Levantamento do Grupo Conexa, junto à plataforma Psicologia Viva, revela que 76% dos pacientes que procuram por atendimentos psicológicos online são mulheres. A faixa etária mais frequente está entre 25 e 30 anos (23,7%). Os dados têm como base as quase 300 mil consultas realizadas por meio das plataformas de telepsicologia entre janeiro e abril de 2021.
Historicamente, as mulheres sempre se cuidaram mais. Quando percebem que algo não está bem na saúde física ou emocional, procuram por ajuda médica. Os homens relutam mais”, destaca a psicóloga Luciene Bandeira Melo, diretora da Psicologia Viva.
Sobre a faixa etária de 25 a 30 anos ser a que mais procura por atendimento, Luciene explica que nessa fase, em geral, a que a mulher está no auge dos relacionamentos afetivos, saindo de casa, com desafios na carreira ou com outros novos desafios que fazem com que ela procure por terapia.
As sessões online possibilitam aos pacientes maior comodidade, segurança neste momento de isolamento social e flexibilidade de horário. Dados da Conexa Saúde e da Psicologia Viva também mostram que o horário com maior pico de atendimento é após as 19 horas (13,08%) e 18 horas (12,8%).
O que nos mostra uma ligação direta com o horário do trabalho. Muitas pessoas preferem fazer suas sessões depois do expediente, com maior procura no início ou no meio da semana. Nossos dados mostram que o dia de maior acesso é quinta-feira (21,03% das consultas), seguido da segunda (20,17%) e quarta-feira (20,14%)”, acrescenta Luciene.
Orienteme: 70% de usuários são mulheres
Outro levantamento da plataforma de saúde emocional OrienteMe revelou que mais de 70% dos usuários são mulheres. Além disso, o levantamento mostra que 17,1% das pessoas que fazem consultas com os psicólogos da OrienteMe apresentaram sintomas de ansiedade e relataram ser um problema que estão enfrentando no ambiente profissional.
Outro ponto importante é que a procrastinação, o estresse, a baixo autoestima, e a tristeza também afeta os colaboradores. A plataforma apresentou um crescimento de 1.300% em números de atendimento desde que foi lançada, em 2020.
A Orienteme mapeia o grau de risco da população das empresas e oferece atendimento personalizado aos colaboradores com psicólogos licenciados. Um painel corporativo em tempo real permite às empresas acompanharem a evolução da saúde mental de seus colaboradores. A empresa se apresenta como a única plataforma no Brasil que oferece atendimento psicológico ilimitado (disponível no app e site).
Com Assessorias