Um dos pratos mais conhecidos e amados em todo o mundo, o macarrão tem seu dia próprio, comemorado em 25 de outubro. Criada em 1995, durante o Congresso Mundial do Macarrão, evento anual que reúne produtores e especialistas da área em Roma, na Itália, a comemoração ganhou força no Brasil a oficialmente no Brasil a partir de 2014, com apoio da indústria e de restaurantes.
Em meio a diversas histórias de origem, incluindo uma “briga” entre China e Itália pela invenção, a massa é, na verdade, é uma “obra milenar”. Embora muita gente associe o macarrão à Itália, sua origem é atribuída à China, onde registros históricos apontam que versões da massa já eram consumidas há milhares de anos.
Presente no dia a dia dos brasileiros, o macarrão é um alimento democrático, acessível e que se adapta a todos os gostos e momentos. Seja em uma receita rápida para a correria da semana ou em preparações mais elaboradas para ocasiões especiais, ele sempre marca presença nas mesas de famílias e amigos.
A versatilidade também é um dos segredos para o sucesso mundial que o macarrão conquistou, já que combina com molhos variados, legumes, carnes, frutos do mar e queijos, permitindo infinitas possibilidades de combinações. Além disso, o macarrão é um prato que atravessa gerações, carregando memórias afetivas e tradições familiares que passam de pais para filhos.
O macarrão é mais do que um prato: é memória afetiva, é encontro, é aconchego. Presente nas mesas brasileiras em diferentes ocasiões, está sempre associado à praticidade e à criatividade na cozinha. Para Débora Alberti, chef e cofundadora da rede de culinária italiana Itália no Box, a paixão pelo macarrão está na sua versatilidade.
A massa combina com ingredientes simples ou sofisticados, abraça diferentes culturas e cria memórias afetivas. É um alimento democrático e atemporal”, comenta.
Como incluir o macarrão em uma dieta saudável e prática?
Misturado e legumes e verduras, pode ser um aliado da dieta
Envolto em alguns mitos, o macarrão pode trazer diversos benefícios, fazer parte de dietas equilibradas, uma vez que o carboidrato é um nutriente fundamental para atividades diárias que consomem energia como trabalhar, correr e andar.
De acordo com especialistas, a dica é se atentar para a quantidade consumida aliando à prática de exercícios físicos, além de que o uso de molhos mais leves, combinado com o consumo de legumes e verduras, pode ser um grande aliado na perda de peso.
O macarrão, um alimento básico em muitas dietas ao redor do mundo, possui uma série de benefícios e efeitos, que podem variar dependendo de como são consumidas e preparadas, mas representam uma opção saudável para atender as necessidades nutricionais de qualquer pessoa e estilo de vida.
Outro benefício é o fato de ser uma alimentação acessível, fácil de preparar e versátil, permitindo combinações com uma ampla variedade de ingredientes saudáveis como vegetais, proteínas magras e azeite de oliva, aumentando seu valor nutricional.
Macarrão está presente na dieta de atletas de alto rendimento
Para pessoas que praticam atividades físicas intensas, o macarrão pode ser uma excelente fonte de carboidratos para repor os estoques de glicogênio muscular após o exercício. Embora não seja uma proteína completa, o macarrão contém uma boa quantidade de proteína vegetal, especialmente quando combinado com leguminosas ou produtos lácteos.
O macarrão pode até mesmo, das rotinas alimentares de atletas de alto nível. É o caso de diversos atletas do vôlei, como Renata, atual campeão paulista e que disputa a elite do esporte no Brasil.
Segundo Maurício Borges, ponteiro da equipe e da Seleção Brasileira, ele se sente mais preparado para as partidas. “Eu como macarrão todos os dias e, principalmente, nas refeições anteriores aos jogos, faço sempre com ovo ou frango, isso me dá mais energia, me deixa mais forte para o jogo”, comentou.
Desde 2022 no clube, Lucas Borges, que atua como oposto, comentou que o macarrão faz parte do seu cardápio nutricional. “Sigo uma dieta junto a uma nutricionista e sempre como, principalmente no jantar, junto com carne e legumes, sempre fica muito saboroso e faz total diferença na minha alimentação”, contou.
