ViDA & Ação celebra 7 anos com incentivo à atitude sustentável

Na Agenda Positiva do Dia Mundial do Ambiente, o Portal ViDA & Ação traz um roteiro de atividades para você exercitar sua atitude sustentável

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é celebrado com várias ações em todo o planeta. E no Rio de Janeiro, “cidade maravilha, capital da beleza e do caos”, não poderia ser diferente.

Comemorando também os 7 anos, completados nesta data, ViDA & Ação, cumprindo seu viés de estimular a atitude sustentável como pilar importante para a saúde e a qualidade de vida no planeta, traz o especial ‘Ambiente Saudável 2023’.

Nesta Agenda Positiva especial pela Semana Mundial do Meio Ambiente, selecionamos algumas ações de conscientização e de solidariedade que serão realizadas no Rio de Janeiro, onde o portal nasceu e fica a nossa Redação. Confira e se engaje em uma dessas atividades:

Atrativos turísticos recebem coleta de resíduos e ações educativas

O Grupo Cataratas, responsável pela operação de atrativos no Rio de Janeiro, Fernando de Noronha e Cataratas do Iguaçu, realiza diversas ações para a conscientização do público sobre a necessidade da conservação da biodiversidade. Coleta de resíduos no Aterro do Flamengo e no Parque Nacional da Tijuca, ações educativas no AquaRio e no BioParque do Rio são algumas das atividades que acontecerão ao longo da semana (de 5 a 9 de junho).

Programação educativa

Ao longo da semana, o BioParque e o AquaRio terão diversas atividades infantis com foco na conscientização ambiental. Jogos de tabuleiro sobre conservação, quadros sobre cadeia alimentar, verdadeiro ou falso sobre animais dispersores e palavras cruzadas sobre sustentabilidade fazem parte da agenda do BioParque de 5 a 8 de junho. 

Já no AquaRio, de 5 a 9, haverá atividades interativas com foco na vida marinha e nas mudanças climáticas e poluentes, além de um jogo de tabuleiro sobre as relações ecológicas.  No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda a apresentação do AquaEduca, um bate papo descontraído entre o time de Educação para conservação, um convidado especial e todo o público! Será às 13h30min no grande painel do tanque oceânico. 

Defensores do Ecossistema

A experiência dos Defensores do Ecossistema tornará os circuitos do BioParque do Rio e do AquaRio gamificado. A atividade dará às crianças um álbum de figurinhas que poderá ser completo com adesivos distribuídos ao longo do circuito.

Durante a ação, a criançada será levada a pensar sobre a forma como os animais são impactados pela poluição plástica em diferentes habitats do planeta. As crianças que completarem o álbum poderão aproveitar 10% de desconto nas lojas, nas fotos oficiais e nos pontos de alimentação. A atividade acontecerá no dia 9 no Bio Parque e nos dias 5, 6 e 7 no AquaRio.

Limpeza na Floresta da Tijuca e Trilha para o Rio Carioca

No dia 7 de junho, Paineiras Corcovado levará um grupo de convidados para realizar uma ação de limpeza ao longo da trilha que tem como destino a nascente do Rio Carioca, que tem extrema importância, já que serve como fonte de água doce para a cidade desde o início da época colonial.

Onças Urbanas no BIOPARQUE DO RIO

Antigo Zoológico do Rio, agora Bioparque, distribuiU mudas a visitantes na Semana Mundial do Ambiente (Foto: Juan Carvalho / Arquivo)

BioParque do Rio terá um evento de lançamento do Projeto Onças Urbanas, no dia 7 de junho, às 10h. O parque é parceiro e patrocinador da ação e a ideia é dar início a uma nova pesquisa sobre onças pardas que vivem na natureza em torno da zona costeira da Região Metropolitana do Rio. O projeto visa identificar as espécies presentes nas regiões, estudar seus comportamentos e entender como é possível desenvolver ações que possam ajudar a aumentar a população da espécie no local.

Limpeza no Aterro do Flamengo

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho. Neste dia, o AquaRio promove uma ação de limpeza no Aterro do Flamengo. Por ser um local onde ocorrem diversos piqueniques, é comum encontrar resíduos entre o Jardim do Aterro e a Praia do Flamengo. A ação de coleta tem o objetivo de evitar que esses lixos parem na Baía de Guanabara. 

O evento conta com o apoio de voluntários e é aberto ao público, que pode participar ainda de uma roda de conversa sobre conscientização ambiental. Quem tiver interesse em participar, basta se juntar aos voluntários no ponto de concentração, que será no Teatro Municipal de Marionetes, no Parque do Flamengo, entre 9h e 9h30.

