais gays

A história dessa dupla que ultrapassou barreiras e ganha mais visibilidade a cada dia, buscando disseminar a importância da paternidade homoafetiva, ressignificando o que é família.
As descobertas desse novo momento podem ser acompanhadas pelo blog 2Papais e pelas redes sociais @2papais, em que eles buscam ajudar pessoas que também querem construir uma família e iniciar essa linda jornada, mas não sabem por onde começar.
“Estamos realizando um sonho com a chegada do nosso filho, nós sabemos o quanto é difícil o processo de FIV no Brasil para casais gays. Por isso, nossa luta está só começando, queremos dividir nossas experiências, erros e acertos para ajudar outras famílias que sonham em ter filhos”, ressalta Tonanni.
Ficamos todos na torcida por essa linda família! Saúde e felicidade!!!
Com Assessoria
Shares:

Related Posts

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *