
Isso aponta uma redução da fila de postectomia, que, de acordo com o Complexo Estadual de Regulação (CER), está em 256 pacientes adultos com hipertrofia de prepúcio. Há outros casos de cirurgia urológica em fila.
Os pacientes fizeram os seguintes exames pré-operatórios: sangue (hemograma, coagulograma, glicemia, ureia, creatinina, eletrólitos), eletrocardiograma (ECG) e radiografia de tórax.
Após esses exames, os pacientes considerados aptos farão a cirurgia em até um mês.. Após a cirurgia desses 72 pacientes, o HECC realizará um segundo mutirão em 2026.
É somente após a análise clínica, com a realização de exames, que efetivamente temos os pacientes elegíveis ao procedimento cirúrgico. Dos 150 agendados para o mutirão deste sábado, 95 compareceram e 72 estão aptos, sendo agora encaminhados à cirurgia”, explicou o chefe do serviço de Urologia, José Charamba.
Esse problema tem efeitos na minha vida pessoal, então quero resolver logo. Fico feliz com o resultado do exame, que mostrou que posso ser encaminhado ao procedimento. Estou ansioso e, claro, tenho um pouco de medo, mas sei que vai dar tudo certo e essa questão vai ficar pra trás”, disse o paciente, que trabalha como autônomo.


Eu demorei a procurar atendimento devido à rotina corrida, adiando esse cuidado com a saúde. Acho que a cirurgia vai melhorar a minha vida e, a partir disso, vou dar mais atenção ao acompanhamento periódico, fazendo exames regularmente. Gostei muito também do atendimento do Dr. Charamba”, contou.

Entenda como é feita a cirurgia de fimose
A fimose é caracterizada pela falta de elasticidade da pele que recobre a cabeça do pênis, impossibilitando a exposição completa do órgão. A operação consiste na remoção desse material. Com isso, o paciente ganha qualidade de vida, preserva a saúde e evita o desconforto ao urinar”, explicou o gestor.
A fimose é caracterizada pela falta de elasticidade da pele que recobre a cabeça do pênis, impossibilitando a exposição completa do órgão. A operação consiste na remoção desse material. Com isso, o paciente ganha qualidade de vida, preserva a saúde e evita o desconforto ao urinar”, aponta.
Fonte: SES-RJ





