Então, é Natal… Depois de um Natal triste em 2020, por conta do isolamento social, o Natal da pós-pandemia é marcado por muita emoção, arte e cultura, com a retomada de musicais e outros eventos. No Rio de Janeiro, A Magia do Tempo, apresentado na noite de quinta-feira (16) pela CHS Dancing no Imperator, casa de shows no bairro do Méier, foi um destaque.
O espetáculo de dança convida o público a refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal e sobre egoísmo num mundo cada vez mais individualista. Com trilha e coreografias autorais, ‘A Magia do Tempo’ é protagonizado pela personagem Helena Brenant, uma glamurosa e famosa cantora de ópera. Mas, por trás de uma grande celebridade, existe uma menina extremamente mimada, egoísta e arrogante.
Acompanhada de sua gata Cherie, ela planeja fazer com que todos os artistas do Teatro Chronus permaneçam e ensaiem no feriado natalino para o seu tão esperado concerto de Natal. Porém, uma visita inesperada promete mudar o rumo das coisas levando Helena a uma viagem mágica até os seus natais do Passado, Presente e Futuro.  Será que Helena abrirá seu coração para o verdadeiro sentido do Natal? E você, o que faria se pudesse escolher o seu futuro?
Realizado pelo Arte e Cultura, Gestão e Produção Cultural, sob o comando da professora de dança Chris Aguiar, o espetáculo reuniu mais de uma centena de bailarinos e lotou o espaço, que ficou fechado durante muito tempo na pandemia e agora é administrado pelo Governo do Estado. A produção terminou com a apresentação de canções natalinas, muita luz e até a tradicional entrada do Papai Noel em um trenó, com direito a ‘neve’ no palco.
Mais de 200 pessoas, na maioria familiares dos dançarinos, acompanhou o espetáculo. A secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, que também assistiu à apresentação, ficou encantada: “Parecia um musical da Broadway. Os figurinos estão lindos!”. Neste sábado (18), às 10h, parte do musical é apresentada durante evento que reúne alunos de dança de projetos sociais coordenados por Chris Aguiar também no Imperator.

Canções natalinas animam o fim de semana no CCBB Rio

Esse final de semana é a última oportunidade para conferir a 1ª edição do Festival Aprendiz Musical no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), com apresentações de orquestras e coros que vão trazer o clima e a magia do Natal aos visitantes.

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de dezembro, às 13h e às 17h, jovens músicos provenientes de seis projetos socioculturais de educação musical do Rio de Janeiro vão ocupar o espaço térreo do centro cultural carioca com apresentações gratuitas. Para celebrar as festas de fim de ano, sucessos como Jesus Alegria dos Homens, Noite Feliz e Jingle Bells não ficam de fora.

ASSISTA A TRECHOS DAS APRESENTAÇÕES DO FESTIVAL

O Programa Aprendiz Musical, de Niterói, é o anfitrião desse festival inédito que visa integrar projetos-irmãos, trazendo mais união e visibilidade para iniciativas que desenvolvem trabalhos similares de educação musical para crianças e jovens de comunidades periféricas.

Além de fomentar a comunhão entre projetos socioculturais infantojuvenis de transformação social, o festival tem como objetivo estimular a ocupação do centro cultural por esses jovens e seus familiares que na maioria provém de regiões carentes de ofertas culturais tão frequentes e diversificadas quanto na zona sul, como é o caso do CCBB.

Os grupos participantes deste fim de semana são Orquestra Jovem de Niterói (OJN), com participação especial do músico Sérgio Chiavazzoli, Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES) e Coloridos Coral e Coro infantil da UFRJ.

A programação é dividida entre as apresentações dos corais, que acontecem às 13h com duração de 30 minutos, e das orquestras, às 17h, com uma hora de duração. Nos repertórios estão obras de Villa Lobos, Pixinguinha, Bach, Vivaldi, John Willians, Milton Nascimento, Freddie Mercury e outros.

