A mais conhecida e respeitada campanha de prevenção no Brasil está fazendo 10 anos. O Outubro Rosa está de volta com uma série de ações para conscientizar a população para uma doença que deve atingir cerca de 60 mil brasileiras este ano: o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor é um dos mais incidente entre as mulheres. É a quinta causa de morte de câncer em geral (mais de 500 mil óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, organização que trouxe a campanha Outubro Rosa para o Brasil em 2008, com ações simultâneas em diversas cidades, criou a campanha #CompartilheSuaLuta, para estimular a formação de redes de apoio, mostrando que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e mesmo junto a outras pessoas que entendem o que o paciente está vivendo.

A informação úteis para enfrentar o câncer de mama e as bases para fazer parte de uma transformação no cenário da doença no país. Apesar de ser uma batalha individual, ainda é possível dividir os desafios dessa trajetória do enfrentamento da doença”, afirma  médica mastologista Maira Caleffi e presidente voluntária da Femama.

Em todo Brasil, as ONGs associadas à Femama promoverão ações locais relativas ao câncer de mama e caminhadas durante todo o mês de outubro. Elas ocorrem em diversos estados, estando já confirmadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Ceará, Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso do Sul (confira no site da FEMAMA).

Cristo Redentor iluminado e jantar a R$ 600

Já a Fundação Laço Rosa, que também realiza uma série de ações para disseminar conhecimento sobre a doença, abre sua programação de Outubro Rosa com a iluminação do Cristo Redentor nesta terça-feira, 2 de outubro, às 18h. Com apoio da Arquidiocese, Trem do Corcovado e Paineiras, também são esperadas muitas pacientes em tratamento, este ano, em especial, muitas pacientes metastáticas, que se unem nesse momento de renovação da fé.

É um momento que enaltece os esforços movidos todos os dias do ano. Torcemos para que todos os que se sintam tocados ao longo deste mês de alerta sejam motivados a abraçar a causa do câncer de mama de forma contínua. Esse é o nosso grande desafio!”, destaca Marcelle Medeiros, presidente voluntária da Fundação Laço Rosa.

A celebração da Laço Rosa continua no Hotel Fasano, a partir das 20h, onde personalidades, famosos e convidados se reúnem na Festa LaçoRosa, evento que já faz parte do calendário da cidade e cuja renda da venda dos convites — que podem ser adquiridos nas redes sociais da Laço Rosa e cujo primeiro lote será vendido a R$ 600 — é revertida, integralmente, às ações da instituição. O projeto de decoração será assinado por Patrícia Vaks, o cerimonial é de Nicole Ofeiche Eventos e a lista de convidados é do RP Vinícius Belo. 

Campanha #sororidaderosa reúne celebridades

Criada pela agência de publicidade F/NAZCA Saatchi & Saatchi, a comunicação institucional da Laço Rosa foi inspirada na sororidade, palavra que descreve a união entre mulheres para alcançar objetivos em comum, e reforça o valor das alianças de empatia e companheirismo.

Atrizes e influenciadoras estão sendo convidadas a abraçarem a #sororidaderosa e assumirem o sobrenome Rosa em seus perfis nas redes sociais. Além disso, todos os que seguirem o exemplo podem baixar, no www.fundacaolacorosa.com/sororidaderosa um RG ilustrado idêntico ao que será usado pelas celebridades na internet.

Queremos despertar esse movimento de irmandade e de apoio entre mulheres durante todo ano para manter o câncer de mama nas pautas, agendas e prioridades das políticas públicas. Por isso, precisamos de ajuda financeira e de apoio o ano inteiro, porque a doença não escolhe apenas outubro para se manifestar”, explica Marcelle.

Campanha #50tonsderosa vai falar de sexo

A campanha #50tonsderosa também promete gerar debate, porque fala de um assunto que já é tabu entre pessoas saudáveis, e mais ainda entre pacientes com câncer: sexo.  “Há vida apesar do câncer, durante e após a doença. O debate vai ganhar os consultórios médicos e o objetivo é que pacientes, parceiros e parceiras possam abordar o assunto sem medo de ser feliz”, destaca Marcelle.

Para reforçar o tema, a renomada fotógrafa Nana Moraes foi convidada para registrar cliques de quatro pacientes de diferentes idades e momentos do tratamento. O resultado é um livro com as fotos e textos inéditos, que estará disponível no site www.fundacaolacorosa/50tonsderosa, e a exposição #50tonsderosa, que entra em cartaz no Rio de Janeiro a partir de 15 de outubro, simultaneamente no Metrô e na Casa de Cultura Laura Alvim. Esta ação tem apoio de FQM Ginecologia/Hidrafemme.

