A discussão sobre os perigos à saúde causados pelo excesso de peso sempre está em alta, e ganha destaque nessa época por conta do Dia Mundial da Obesidade (4 de março). A data tem como objetivo ampliar a compreensão e estimular ações para diminuir os índices da doença, bem como esclarecer e conscientizar a população sobre os perigos da doença.

A ideia é aumentar a conscientização sobre os impactos sociais e a importância da adoção de iniciativas políticas que tratem as raízes sistêmicas da obesidade, que afeta pessoas de todas as idades e está presente em todos os grupos da sociedade nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 

O assunto também tem ganhado espaço por ser o fio condutor para o filme “A Baleia”, estrelado pelo ator Brendan Fraser, que retrata a vida de um professor de inglês com obesidade, que sofre pelos diversos problemas de saúde ocasionado pela doença. Recentemente, o diretor Darren Aronofsky, revelou que a produção do filme já estava em seu radar há 10 anos por conta da busca pelo ator que iria representar o papel principal. A obra foi indicada ao Oscar em três categorias, incluindo a de melhor ator.

Agenda Positiva

Movimento ‘Saúde Não Se Pesa’ lança filme ‘Apoie-se em quem te apoia’

Atriz Arielle Teles faz o papel de mãe com obesidade no filme “Apoie-se em quem te apoia” (Foto: Divulgação)

Para ampliar as conversas sobre o tema, o movimento Saúde Não Se Pesa – promovido desde 2016 pela Novo Nordisk em parceria com a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) – lança o filme “Apoie-se em quem te apoia”, que trata da importância de ter sempre alguém com quem contar na jornada de tratamento da obesidade.

O filme mostra a cumplicidade entre uma mãe em tratamento da obesidade (interpretada pela atriz Arielle Teles) e sua filha (vivida por Duda Paiva), que se prepara para a formatura da faculdade. Nas primeiras cenas, ao sair da consulta médica, a mãe se depara com um vestido de festa em uma vitrine. Ela entra na loja e o coloca em frente ao corpo, olhando-se no espelho, como se imaginasse como seria se ele servisse e ela pudesse vestir na festa de formatura.

O enredo se desenrola mostrando a mãe na busca pela perda de peso, sempre com a filha como grande aliada na hora de preparar a comida saudável, de se exercitar e, até mesmo, lembrar sobre o uso da medicação. A surpresa acontece quando a mãe presenteia a filha com o vestido de festa que ela havia visto e o filme é finalizado com a mensagem “A trajetória da perda de peso não é sobre caber num molde. É sobre reconhecer e celebrar cada conquista. Apoie-se em quem te apoia. Busque ajuda profissional e apoio de quem caminha ao seu lado”.

“Durante toda a vida, ter apoio é fundamental, e na jornada para tratamento da obesidade não é diferente. Embora seja uma trajetória individual, não é preciso que seja uma trajetória solitária”, reforça Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk.

O vídeo será impulsionado nos perfis do movimento nas redes sociais, no Globoplay e em salas de cinemas. Para assistir ou saber mais sobre o Saúde Não Se Pesa, acesse o link.

Um novo jeito de olhar a pessoa com obesidade

Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, foi definido pela WOF (World Obesity Federation), entidade à qual a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) é afiliada. O tema deste ano é ‘Changing perspectives: let’s talk about obesity’, que no Brasil será trabalhado como ‘Um outro jeito de olhar’.

“O objetivo é dar voz às pessoas com obesidade, estimulá-las a falar, e, claro, ouvi-las. Como associação dedicada ao estudo da obesidade não faz sentido termos acadêmicos discutindo artigos científicos sem saber do próprio paciente o que pode ser melhorado em seu atendimento, o que tem um impacto muito grande na adesão ao tratamento e, consequentemente, em sua saúde e qualidade de vida”, esclarece o presidente da Abeso, Bruno Halpern. Para isso, haverá uma série de ações:

·      Criação de um departamento para dar voz às pessoas com obesidade – “Queremos que o paciente participe mais da Abeso, essa, aliás, será uma marca da nossa gestão. Sabemos que a gordofobia existe, inclusive nos consultórios, mas que também há médicos muito bem intencionados que acabam afastando o paciente pela forma como se comunicam. Estudos já mostraram que problemas de linguagem interferem diretamente no cuidado e atendimento médico. Daí a importância de promover esse diálogo para aproximar profissionais e pacientes. E é com essa intenção que estamos configurando este novo departamento, que contará com representantes de pessoas com obesidade, e que se manterá depois das comemorações da data”, garante o presidente da Abeso.

·      Divulgação de histórias sobre como é viver com obesidade  “Nos canais oficiais da Abeso estamos pedindo para que as pessoas nos contem, por texto ou vídeo, como é viver com sobrepeso e obesidade, como elas se cuidam e como se sentem. A ideia é fugir de histórias na linha do ‘como emagreci’ ou ‘quantos quilos perdi’, porque acreditamos que o objetivo sério e ético da obesidade não seja necessariamente ‘normalizar’ o IMC; e esses depoimentos podem dar essa impressão. Queremos saber da vida real das pessoas com obesidade, que depois será compartilhada nos nossos canais oficiais”, diz o dr. Bruno Halpern. Para saber mais, acesse aqui.

·      Lançamento de e-books gratuitos – “Teremos um sobre PANCS, as plantas comestíveis não-convencionais, como ora-pro-nóbis, trapoeraba, capuchinha e taioba, entre outras que a gente encontra até na rua. Elas enriquecem o prato, favorecem a saúde, contribuem para um sistema alimentar mais sustentável e são uma excelente opção para quem diz que não gosta de vegetais. O outro e-book será sobre como perdas de peso menores que as que normalmente se preconizam podem já melhorar a saúde e a qualidade de vida e levar a um estado de ‘obesidade controlada’”, explica o presidente da Abeso.

Campanha incentiva soluções práticas para ajudar na prevenção

Longe de preconceitos e rótulos, olhar para a saúde dentro da rotina e dos hábitos da população é um dos focos da plataforma VidaClass Saúde, que atua para simplificar o acesso a exames e o acompanhamento dos pacientes em seus diferentes níveis de demanda.

“O tratamento, aliado com uma alimentação saudável, consultas regulares e uma rotina de prática de atividade física pode auxiliar e prevenir casos de obesidade, diminuindo assim a incidência de doenças correlacionadas”, afirma Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde.

Com informações da Novo Nordisk e VidaClass

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *