suco-detox

Enfiou o pé na jaca nesse Réveillon? Então, primeiro dia útil do ano, é hora de uma faxina completa! A dica é apostar em um detox. “O processo é fundamental para recuperar o bem-estar, regular o organismo e eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde”, conta a nutricionista Gabriela Zugliani, que indica os alimentos certos para começar o ano com o corpo limpo.

“Corte a carne vermelha, a farinha refinada, as frituras, os doces e os alimentos industrializados. “Beba dois litros de água alcalina para ajudar a neutralizar os efeitos da acidez, melhorar a oxigenação das células e eliminar toxinas”, indica a especialista. Para preparar sua própria água alcalina em casa, esprema metade de um limão siciliano num copo de 100 ml de água e beba na hora.

Nas refeições, a dica é priorizar sopas leves feitas com couve-flor, brócolis, alho poró, couve e repolho. “Tempere as sopas com especiarias anti-inflamatórias e antifúngicas como canela, gengibre e açafrão”, ensina a nutricionista. Para dar um gás no metabolismo, também inclua no cardápio alimentos termogênicos como a pimenta, chá verde, guaraná em pó e gengibre.

O médico, cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), João Caetano Marchesini, explica porque é necessário limpar o organismo. “O estômago precisa fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, enquanto o intestino, além de precisar produzir mais suco entérico, ainda ficará com o trânsito mais lento”, explica.

Para isso, ele recomenda muita hidratação, a ingestão de frutas com casca e bagaço, evitar café, doces, comidas gordurosas e excesso de sal, restringir leites, derivados e produtos à base de farinha de trigo refinados. “Contribua no seu processo de desintoxicação, consumindo fibras solúveis como semente de linhaça, farelo de aveia, arroz integral ou pão integral”, enumera o especialista em obesidade.

Para a nutricionista Marcia Dal Medico, autora do livro ‘Spa em Casa’ (Editora Alaúde), é comum – e nem tão prejudicial assim – “enfiar o pé na jaca” nessa época do ano. “Quebrar a rotina de alimentação saudável no fim do ano não causa tanto estrago, desde que, quando as celebrações terminarem, a pessoa volte a sua rotina normal de alimentação, sem exageros e optando por opções saudáveis e com baixo índice calórico”, destaca.

A atleta de fisiculturismo Karen Domingos, ex-aeromoça, dá dicas simples para acabar com o mal estar e começar 2017 com o pé direito. “Todos nós gostamos das comilanças da ceia de Natal e Ano Novo. Peru, farofa, salpicão, rabanada, panetone (humm) e sobremesas diversas. Dê um presente ao seu corpo com este simples detox. Sem fome ou sucos estranhos!”, conta a atleta, que aos 43 anos exibe uma bela silhueta sequinha. Veja as dicas que ela listou:

1. Não ao café 

Esqueça o cafezinho no café da manhã. Você pode pensar que o café é apenas a bebida que vai tirá-lo o sono ou recuperá-lo da ressaca, mas não é tão inofensivo assim. O café ajuda a aumentar o desejo por carboidratos e açúcares o dia inteiro. Em vez disso, pegue sua dose de cafeína com uma xícara de chá verde. Apenas um copo ajuda a acelerar a atividade hepática e depois de todo aquele vinho, você pode precisar!

2 – Beber água

Depois de tanta bebida alcoólica hidratação é a palavra. Beba de 6 a 8 copos de água por dia. Adicione limão, pepino, gengibre, cravo da Índia e hortelã a sua água. Essa receitinha vai ajudar a queimar gordura e diminuir inflamações. Tanto o seu estômago como a sua pele vão agradecer por isso!

3 – Sim para as fibras

Depois dos exageros você precisa que o seu sistema digestivo volte a trabalhar normalmente. As fibras vão ajudar a fazer este papel. Comece o dia com pão ou cereais com fibra. Isso vai regularizar o intestino e também te saciar.  

4 – Cardio

Faça caminhadas na praia, calçadão, academia… Isso melhora a circulação sanguínea, e suar ajuda a colocar as toxinas para fora, reduz o inchaço e queima calorias. O cardio em jejum é uma boa opção, pois quando acordamos nossas reservas de glicogênio estão baixas de uma forma que o organismo aproveita para queimar direto a gordura.  

5 – Fique de mal do açúcar 

Nada vai fazer você se recuperar mais rápido do que dar um tempo no açúcar e nas comidas processadas (que também possuem açúcar, só que escondido).  Para se livrar daquela vontade de comer um doce, a dica é:  coma uma fruta. As vermelhas são  campeãs em baixo índice glicêmico, além de ter elevada capacidade antioxidante.

Dieta de 1.200 calorias para recuperar o corpo

Para ajudar quem abusou do pernil nesses últimos dias e acabou ganhando alguns quilinhos extras, a nutricionista Marcia Dal Medico indica um cardápio com receitas para um dia completo de dieta, composto por 1.200 calorias. Um pontapé inicial para quem precisa retomar os hábitos alimentares de maneira saudável. Confira o cardápio:

Café da manhã

1 xícara (chá) de leite desnatado com café

1 sanduíche com 1 pão francês integral e 1 colher (sopa) de queijo cottage com ervas finas a gosto

Lanche da manhã

2 fatias finas de abacaxi

Almoço

Salada: 6 folhas de alface e 1 pires (chá) de repolho roxo, 1 palmito cortado em rodelas, 2 colheres (sopa) de cenoura ralada e 1 colher (chá) de azeite para temperar

1 porção de filé de peixe assado com cuscuz de legumes (receita abaixo)

1 porção de creme belga (receita abaixo)

Lanche da tarde

1 taça de salada de frutas com ½ maçã pequena picada + 1 fatia pequena de mamão + ½ banana-prata média. Suco de 1 laranja. Completar com água até cobrir os alimentos.

Jantar

Refogado: 4 colheres (sopa) de cenoura ralada, 4 colheres (sopa) de abobrinha ralada e cozida, 1 colher (chá) rasa de nozes picadas, 1 colher (chá) de azeite e cheiro-verde para temperar

1 porção de filé de frango grelhado ao molho de manga com batata corada (receita abaixo)

CEIA

1 banana-prata assada com canela

PEIXE ASSADO COM CUSCUZ DE LEGUMES

Rendimento » 10 porções de aproximadamente 225 Kcal cada.

INGREDIENTES

700 g de filé de peixe magro

Cominho e sal a gosto

1 cebola média picada

Alho a gosto

1 colher (café) de margarina light

100 ml de extrato de tomate

1 cenoura média ralada

1 tomate sem pele picado

100 g de milho verde enlatado

100 g de ervilhas frescas

200 g de farinha de milho

PREPARO

Para o peixe:

1. Temperar o peixe com limão, alho e cominho (opcional).

2. Colocar em uma assadeira e levar ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 10 minutos ou até estar assado.

Para o cuscuz:

1. Refogar o alho e a cebola com a margarina light.

2. Adicionar 200 ml de água e o extrato de tomate.

3. Colocar os legumes e deixar ferver até que fiquem cozidos.

4. Adicionar aos poucos a farinha de milho, cozinhando em fogo brando por aproximadamente 20 minutos. Para não grudar, mexer constantemente até desgrudar da panela e a consistência estiver cremosa. Servir quente junto com o peixe.

CREME BELGA

Rendimento » 15 porções de aproximadamente 33,65 Kcal cada.

INGREDIENTES

½ litro de leite desnatado

1 caixinha de pudim light de baunilha

2 copos (200 ml cada) de suco de laranja

3 claras em neve

2 envelopes de gelatina sem sabor vermelha

Adoçante a gosto

200 g de farinha de milho Adoçante a gosto

 

PREPARO

1. Dissolver a mistura do pudim no leite e levar ao fogo.

2. Deixar engrossar e colocar 20 g em cada tacinha.

3. Derreter a gelatina em uma xícara de água e misturar no suco de laranja com o adoçante.

4. Em seguida adicionar as claras batidas em neve em cima do pudim e levar para gelar.

 

FILÉ DE FRANGO AO MOLHO DE MANGA COM BATATA CORADA

Rendimento » 10 porções de aproximadamente 117 kcal cada.

INGREDIENTES

500 g de filé de frango

Sal, alho, cebola, vinagre, orégano e salsinha a gosto

3 batatas médias

1 xícara rasa de suco de manga

1 colher (sobremesa) de amido de milho

100 g de manga

 

PREPARO

1. Temperar os filés de frango com sal e grelhar em uma cha­pa ou frigideira aquecida, virando até dourar os dois lados. Levar uma assadeira ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Reservar.

2. Picar as batatas em rodelas grandes e cozinhar em água e sal. Escorrer e colocar em uma assadeira de modo que fiquem sepa­radas. Temperar 200 ml de água com vinagre e um pouco de sal e regar as batatas. Salpicar orégano e salsinha e levar ao forno aque­cido até dourar.

Preparo do molho:

1. Refogar em uma panela a cebola e o alho. Juntar o suco de manga e deixar ferver até reduzir 1/3. Dissolver 1 colher (sobremesa) de amido de milho em 200 ml de água, juntar ao suco de manga e deixar ferver. Acrescentar a manga picada em cubos e temperar com sal e ervas finas.

Para montar o prato:

1. Dispor uma porção de filé de frango regado com aproximadamente 1 colher (sopa) de molho e uma rodela de batata corada. Salpicar salsinha.

Da Redação, com assessorias 

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *