Com o novo Centro de Procedimentos Endoscópicos, será possível realizar cerca de 300 endoscopias e 200 colonoscopias por mês, fortalecendo a capacidade diagnóstica da rede pública de saúde de Niterói, como informou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, que acompanhou a visita do prefeito Rodrigo Neves à unidade.
A implantação deste novo espaço especializado representa um passo essencial para ampliarmos o acesso da população a procedimentos fundamentais. Além disso, a ampliação do serviço de histeroscopia será fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do câncer intrauterino, contribuindo para a prevenção e para a saúde integral das mulheres. Trata-se de um avanço expressivo, que reflete nosso compromisso com a qualidade da assistência”, afirmou a secretária.
O espaço exclusivo para os três procedimentos possui ainda uma farmácia, posto de enfermagem e um sanitário. No ambulatório, são três consultórios e uma sala de procedimentos para pequenas cirurgias.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou a importância da expansão da estrutura e reforçou que a orientação para os usuários do SUS em Niterói é procurar o médico de família, que faz o encaminhamento para os serviços especializados, como os oferecidos no Hospital Oceânico.
Cuidado humanizado em hospital de referência
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves destacou o cuidado humanizado prestado por mais de 400 profissionais que atuam na unidade, referência no atendimento à população da Região Oceânica e de toda a cidade. Ele reforçou que o Hospital Oceânico foi construído em 2020 e se tornou símbolo no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Atualmente, a unidade é um dos pilares da assistência hospitalar na cidade.
Milhares de vidas já foram salvas aqui no Hospital Oceânico, especialmente durante a pandemia, atendendo os pacientes graves de Covid-19. Agora, com a transformação em hospital geral, realizamos quase 2.500 cirurgias e exames por mês”, destacou. “Nosso compromisso é priorizar sempre a saúde, garantindo atendimento digno e gratuito a quem mais precisa. As novas salas de exames de maior complexidade reforçam o compromisso com a qualidade no atendimento à população”, acrescentou Neves.
Leia mais
Hospital privado de Niterói vai atender pacientes de câncer do SUS
Saúde da mulher: Niterói abre as portas para prevenção aos sábados
Niterói cria espaço para acolher pessoas em situação de rua
Hepatites virais: Rio e Niterói reforçam prevenção e tratamento
Hospital já realizou mais de 13 mil cirurgias desde 2022
Desde sua inauguração, o Hospital Oceânico, inicialmente exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19, ampliou os serviços para a população. Atualmente o hospital oferta exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames radiológicos. Desde sua abertura, a unidade realizou 73.081 atendimentos ambulatoriais.
O Centro Cirúrgico possui três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas até de forma simultânea, caso seja necessário. Um andar da unidade foi destinado a receber pacientes assim que saem do centro cirúrgico.
As cirurgias realizadas no local são: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia proctológica, cirurgia ginecológica, cirurgia oncológica, procedimentos cirúrgicos dermatológicos, plásticas reparadoras não estéticas e cirurgia torácica. Desde sua abertura, em março de 2022, até o momento, foram realizadas um total de 13.304 cirurgias. Apenas em 2025, já foram realizadas 3507 cirurgias.
Neuza Nascimento tem 73 anos e está internada na unidade para um implante de marcapasso. Ela elogiou o acolhimento que tem recebido da equipe médica. “Esse hospital aqui é ótimo, tenho recebido um excelente atendimento nesses dias que estou internada aqui”, afirmou a paciente.
Com informações da Prefeitura de Niterói