Musical ‘O Segredo das Janelas’ é transmitido pelo Youtube

Com o tema O Segredo das Janelas, O Natal da Esperança”, a 31ª edição da apresentação de fim de ano do Natal do Bradesco no Palácio Avenida, em Curitiba, será uma aventura musical gravada previamente com participação de Carlinhos Brown, a ser transmitida no dia 18 de dezembroa partir de 20h.
A apresentação encerra com chave de ouro a programação online do ano do Teatro Bradesco e será transmitida em seu canal do YouTube. O espetáculo contará com recursos de acessibilidade de tradução em Libras e audiodescrição. O espetáculo presencial, quando realizado, já oferecia esses recursos.
O enredo deste ano traz música, diversão e esperança de dias melhores para todos. A fantástica aventura é protagonizada pelo personagem Pedro, um garoto sonhador e curioso, interpretado pelo ator mirim Agyei Augusto. Andando nas proximidades do Palácio Avenida, Pedro se depara com as ruas vazias e as janelas do edifício fechadas, e logo se questiona se o encanto do Natal estaria perdido para sempre.
Quando então, como num sopro inesperado, surge Brown, o guardião do Palácio Avenida, para revelar ao menino os grandes segredos por trás das janelas e convidá-lo para uma jornada inesquecível. Nela, os coralistas representarão a esperança, a chama que mantém o espírito de Natal presente durante o ano inteiro. As crianças do coral vivem em instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco, em Curitiba e região metropolitana.
Além de um repertório recheado com canções que estiveram presentes ao longo dos 30 anos de apresentações, como ‘Noite Feliz’ e ‘Vem Chegando o Natal’, outras letras inéditas como ‘A casa é sua’, de Arnaldo Antunes, e ‘Anjo da Guarda’, dos Tribalistas, com arranjos preparados por Brown e pelo músico Camilo Carrara, prometem surpreender numa diversidade rítmica cheia de brasilidade, com mensagens de otimismo, felicidade, amizade e amor.

 

Cidades do Estado do Rio recebem iluminação especial

Sesc RJ leva a magia natalina para dez cidades do estado com o objetivo de despertar esperança e perspectivas positivas depois de quase dois anos sob o impacto da Covid-19. Rio de Janeiro, Cabo Frio, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Guapimirim receberão iluminação decorativa, itens cenográficos, árvores de Natal e peças instagramáveis, além de atividades educativas, culturais e de lazer entre dezembro e o início de janeiro.

Em Petrópolis, o Natal Sesc RJ “começou” em dia 26 de novembro e se estende até 6 de janeiro. A programação concentrará atividades no Parque de Itaipava, tendo entre os destaques os shows de Toni Garrido e Leoni, nos dias 11 e 18 de dezembro, respectivamente.

A entrada para cada espetáculo será de dois quilos de alimentos não perecíveis. Artistas locais também integram a programação, que terá ainda uma Feira de Economia Criativa com produtores locais, recreação, exposições interativas, high jump, oficinas esportivas, aulas de gastronomia, entre outras atividades (confira abaixo a programação completa).

Em Nova Friburgo, o Natal Sesc RJ começa dia 2 de dezembro e segue até 6 de janeiro, com programação na Praça Demerval Barbosa Moreira. Algumas atividades estão programadas para a Avenida Alberto Braune, o bairro Olaria e o distrito de Conselheiro Paulino.

Entre as atrações estão Banda Euterpe Friburguense e Solistas, Coro e Grupo Instrumental Arautos do Evangelho (SP), Coro e orquestra da UCP (Petrópolis), Musical de Natal da Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo, entre outros. A Praça Demerval e a Avenida Alberto Braune receberão iluminação especial, assim como a Praça Getúlio Vargas, que também abrigará uma grande árvore natalina.

Os demais municípios receberão instalações artísticas natalinas com iluminação. Na capital os locais serão divulgados em breve. O projeto conta com o apoio das prefeituras e dos sindicatos do comércio varejista.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *