Sexta-feira é o ‘dia internacional da cerveja’. Mas o exagero de bebida alcoólica, em qualquer circunstância, pode trazer graves consequências à saúde, além do risco de acidentes, caso o consumo esteja associado à direção. Para incentivar o consumo inteligente de bebidas alcoólicas, a indústria brasileira de cerveja se une na campanha ‘Conte suas doses’, celebrando o Dia Internacional do Consumo Responsável (16 de setembro).
A ação reúne em sua terceira edição quatro das maiores fabricantes de cerveja do país – Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil. ‘Quantas doses você vai beber hoje?’ é a pergunta que dá início ao vídeo criado pela CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) para o público jovem maior de 18 anos. Usando os números do teclado ou as orientações na tela do YouTube é possível escolher entre uma a nove doses.
Da primeira à nona dose, a situação da personagem muda de acordo com o efeito causado pela quantidade de álcool no organismo, passando de um passeio pela balada sorrindo, curtindo com os amigos (uma dose) até o black out, acarretado pelo consumo excessivo (nove doses). O vídeo da campanha ‘Conte suas doses’ está disponível no Youtube.
“Esse dia é um marco da nossa busca pela conscientização sobre o consumo responsável. O consumo responsável dos produtos das associadas pode ser inserido dentro de uma vida saudável e equilibrada”, garante Paulo Petroni, diretor executivo da Cervbrasil.
Dia de Responsa na Ambev
Também neste dia 16, pelo sétimo ano consecutivo, a Ambev realiza o “Dia de Responsa”, para orientar comerciantes e consumidores. Funcionários da companhia, incluindo o presidente da empresa e a diretoria, saem às ruas para visitar bares, restaurantes, supermercados e distribuir materiais informativos à população sobre a importância do consumo moderado e os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas. Só no Brasil, a Ambev mobilizou mais de 32 mil funcionários na programação.
“Trabalhamos com três mensagens de consumo responsável: não associar bebida e direção, não consumir álcool em excesso e, para os comerciantes, reforçamos que não vendam, nem sirvam ou estimulem o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos”, afirma Pedro Mariani, vice-presidente Jurídico e de Relações Corporativas da Ambev.
No Estado do Rio de Janeiro, os 5.462 colaboradores da companhia estão envolvidos na ação e mais de 63.500 pontos de vendas serão visitados durante o mês de setembro. Artistas, atletas, personalidades da web, ONGs e associações também participam da campanha. A data é lembrada em outros 24 países onde a empresa atua, pelo grupo Anheuser-Busch InBev (ABI), envolvendo mais de 155 mil pessoas.
Para o presidente da empresa, o maior desafio é fortalecer no país a cultura da moderação. “Na Ambev, temos um mantra que sempre repetimos e que vale reforçar novamente: não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido de nossos produtos”, disse Bernardo Paiva.
No Rio, a ronda do Dia de Responsa começou nas primeiras horas do dia por bares conhecidos do público do Leblon. A rota passou pelos bares Cantinho do Leblon, Tio Sam, Belmonte, Chico & Alaíde, Jobi, Bracarense e Desacato. Neste sábado (17), a marca ainda apoia o 5º Festival Caleidoscópio – Edição Dia de Responsa, sobre o tema ‘Qualidade de Vida’, na Praça do Morro Agudo, em Nova Iguaçu
O evento tem início às 10h, com diversas atividades, como oficinas, desfiles de moda, batalhas de MCs e informações sobre consumo inteligente. Mais de 100 artistas e 50 voluntários estão envolvidos na ação, que levará 12 horas de música, arte e ativismo, reunindo expressões artísticas variadas.
Fonte: Ambev e CervBrasil