Empresas aderem ao selo ‘Amigo Rosa’

ovos mantiqueira outubro rosa

Em apoio à campanha, o Grupo Mantiqueira lança uma edição especial dos Ovos Solidários, onde 10% das vendas é revertida em prol da Fundação Laço Rosa. Batizada de “Ovos Solidários Outubro Rosa”, a campanha terá distribuição limitada de 1 a 31 de outubro .Para celebrar a data, as embalagens ganharam roupagem especial em tons de rosa e poderão ser encontradas com exclusividade nas principais redes de supermercados do estado do Rio de Janeiro.

A rede carioca de supermercados Prezunic anunciou que vai reverter parte da venda de produtos sinalizados com o selo ‘Outubro Rosa‘ para a Fundação Laço Rosa, que mantém o Banco de Perucas. Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a campanha, as fachadas de 27 lojas da rede serão iluminadas de cor de rosa durante todo o mês. O Prezunic também marcará presença no evento de iluminação do Cristo Redentor de cor de rosa, nesta terça-feira (2 de outubro).

Entre as demais marcas com selo “Amigo Rosa” que apresentarão produtos especiais para o Outubro Rosa com renda revertida à instituição estão nomes como:  Grendene, com uma edição especial da sandália Ipanema; Duloren, que terá linha especial de soutiens desenhada para mulheres mastectomizadas; Dafiti; Pantene; Loja Ana Botafogo; Lenny Nyemeyer; Zinzane; Afghan; Pfizer; Anneethun; Grand Cru; e Carolina Herrera.

O Metrô Rio e o Instituto Invepar também são parceiros da Laço Rosa, pois é em sua sede administrativa que a instituição está baseada.

Mamatch: conexão na palma da mão

Como parte da campanha #CompartilheSuaLuta, a Femama desenvolveu, com parceria voluntária da Agência Mestiça e de Vee Digital Tecnologia, o MAMAtch, aplicativo que visa promover a formação de uma rede de interesse e informação relacionada ao câncer de mama, conectando pacientes, familiares, ONGs, profissionais de saúde e pessoas envolvidas no enfrentamento da doença.

Disponível a partir de 1º de outubro, a plataforma permitirá que usuários deem “match” em perfis de interesse; ou seja, unirá pessoas com interesses semelhantes para fomentar a troca de informações e experiências. “A ideia partiu da percepção de que muitas pessoas não sabem que podem contar com o apoio de ONGs e de outras pessoas que entendem seus desafios durante o enfrentamento da doença”, adianta Maira Caleffi.

Ao criar o perfil, é possível selecionar em qual categoria o usuário enquadra-se (paciente, familiar, profissional de saúde, ONG, entre outros). Na navegação, também será possível tirar dúvidas com um atendente virtual da Femama, encontrar a ONG mais próxima para obter apoio, e receber notificações referentes a novidades sobre o câncer, direitos e formas de se engajar com a causa. O nome da plataforma é uma brincadeira que faz referência a aplicativos de relacionamento, porém, focado no universo do câncer de mama.

A importância da rede de apoio

Com a campanha deste ano, a ideia da Femama é “lançar luz” para o importante papel do terceiro setor nesse cenário. Segundo Maíra, aproximar-se de uma ONG representa encontrar apoio no universo formado por dezenas de milhares de pacientes, familiares e cuidadores que também buscam formas de encarar o câncer de mama. “Queremos estimular que compartilhem dúvidas, desafios, aprendizados e vitórias e possam com isso encontrar apoio, conhecer seus direitos, inspirar e promover uma transformação no cenário do câncer por meio de seu envolvimento”, diz a médica.

O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama, a fim de proporcionar maior acesso à assistência em saúde e reduzir os índices de mortalidade pela doença. Hoje, a entidade trabalhava ativamente na defesa de direitos de pacientes que vêm enfrentando a doença.

“Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca da doença – assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira de assistência oncológica e pode contribuir, na medida em que isso fizer sentido, com seu engajamento”, reforça.