Semana do Meio Ambiente 2022: Clean up na Praia da Macumba – Recreio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação / Grupo Cataratas)

Parceiros Pela Preservação

Entre os dias 5 e 9 de junho, o AquaRio e o BioParque do Rio receberão seus parceiros, projetos e instituições de conservação, que mostrarão ao público seu trabalho, além de realizar atividades educativas e interativas. Participarão desta ação o Parque Natural Municipal Chico Mendes, os Projetos UÇÁ e Meros do Brasil, O Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, o Parque Natural Municipal de Marapendi, o Projeto Guapiaçu, Onças Urbanas, Compostaê e Cooper Ecológica. 

Brechó Cataratas 

Com o intuito de fomentar o consumo consciente, o Gcuca (núcleo de Gente Cultura e Carreira do Grupo Cataratas) preparou um brechó entre os embaixadores (como são chamados os colaboradores). A empresa arrecadou mais de 1,5 mil peças de roupas entre os próprios colaboradores e a ideia é que entre os dias 6 e 7 de junho eles possam adquirir “novas” vestimentas nesse brechó.

A ação visa ainda incentivar o conceito de reutilização de peças para ter novos looks estilosos, já que é possível obter roupas usadas ou até mesmo trocar os itens entre amigos e familiares. Essa é uma alternativa para diminuir o impacto da indústria da moda no meio ambiente, visto que essa é a segunda maior responsável pela poluição no mundo de acordo com um levantamento publicado pela Global Fashion Agenda.

Inclusão social

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Guardiões do Mar, vão levar no dia 7 de junho, mais de 70 crianças para uma visita mediada com educadores do AquaRio e intérpretes de libras. Através de atividades dos Projetos EDUC Fase II, Do Mangue ao Mar e Sou do Mangue, a ação visa promover a inclusão no tema sustentabilidade, pomeio de atividades interativas e científicas.

Eventos de sustentabilidade

Talita Uzeda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas, que participará do Green Destinations Latin America 2023, apresentando as ações dogrupo voltadas para um turismo cada vez mais verde. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de junho, promovendo debates das práticas de turismo sustentável em toda a América Latina.

O Grupo Cataratas também estará presente no Seminário Internacional de Turismo Sustentável 2023, dia 6 de junho. O CEO da empresa, Pablo Morbis, participará de uma roda de conversa sobre “turismo sustentável no Brasil”, compartilhando as experiências de quem já atua com práticas positivas para o meio ambiente no setor. 

Museu do Amanhã promove uma extensa programação

Preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise e justiça climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade são alguns temas da SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, de 2023, que traz uma programação extensa em formatos diversos. Entre os dias 5 e 11 de junho, serão promovidos rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.

A programação se inicia nesta segunda, Dia do Meio Ambiente, com uma edição especial do projeto Encontros para o Amanhã. A antropóloga e estudiosa dos povos Yanomami Hanna Limulja vai conversar com a psicóloga e ativista indígena guarani Geni Núñez. No mesmo dia, será inaugurada na área externa a ativação da obra “Petróglifos”, do artista visual Denilson Baniwa, com projeções de que vão dialogar com a arquitetura do museu.

A agenda do primeiro dia traz uma experiência de realidade virtual no lançamento do documentário “Amazônia Viva”, do diretor Estevão Ciavatta, em parceria com a IRI Brasil. A viagem interativa leva o público para o cenário da Amazônia e integra o painel Sonhar com a Floresta, em cartaz no Museu do Amanhã.

Na manhã do dia 6, um dos destaques é a participação da Ialorixá Mãe Celina de Xangô, que ministrará a oficina “O Poder das Ervas”, em que os participantes poderão aprender sobre ervas, seus principais usos e propriedades, ter contato e manuseá-las, conhecer formas de obtenção e cultivo. Também na terça-feira, a cantora, compositora e educadora indígena Kaê Guajajara fará uma apresentação musical que vai levar para o museu a mistura de ritmos indígenas com a linguagem do rap.

A programação do Museu do Amanhã durante a SEMEIA terá variados formatos (Foto: Bernard Lessa/Museu do Amanhã)

Outro destaque da agenda é a Mostra Ecofalante de Cinema, dedicada a temas socioambientais. Serão curtas e longas que refletem o pensamento contemporâneo sobre o meio ambiente e que se debruçam sobre as vidas de povos ancestrais, sua relação com a natureza, seus rituais e suas histórias de resistência. Todas as exibições contarão com acessibilidade para pessoas surdas e a sessão do dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, terá closed caption, audiodescrição e libras.