Macarrão com farinha integral fornece mais nutrientes
Quando feito de farinha integral, o macarrão oferece fibras, vitaminas e minerais, como ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. As fibras são importantes para a saúde digestiva, ajudam a controlar os níveis de colesterol e promovem a sensação de saciedade.
Carboidratos complexos, como os encontrados no macarrão integral, liberam glicose lentamente na corrente sanguínea, fornecendo energia de forma constante e evitando picos de açúcar no sangue.
O macarrão integral tem uma maior quantidade de fibras, o que pode ajudar a controlar o apetite e melhorar a saciedade, contribuindo para a manutenção de um peso saudável. É recomendado o consumo diário de 3 a 5 porções de grãos integrais, o que equivale a 1/3 do prato, ou 90 gramas de massa.
O macarrão, especialmente o integral, é uma excelente opção para quem busca praticidade e sabor, mas também é uma alimentação mais equilibrada e nutritiva”, afirma Davi Nogueira, engenheiro de alimentos do Pastifício Selmi, que produz as marcas Renata, Galo e Todeschini, “Trabalhamos constantemente para oferecer produtos que atendam às necessidades de nossos consumidores, contribuindo para uma dieta saudável e rica em fibras, vitaminas e minerais”.
Dicas para consumir macarrão de forma saudável
- Atenção ao tamanho das porções: evite exageros e tenha porções controladas.
- Combine com ingredientes saudáveis: acrescente vegetais, legumes, peixes ou frango grelhado para aumentar o valor nutricional da refeição.
- Evite molhos gordurosos: prefira molhos à base de tomate, pesto ou azeite de oliva, que são mais leves.
Leia mais
Macarrão na alimentação sem culpa. É só não abusar
Como escolher alimentos mais saudáveis nos supermercados
Por que os brasileiros estão aderindo à dieta sem carne?
Consumo de macarrão no Brasil
No Brasil, o macarrão chegou com a família real portuguesa, em 1808, ficando popular no gosto do brasileiro décadas depois, no final do século XIX, graças aos imigrantes italianos, que trouxeram esse costume para o dia a dia dos brasileiros.
Desde então, o macarrão foi se adaptando ao nosso paladar, à nossa criatividade na cozinha e ao jeitinho brasileiro de misturar sabores e ingredientes. Em cada canto do país, a massa ganhou uma nova cara, com receitas que misturam tradição, afeto e aquele toque de criatividade que só a cozinha brasileira tem.
Hoje, o macarrão é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. A preferência nacional é inquestionável, já que o macarrão está presente em 98,8% dos lares brasileiros, consolidando-se como um item indispensável, sendo consumido de muitas formas, seja com o tradicional molho à bolonhesa, molho branco ou até com arroz e feijão, no prato feito de cada dia.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) apontam que as massas são um dos 10 produtos mais presentes na mesa das famílias.
Segundo a International Pasta Organization, o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores consumidores do planeta, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos, com média de 6 kg de massa por pessoa ao ano.
Em parceria com a Kantar Brasil, a Abimapi revelou que o consumo no país cresceu 5,6% entre janeiro e agosto de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 875.938 toneladas e refletindo o amor dos brasileiros por esse alimento.
As variações do macarrão
O macarrão, principalmente o produzido com sêmola de trigo duro, é um superalimento prático que merece ser celebrado. Sua excelência nutricional está na base de uma alimentação equilibrada, já que quando preparado no ponto al dente apresenta a textura perfeita que encanta o paladar.
Para isso, a tecnologia da indústria eleva o macarrão a um patamar de versatilidade imbatível. Dos longos espaguetes aos formatos mais elaborados como Capelli D’Angelo, Farfalle, Linguine, Pappardelle e as variações em composição como integral, protein, orgânico e sem glúten que abrem um universo de possibilidades culinárias, adaptando-se a qualquer molho, ingrediente ou inspiração.
