Personagens da animação Divertida Mente, que explora a importância das emoções na saúde mental, inspirou atividades lúdicas que arrancaram gargalhadas e chamaram a atenção das crianças em tratamento no Pronto Socorro Infantil do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, em mais uma edição do projeto “Pronto-Sorriso”.
Durante a ação houve encenações e danças das emoções: alegria, tristeza, raiva, vergonha, tédio, ansiedade e o nojo. “Quando chegaram eu já sabia qual era o filme, pois eu sou fã. Fiquei muito feliz, pois eu pude cantar, dançar e fazer fotos com a minha emoção favorita, que é a ‘vergonha’. Acho que é porque eu sou um pouco tímida e acabo me identificando”, declarou a pequena Ana Luiza, 8 anos.
Já Vivian Emanuelle, de 6 anos, ficou emocionada com a presença da “alegria” enquanto aguardava atendimento. “Sou um pouco envergonhada, mas acredito que apesar desse sentimento, a minha alegria anda sempre comigo também. Por isso eu acho que todos os sentimentos são importantes, até mesmo quando a gente vem ao médico. Estava nervosa, mas agora eu estou muito feliz”, descreveu.
Projeto
A programação foi cuidadosamente preparada pela Comissão de Humanização (CH) e por voluntários do HRAS para desmistificar a imagem de que a hospitalização ou a visita ao médico é sempre associada a sofrimento ou dor. Utilizando o contexto da animação, a equipe criou uma atmosfera acolhedora e divertida, onde as emoções foram protagonistas desse momento da vida.
O Hospital Abelardo Santos reforça a missão de cuidar da saúde não só física, mas também emocional de seus pacientes, transformando a experiência hospitalar em um momento de aprendizado, coragem e, acima de tudo, alegria, com a iniciativa Pronto-Sorriso. A atividade acontece sempre no último dia de todos os meses, e em cada edição, a Comissão de Humanização escolhe um tema diferente e estratégico.
A supervisora de humanização, Suzane Gonzaga, explica que, com a interação dos personagens inspirados no filme Divertida Mente, espera-se criar momentos de diversão e reflexão. “Assim, cria-se um ambiente acolhedor, tanto para as crianças como para os seus acompanhantes, para que possam reconhecer e lidar com suas emoções, reduzindo o estresse e a ansiedade associados à hospitalização”, afirma.
Suzane Gonzaga acrescenta: “A animação infantil foi escolhida porque aborda as emoções de uma forma lúdica e de fácil entendimento, ajudando as crianças a expressarem seus sentimentos e a enfrentarem os desafios com mais leveza. É gratificante ver os sorrisos e ouvir as risadas durante as atividades, pois sabemos que estamos fazendo a diferença na recuperação dessas crianças”.
A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, reforça que o projeto Pronto-Sorriso é uma das muitas ações com o objetivo de transformar a experiência hospitalar em algo mais positivo. “Sabemos que estar em um hospital pode ser um momento difícil, e nosso papel é não apenas oferecer o melhor tratamento médico, mas também criar um ambiente que contribua para o bem-estar emocional dos nossos pacientes”.