Segundo Maíra, ter apoio, informação e conhecer seus direitos contribui para que o paciente tenha papel mais ativo durante o tratamento, com respaldo para exigir o que é melhor para si. “Existem pessoas que não sabem que podem contar com as ONGs, ou que não sabem de que maneira elas podem ajudar. A descoberta da doença remete a uma série de protocolos, exames e tratamentos e não lhes ocorre nesse processo a busca de suporte junto a essas instituições. Existe uma oportunidade para os próprios médicos estabelecerem essa ponte, mas ainda não vemos isso acontecer efetivamente. Por meio dessa campanha, queremos lembrar que é possível acessar as organizações e como elas podem trocar informações sobre a doença e o enfrentamento do câncer”.

Confira a programação e os parceiros

Além da campanha #CompartilheSuaLuta, que conta com o investimento social de Condor, Novartis e Roche, a Femama realiza parceria especiais com diversas empresas durante o Outubro Rosa para levar a mensagem da conscientização para o câncer de mama adiante. Veja:

Anna Pegova – A empresa de cosméticos Anna Pegova doará à Femama parte do valor obtido com as vendas do produto Crème Anti-Âge Pluri Active realizadas em outubro.

Azul – Pacientes que venceram o câncer de mama estarão presentes em aviões da companhia em dias específicos, falando com passageiros sobre a doença. A Azul fará ainda uma doação de passagens aéreas para a Femama, para que seja realizado evento de capacitação de ONGs associadas e fortalecimento da rede.

Condor – Parte do valor da venda de kits de escova para cabelos, escova de dentes feminina, vassoura e esponja será revertida à Femama pela Condor. Além disso, a marca realizará a ação Like do Bem, que associa curtidas no Facebook a um valor adicional a ser revertido à Federação. Quanto mais likes a ação receber, maior será o valor doado à Femama,

Pandora – A marca de joias Pandora reverterá à Femama parte da venda das joias PANDORA + um chaveiro rosa personalizado.

Mais sobre a Femama

Atualmente, a Femama é formada por 74 associações de pacientes em todas as regiões do Brasil capazes de fornecer suporte em diversas frentes. Elas podem oferecer apoio com serviços gratuitos, como psicologia, nutrição, fisioterapia e advocacia, além de auxílio na realização de exames e tratamentos, e empréstimos de próteses e perucas, de acordo com as características de cada instituição. Representam, ainda, fonte de informação a respeito do câncer de mama, a fim de munir de conhecimento pacientes e todos envolvidos no enfrentamento da doença.

Outra forma de atuação das ONGs é o advocacy.  Por meio dele, trabalham ativamente para influenciar a formulação de políticas públicas que ampliem o acesso a diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

“Por exemplo, por meio das ações de advocacy, conseguimos impulsionar a aprovação do Ministério da Saúde para a inclusão no SUS do pertuzumabe e trastuzumabe para tratamento do câncer de mama metastático HER2 positivo, o que beneficiará muitas pessoas que dependem do tratamento”, conta Maira Caleff.

Pacientes e comunidade podem contribuir com esses esforços participando de mobilizações online ou presenciais promovidas pelas ONGs, como a participação em consultas públicas, respostas a enquetes, pressão a tomadores de decisão, entre outros.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela Femama e por suas ONGs serão apresentados no World Cancer Congress 2018, organizado pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), que é realizado de 1º a 4 de outubro, na Malásia. A Femana teve seis pôsters selecionados para serem apresentados no Congresso, com resultados de ações referentes à inclusão de alternativas terapêuticas para câncer de mama metastático no SUS, necessidade do registro compulsório, articulação com lideranças políticas femininas no combate ao câncer, entre outros.

Por meio do site da Femama é possível encontrar as ONGs presentes em cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer a rede.

Mais sobre a Fundação Laço Rosa

Em 2011, nasceu a Fundação Laço Rosa — uma instituição sem fins lucrativos, fruto da emocionante história de vida de três irmãs, e que hoje se destaca não só no Brasil, mas internacionalmente, na disseminação da informação de qualidade, na influência de políticas públicas para o câncer de mama e na defesa de direitos de pacientes e resgate da autoestima. Além do pioneiro Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu mais de 6 mil famílias — a Fundação está à frente de iniciativas como o programa Força na Peruca, que capacita novos profissionais no ofício da perucaria.

Seu portal e seu canal no Youtube são plataformas de interatividade e fontes seguras para assuntos científicos relacionados ao câncer e comportamento feminino.  Além disso, integrante da FECCM (Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama do Estado do RJ), a Laço Rosa promove anualmente o Outubro Rosa com uma série de ações e também o “Fórum de Políticas para o Câncer de Mama (+ Encontro Estadual de Pacientes)”. Neste último, reúne pacientes, médicos e autoridades num sólido debate sobre os entraves para diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Da Redação, com Assessorias

 

 

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