Outro destaque é que o macarrão é um campeão de acessibilidade e sabor. É o ingrediente que, com seu preço justo e alto valor nutritivo, protagoniza a refeição, garantindo que o prazer de comer bem esteja ao alcance de todas as famílias diariamente.
História e curiosidades
Da China antiga ao macarrão instantâneo, a massa se reinventa e segue como paixão global
O macarrão é um verdadeiro cidadão do mundo. Pesquisas arqueológicas revelam que massas feitas de grãos já eram consumidas na China há mais de 4 mil anos, enquanto a versão que conhecemos hoje ganhou forma na Itália medieval, tornando-se símbolo da culinária mediterrânea.
Muito se discute sobre as origens do macarrão, se vem da Itália ou da China, e uma das histórias mais difundidas traz justamente os dois países: o mito de Marco Polo (1254–1324). Nela, o mercador veneziano, após viagens à China no século XIII, teria trazido o macarrão para a Itália. Segundo a narrativa, ele teria conhecido os noodles chineses e levado a ideia para Veneza, onde o prato teria dado origem à pasta italiana.
No entanto, segundo a historiadora Wanessa Asfora, tudo isso não passa de lenda, e a verdadeira origem data-se de mais de 11 mil anos atrás, no território chinês. Isso, pois, na época, supostamente já se fazia massas, utilizando apenas farinha de trigo e água, receita que foi ganhando cada vez mais sofisticação com o passar dos anos.
Posteriormente, ele chegou à Itália, local onde teve receitas aprimoradas, já que os italianos começaram a umedecê-la com molhos. As curiosidades não param: o maior prato de macarrão do mundo foi preparado em Cingapura, em 2010, e pesava impressionantes 1.951 quilos.
Yakisobas trazem herança milenar das origens do prato
A história, porém, não para por aí: em 1958, o taiwanês Momofuku Ando criou o macarrão instantâneo, conhecido no Brasil como “miojo”, transformando a massa em refeição rápida e prática, que hoje é sucesso global. Pelo mundo, são diversas as receitas e versões, como os yakisobas, ou simplesmente “macarrões fritos em molho”, que carregam essa herança. Eles também vieram da China, mas sua popularização se deu no Japão.
Tudo começou com o chuukamen, nome dado ao macarrão chinês, que chegou ao país nipônico na era Edo, entre os séculos XVII e XIX, mas sem muita popularidade, uma vez que era consumido apenas pelos mais abastados. Já na Era Meiji, entre os séculos XIX e XX, ocorreu a abertura dos portos, o que mudaria tudo a partir dali, popularizando-o.
Leia mais
5 alimentos e 3 receitas que ajudam a prevenir o câncer
10 receitas de inverno: sopas e saladas para aquecer
6 receitas para curar a ressaca
Receitas que unem tradição e afeto
O Dia Mundial do Macarrão é uma ocasião perfeita para reunir a família e os amigos em torno da mesa e valorizar o sabor que só esse prato pode oferecer. A chef Débora Alberti reforça a importância dessa massa que virou parte da nossa cultura alimentar.
Simples, aromático e reconfortante, o prato traduz a essência da cozinha italiana: poucos ingredientes, preparo cuidadoso e muito sabor. Cozinhar massa é um gesto de carinho. É reunir as pessoas em torno da mesa e criar momentos de prazer”, resume a chef Débora Alberti.
Para celebrar o Dia do Macarrão, ela compartilha uma receita prática e cheia de frescor:
Penne ao molho de tomates frescos e manjericão
Ingredientes
- 500 g de penne
- 6 tomates maduros
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picados
- Folhas de manjericão fresco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Queijo parmesão ralado para finalizar
Modo de preparo
- Cozinhe o penne em água salgada até ficar al dente.
- Retire a pele dos tomates, corte em cubos e reserve.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho.
- Acrescente os tomates e cozinhe por cerca de 10 minutos, até formar um molho rústico. Tempere com sal e pimenta.
- Escorra o macarrão e envolva no molho. Finalize com manjericão fresco e parmesão.
