Inovação sustentável: PET vira bengala para cegos

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

De olho em soluções práticas para deficientes visuais, alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desenvolveram uma bengala retrátil a partir de garrafas PET.  A proposta do Recaminhar é reaproveitar garrafas pets de 2 litros e transformá-las em bengalas retráteis para deficientes visuais atendidos no Sodalício da Sacra Família e no Instituto Benjamin Constant.

O professor Alex de Oliveira, especializado em Ciências Ambientais, ressalta que o Recaminhar é um projeto inédito. “O nosso diferencial é a inovação. Transformar garrafas de plástico em bengalas. É um trabalho que começou em sala de aula e se tornou um projeto muito maior”, comemora.

A novidade é levada para o Evento Nacional Enactus Brasil 2017 (ENEB 2017), que acontece nesta quinta-feira, dia 20, no Rio. “Queremos fazer um link entre os universitários e os deficientes de baixa renda”, explica a vice-presidente do Enactus UVA – Rio, Tainá Brito.

Outro projeto desenvolvido na UVA também é apresentado no evento. O Marítima tem como objetivo o reaproveitamento de lixo jogado no mar. Os alunos pretendem utilizar balsas coletoras em locais estratégicos, como manguezais, contando com a ajuda de voluntários para a retirada e reciclagem dos materiais.  Ambos são resultados de um trabalho que promove melhorias no âmbito social, econômico e ambiental.

“O Enactus Brasil é o maior do país no que diz respeito ao empreendedorismo social. Então, somos privilegiados em ser igual a todos os demais times, protagonistas dessa grande comunhão de ideias geniais”, comemora o presidente do Enactus UVA – Rio, Matheus Brito. A iniciativa busca estimular o empreendedorismo sustentável na sociedade. São cerca de 2 mil pessoas envolvidas em projetos já selecionados e com 68 times concorrendo na final.

O evento acontece no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Para a gerente de Programa da Enactus Brasil, Paula Parra, é fundamental trabalhar questão do empoderamento dos universitários, fazendo com que eles enxerguem o mundo com outros olhos. “O time que chegar à final nacional estará classificado para a etapa mundial, a World Cup 2017, que será realizada no dia 27 de julho, em Londres”, destaca.

Fonte: UVA, com Redação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!