Ações marcam a semana de conscientização do autismo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

autismo

Neste domingo, 2 de abril, o Rio de Janeiro comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com uma intensa agenda de eventos que vão desde uma passeata em Ipanema a palestras, reuniões e encontros no decorrer do mês. A data foi criada  em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um alerta sobre a complexidade do assunto, necessidade de mais pesquisas e a importância da inclusão social,além de proporcionar maior conhecimento sobre o Autismo , mostrando que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são capazes e podem levar uma vida normal.

Workshop gratuito e online
De 3 a 10 de abril, o Instituto Neuro Saber vai promover uma semana de aulas gratuitas e online com o neuropediatra e pesquisador Clay Brites sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entender o autismo é um dever da sociedade e principalmente uma necessidade, explica Brites. “O projeto nasceu com o objetivo de ajudar a esclarecer sobre o autismo de maneira clara e acessível a pais, educadores e profissionais”. O profissional irá abordar como diagnosticar corretamente o transtorno, como avaliar, quais são os sinais, entre os diversos assuntos envolvendo o TEA.

Ainda serão discutidos temas polêmicos como, por exemplo, o uso de medicação, quando é necessário, por que e quais benefícios pode se ter. “Pretendemos esclarecer porque existem autistas tão diferentes, explicando os diferentes graus. E o porquê de casos terem o mesmo diagnóstico, porém com tratamentos tão diferentes”, diz o neuropediatra. O programa tem como intuito esclarecer questões e dúvidas sobre o tema. O material ficará disponível pelo site  http://www.semanaentendendoautismo.com.br/.

Semana de Conscientização no CCBB

O Programa CCBB Educativo do Rio de Janeiro promove, de 2 a 10 de abril de 2017, a quinta edição da Semana de Conscientização do Autismo. Com o tema “Autismo e suas possibilidades”, a programação é voltada para pais, educadores, autistas e o público em geral. As atividades giram em torno das exposições “Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”, em cartaz no até o dia 10 de abril; e “Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura”. Estão previstas visitas mediadas às exposições, contação de histórias, diversas atividades educativas e uma mesa redonda com especialistas no assunto.A entrada é gratuita.

Não é incomum o autismo ser tratado como limitação. Mas como atentar para as possibilidades do autismo? A programação começa com um debate com profissionais e pais de pessoas autistas.  Por toda a semana acontecem atividades vivenciais voltadas para crianças e adultos autistas, como o Espaço Sensorial (que convida a uma experiência lúdica) e ações educativas e informativas para familiares, educadores e o público em geral, como o Música em Cena (apresentação dramatizada da história da construção do MASP – Museu de Arte de São Paulo).

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!