Espaguette com Camarão Picante
A massa Isabela traz uma receita prática, com cara de ocasião especial, para aproveitar o melhor da data. O Macarrão com Camarão Picante traz a combinação do molho levemente apimentado com o sabor marcante do camarão, resultando em um prato saboroso e fácil de fazer. Confira o passo a passo!
Ingredientes:
Para o molho:
- 500g de camarões médios limpos
- ½ colher (sopa) de Lemon Pepper
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 4 tomates italianos bem maduros picados
- 1 pitada de açúcar
- Sal a gosto
- 5 colheres (sopa) de cebolinha picada
Para a massa:
- ½ embalagem de Espaguete com Ovos (250g)
- 1 colher (sopa) de sal
Preparo:
- Tempere o camarão com o Lemon Pepper e reserve em geladeira, para tomar gosto, por 15 minutos.
- Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor.
- Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto.
- Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 45 minutos.
Dica do Chef: Se você gosta de um toque mais picante, use o dobro da quantidade de Lemon Pepper no momento de temperar os camarões.
O Dia do Macarrão é a desculpa perfeita para preparar uma receita diferente e cheia de sabor.
Macarrão ao molho pesto
Para quem quer celebrar a data saboreando diferentes versões do prato, a Kikkoman explica o passo a passo de duas receitas exclusivas – Macarrão ao Molho Pesto e Macarrão à Bolonhesa. Confira:
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes
1 e ½xícara (chá) de folhas de manjericão fresco lavado
⅓ xícara (chá) de azeite
1 dente de alho pequeno em cubos
4 colheres (sopa) de castanha de caju
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de Shoyu
1 pacote de macarrão tipo espaguete cozido al dente e escorrido (500g)
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Manjericão para finalizar
Modo de preparo
Bata no liquidificador o manjericão, o azeite, o alho, a castanha, o queijo e o Shoyu até ficar homogêneo.
Despeje o macarrão em uma travessa, adicione o molho e misture delicadamente até que o molho esteja completamente incorporado ao macarrão.
Sirva em um prato, polvilhe parmesão e finalize com folhas de manjericão. Está pronto para servir.
Macarrão à Bolonhesa
Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 5 porções
Ingredientes
500 g de macarrão a gosto: espaguete, talharim, linguine, etc.
1 col.(sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho grandes picadinhos
400 g de carne moída a gosto: patinho, coxão duro, acém, etc
2 latas de tomates pelados picadinhos (com o suco)
4 col.(sopa) de extrato de tomate
1/3 xíc. (chá) de Molho de Ostra
2 col. (sopa) de Molho de Soja para pratos quentes refogados
1/2 xíc. (chá) de ervas frescas ou secas picadas a gosto: tomilho, alecrim, manjericão, orégano, etc.
Pimenta a gosto
Sal se necessário
1 xíc. (chá) da água do cozimento do macarrão
50 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Cozinhe a massa conforme as instruções do fabricante.
Retire 1 xícara de chá da água do cozimento. escorra a massa e reserve aquecida.
Em uma panela grande ou wok, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho e frite até dourar, coloque a carne, frite bem, junte o Molho de Ostra e o Molho de Soja para pratos quentes refogados, mexa bem e frite por cerca de 5 a 7 minutos, sempre mexendo para não deixar juntar água.
Acrescente o tomate pelado picado + o suco, o extrato de tomate, as ervas picadas e a água do cozimento. Deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos em fogo baixo para reduzir e apurar o molho. Acerte o sal se necessário.
Sirva com o macarrão, acompanhado de queijo ralado.