No fim de semana, o encerramento da agenda se dará no Festival Infantil SEMEIA, com atividades educativas dedicadas ao público infanto-juvenil. Alinhada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7/6) e ao Dia Mundial dos Oceanos (8/06), a programação tem patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e apoio da Valgroup. Para acessar a programação completa e inscrições, acesse o site do Museu do Amanhã.

Concerto gratuito cercado de verde no Parque Lage

O Dia Mundial do Meio Ambiente terá uma comemoração especial num dos principais redutos verdes do Rio de Janeiro: o Parque Lage, que com seus 520.000 m² e cercado de verde, é um oásis natural localizado no Jardim Botânico.  Para celebrar a data, nesta segunda-feira, dia 5/6, às 15h, o público vai assistir um concerto musical, com entrada franca: a apresentação da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense.

O concerto, sob a batuta do maestro Vinícius Louzada, acontecerá em frente ao casarão do Parque Lage. O objetivo é mostrar a importância da data e reforçar a mensagem de conscientização da necessidade de preservação de espaços ambientais tão majestosos. O espaço é tombado Patrimônio Cultural, Ambiental e Paisagístico da cidade do Rio de Janeiro e faz parte do Parque Nacional da Tijuca.

Com 44 integrantes tocando instrumentos diversos como flauta, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violoncelo e contrabaixo acústico, o grupo vai executar clássicos como “Corta- Jaca” (Chiquinha Gonzaga), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Não quero dinheiro” (Tim Maia), entre outros, incluindo repertório internacional.

O evento tem patrocínio da NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Exposição sobre o Parque Estadual do Mendanha

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, os cariocas poderão conhecer no Bangu Shopping uma exposição exclusiva sobre a história e a importância do Parque Estadual do Mendanha, unidade conservação ambiental administrada pelo Instituto Estadual do Ambiental  (Inea). Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a fauna, flora e os esforços de conservação desse importante patrimônio natural da região, que abriga grandes remanescentes florestais da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A mostra é uma iniciativa  que busca educar e sensibilizar o público sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da biodiversidade. A exposição está localizada na Praça de Alimentação do segundo piso e aberta à visitação. O objetivo é conscientizar e envolver o público em ações voltadas para a preservação ambiental

Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a partir das 10h, o Bangu Shopping promoverá uma doação de mudas de hortaliças para os visitantes levarem para casa e cultivarem em suas próprias hortas. As mudas serão disponibilizadas gratuitamente em um espaço aberto, próximo ao Manolo.

O shopping informa que apenas no primeiro trimestre de 2023 já foram coletados e reciclados 61.808 kg de papel/papelão, o que corresponderia ao uso da madeira de 1.236 árvores na indústria de fabricação de papel. Além disso, foram reciclados 2.278 kg de PET, quantidade suficiente para produzir19.982 camisas de malha ecológica.

Também foram recolhidos 2.189L de óleo, evitando a contaminação de mais de 2 bilhões de litros de água. A quantidade de vidro reciclado foi de 1.782 kg, evitando a mineração de mais de 2.317 kg de areia. Ainda, 66.250 kg de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem, o equivalente ao peso de mais de 83 carros populares.

Em relação à energia elétrica, o projeto de reciclagem de plástico do Bangu Shopping resultou em uma economia equivalente à energia necessária para carregar a bateria de mais de 11 milhões de celulares. Esses resultados demonstram o compromisso do empreendimento em promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Tampas plásticas por cadeiras de rodas

Também em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove uma ação de recolhimento de tampas plásticas, a partir desta segunda-feira (5), às 10h, nas escadarias do Palácio Tiradentes.

O material coletado será repassado à Associação One By One, que transforma os resíduos plásticos em cadeiras de rodas para doação. E quem participar dessa ação poderá trocar as tampinhas por uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica.

A cada 3 mil tampinhas de plástico coletadas, a ONG troca por cadeiras de rodas. A One by One atende crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em situação de vulnerabilidade social. Segundo seus idealizadores, 20 mil quilos de plástico e alumínio são reciclados por ano por meio da iniciativa. Cerca de 1.850 cadeiras já foram doadas.

Para estender a campanha durante todo o mês de junho, recipientes de coleta de tampinhas serão instalados na sede atual da Alerj, na Rua da Ajuda, 5, e no Palácio Tiradentes, entre os dias 5 e 30 deste mês. Serão aceitas tampinhas de garrafas PET e de embalagens de amaciantes e sabões líquidos.

Pontos de coleta:
🟢 Edifício Lúcio Costa – Alerj: um recipiente coletor está localizado na entrada da Rua da Ajuda, 5 e outro na entrada da Rua México 125
🟢 Palácio Tiradentes: um recipiente coletor está localizado na entrada da Rua Primeiro de Março, s/n° e outra na entrada da Rua Dom Manuel s/n°.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!