Ninho Recheado ao Forno
Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, traz duas sugestões para deixar o dia ainda mais delicioso: o Ninho Recheado ao Forno, que combina praticidade e sabor em uma versão que agrada toda a família, e o Espaguete ao Molho de Camarão com Leite de Coco, que traz aquele toque regional irresistível. Confira o modo de preparo da receita abaixo:
Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão Ninho
- 2 copos de Requeijão Cremoso
- 150g de presunto fatiado em cubos
- 150g de mussarela fatiado em cubos
- 150g de azeitonas picadas
- 100g de champignon
Para o molho:
- 500g de carne moída
- 500g de extrato de tomate
- Temperos: óleo, alho, cheiro verde, tempero em pó, sal a gosto
Preparo:
- Comece preparando o molho. Aqueça o óleo em uma panela e coloque o alho para dourar. Em seguida, coloque a carne moída e mexa bem. Junte o sal, o tempero em pó e o cheiro-verde, frite bem.
- Misture o extrato de tomate e acrescente um pouco de água. Deixe ferver e desligue o fogo. Reserve.
- Num refratário grande, forre o fundo de uma forma quadrada com o molho da carne moída. Coloque os ninhos ainda crus. Sobre eles, coloque o requeijão e acrescente presunto, a mussarela, as azeitonas e o champignon.
- Cubra-os com o molho da carne moída. Forre a forma com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos.
- Tire do forno e sirva.
Espaguete ao Molho de Camarão com Leite de Coco
Ingredientes:
- 1 pacote de Espaguete
- 400g de camarões limpos e sem casca
- 2 colheres de sopa de azeite-doce
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata de molho de tomate
- 200ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 50g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
Preparo:
- Faça o espaguete seguindo as instruções da embalagem.
- Em uma frigideira funda, refogue a cebola e o alho em uma colher de sopa de azeite doce.
- Adicione o camarão e espere ele ficar rosado.
- Coloque o molho de tomate e deixe todo o conteúdo da panela cozinhar por 5 minutos.
- Acrescente ao molho o leite de coco e acerte o sal e a pimenta.
- Em uma travessa, coloque o espaguete e o molho por cima.
- Finalize com o azeite, a salsa e o queijo.
Tempo de preparo: 30 minutos.
Macarrão Gratinado
Para celebrar o Dia Mundial do Macarrão, a Vitarella traz três receitas especiais. Macarrão Gratinado e a Macarronada de Ninho com Queijo Gratinado se destacam pela cremosidade. A outra opção é o Parafuso com Caponata, que conta com ingredientes como berinjela, abobrinha e pimentões. Confira o modo de preparo abaixo:
Ingredientes
- 1 pacote de Penne cozido
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1/2 colher de sopa de tempero de alho
- 200 g de presunto
- 1 cebola picada
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 gemas
- 4 colheres de sopa de amido de milho
- 1 litros de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Parmesão para gratinar a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela, derreta a margarina, junte o tempero pronto e o presunto e deixe fritar por alguns minutos.
- Acrescente a cebola e refogue mais um pouco.
- Junte o leite, com as gemas e o amido de milho já dissolvidos, e depois o parmesão.
- Acerte o sal e coloque a pimenta.
- Mexa até engrossar.
- Em uma travessa coloque o macarrão e jogue por cima o molho.
- Mexa um pouquinho para misturar, jogue queijo ralado por cima e cubinhos de margarina.
- Leve ao forno para gratinar.
Parafuso com Caponata
Ingredientes:
- 1 embalagem de Parafuso (400g)
- 8 colheres (sopa) de azeite
- 5 dentes de alho, picados
- 1 cebola média, em cubos
- 1 pimentão verde, em cubos
- 1 pimentão vermelho, em cubos
- 1 pimentão amarelo, em cubos
- 1 berinjela grande, em cubos
- 2 abobrinhas médias, em cubos
- 500ml de molho de tomate
- sal, pimenta-do-reino, salsa e folhinhas de manjericão a gosto
- queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
- Comece preparando a caponata. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola, os pimentões, a berinjela e por último as abobrinhas. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a salsa. Acrescente as uvas passas, mexa delicadamente e reserve.
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Numa panela média aqueça o molho de tomate e reserve.
- Escorra a massa, acrescente o molho de tomate e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima a caponata, polvilhe queijo parmesão, decore com as folinhas de manjericão e sirva a seguir.
Macarronada de Ninho com Queijo Gratinado
Ingredientes:
- 1 pacote macarrão Ninho
- 400g Queijo Muçarela
- 400g Presunto
- 300g Parmesão ralado
- 400g Molho de tomate
- 2 litros Leite
- 100g de farinha de trigo
- 100g de manteiga
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a massa de uma por uma em água e sal. Por 3 minutos, para que o ninho não perca o formato. Reserve.
Para o molho branco:
- Coloque em uma panela: a manteiga e o trigo em fogo baixo, mexendo sempre. Até deixar uma camada leve dourada/ ficar com uma consistência arenosa.
- Acrescentar o leite e mexa sempre para não empelotar.
- Adicionar 200g de queijo parmesão. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto.
Para montagem:
- Em uma travessa disponha o molho branco no fundo.
- Envolva os Ninhos previamente cozidos com queijo muçarela. E colocar sobre o molho branco na travessa.
- Recheie os Ninhos com molho de tomate, presunto em tirinhas um pouco mais de molho branco e queijo parmesão ralado.
- Cubra com papel alumínio e leve para o forno.
- Agora é só servir.
Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha
Para celebrar essa data tão especial, Adria preparou três receitas que vão inspirar você a preparar o seu macarrão preferido e transformar o Dia do Macarrão: Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha, Bavette com Camarão ao Creme de Açafrão e Pena ao Molho de Linguiça com Couve. Aproveite para testar as diferentes possibilidades de acompanhamento. Confira as receitas!
Ingredientes:
Salada:
1 embalagem de Espaguete com Ovos
5 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 cebolas médias, picadas
2 abobrinhas médias, em cubinhos
5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
500g de filé de salmão
2 dentes de alho, picados
Sal e alecrim a gosto
Modo de Preparo:
– Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.
– Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fica macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.
– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
– Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.
Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.
Toque do chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos
Bavette com Camarão ao Creme de Açafrão
Ingredientes:
Para o molho
40 pistilos de açafrão
500 ml de creme de leite fresco
Sal gosto
2 colheres (sopa) de azeite
20 camarões médios, limpos
1 abobrinha italiana média, cortada em palitos
Para a massa
¼ de embalagem de Bavette Grano Duro
½ colher (sopa) de sal
2 talos de cebolinha picados
Modo de Preparo:
– Hidrate o açafrão em 4 colheres (sopa) de água quente. Em uma panela coloque o creme de leite, junte o açafrão hidratado, tempere com o sal e ferva em fogo baixo por cerca de 5 minutos para encorpar, até reduzir à metade. Desligue o fogo e reserve.
– Aqueça o azeite em uma frigideira, doure rapidamente os camarões, tempere-os com sal, mexa e reserve. Na mesma frigideira salteie ligeiramente a abobrinha para que se mantenha crocante. Tempere com sal e junte aos camarões reservados.
– Em uma panela grande, ferva 3 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, misture delicadamente ao molho aquecido para que toda a massa fique envolvida e junte os camarões e a abobrinha. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.
Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Pena ao Molho de Linguiça com Couve
Ingredientes:
1 embalagem de Pena Ovos Adria (500g)
500g de lingüiça de frango
1 maço de couve manteiga em tirinhas
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
700ml de molho de tomate
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
– Corte 2 gomos de linguiça em rodelas.
– O restante retire a pele e bata a carne no liquidificador e reserve.
– Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, junte a cebola, o alho, a linguiça moída e as rodelas e deixe refogar bem.
– Retire as rodelas de linguiça e reserve.
– Acrescente a couve manteiga, acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino e deixe refogar por mais 5 min e reserve.
– Em uma panela grande ferva 5L de água com sal e cozinhe a massa.
– Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
– Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Em uma panela média, aqueça o molho de tomate e reserve.
– Escorra a massa, acrescente o molho e o refogado de linguiça com couve e envolva tudo com a ajuda de dois garfos grandes.
– Decore com as rodelas de linguiça e sirva a seguir.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos
Com Assessorias de Selmi, Itália in Box, Adria, Vitarella, Isabela e Kikkoman



Rendimento: 6 porções











