Corrida de rua atrai mais adeptos, de olho em benefícios para a saúde

Empresários e executivos se rendem à corrida de rua. Maratona do Rio reúne mais de 40 mil atletas neste fim de semana. Veja a programação

Maratona do Rio reúne mais de 40 mil adeptos no feriadão de Corpus Christi (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Comemorado sempre na primeira quarta-feira de junho – que cai no dia 7/6 este ano – o Dia Mundial da Corrida alerta para os benefícios que o esporte pode proporcionar à saúde: melhora a qualidade no sono, reduz o risco de diabetes, infarto e AVC, melhora a respiração, controla a pressão arterial e até mesmo aumenta a expectativa de vida.

Na semana de preparação para a Maratona do Rio – tradicional evento que atrai mais de 40 mil participantes na cidade do Rio de Janeiro -, destacamos os aspectos positivos da corrida, que tem atraído cada vez mais pessoas.

Para muitos profissionais e executivos, até os que levavam uma vida sedentária, a prática do esporte faz dele um propósito para melhorar o rendimento no trabalho e ajudar na saúde física e mental.

Para Sérgio Passos, diretor de Tecnologia em Take Blip, a corrida ajuda a desligar a mente dos problemas pessoais e desafios no trabalho. O executivo começou a prática durante a pandemia, em 2020. Sérgio conta que experimentou o esporte como forma de se exercitar ao ar livre, durante a restrição de ambientes fechados.

“Tomei gosto principalmente pela forma como consigo me desligar durante a corrida. É uma espécie de meditação. Quando corro, me concentro no caminho e no esforço físico. No início, eu até mantenho a mente em problemas pessoais e do trabalho, mas com o tempo esse pensamento vai embora, me auxiliando no meu desenvolvimento pessoal”, afirma o executivo.

A rotina de correr avançou e Passos começou a participar de competições este ano. “Comecei correndo 5km e recentemente já participei de corridas de 10km. Minha intenção é um dia correr uma meia maratona e, quem sabe, uma maratona inteira”, compartilha.

Dois dos principais benefícios que a corrida trouxe para o dia a dia, segundo ele, são a melhora no condicionamento físico e também o impacto da prática esportiva na sua saúde mental.

“Considero serem benefícios similares com os da meditação: redução de estresse, controle da ansiedade e maior poder de concentração”, finaliza.

‘Corrida me ajuda a manter disciplina pra cuidar da saúde’

Quem também é adepto da corrida é o Gabriel Benz, diretor de Operações da Wine México. “Corro há mais de 10 anos e o hábito de praticar corrida me ajuda a manter uma disciplina para ter um horário para cuidar da saúde”, diz.

Ele conta que, no início, praticava com períodos de maior e menor intensidade. Sempre praticou esportes, mas o tempo disponível para os hobbies diminuiu com o aumento dos compromissos pessoais e profissionais. 

“Encontrei na corrida uma ótima opção para manter a rotina de atividades físicas mesmo com uma agenda mais dinâmica e concorrida”, comenta.

Atualmente, ele participa de meias maratonas, de 21km, e tem como objetivo estar em uma maratona até o final deste ano.  “A corrida ainda é um hobby para mim, mas sempre busco melhorar alguma coisa, como aumentar a distância percorrida ou outras vezes procuro aumentar a velocidade”.

Benz compartilha que, em relação à saúde física, a corrida o ajuda a manter o controle de peso e a disposição no dia a dia, devido ao aumento da resistência e fortalecimento muscular. “Já em relação à saúde mental, sinto que a corrida me ajuda a reduzir o estresse e ansiedade do dia a dia”, pontua.

‘Mais controle, resiliência e ousadia para ultrapassar limites’

Isis Abbud: “A corrida me fez perceber que sou competitiva, mas de uma forma positiva, de querer ir cada vez mais longe” (Fotos: Divulgação)

Isis Abbud, co-CEO e co-founder da Arquivei, também é fã de corrida, mas não para por aí. A executiva pratica bike speed, musculação e beach tênis também.

“Apesar de vir de uma família de esportistas, eu não era adepta ao esporte. Comecei a correr na faculdade e a prática me trouxe uma percepção diferente sobre competição. A corrida me fez perceber que sou competitiva, mas de uma forma positiva, de querer ir cada vez mais longe. Além de aliviar a mente, a corrida te ensina a ter controle, resiliência e ousadia para ultrapassar  limites”, conta ela.

Assim como o empreendedorismo, ela diz que a corrida é um esporte que faz você sentir de imediato o resultado da ação que acabou de fazer.

“Faz você entender que é responsável por suas ações e pela maneira como você encara qualquer desafio. Para correr, é necessário ter paciência, ouvir a própria respiração, traçar metas, sonhar grande, buscar mais, entregar mais e arriscar”, define.

Um hobby, para esvaziar a mente e se conectar com ela

Praticando corrida de rua desde 2014, Paula Caetano, gerente de Cultura e Pessoas da Wine, vê a modalidade como um hobby, uma maneira de esvaziar a mente e se conectar com ela mesma. Atualmente, ela combino corrida de rua com a prática de treinos de força, fazendo musculação. A executiva, que já participou de uma meia maratona, iniciou a prática de corrida logo após se casar.

“Além do benefício da manutenção de nossa saúde e bem-estar, essa foi a maneira que eu e meu esposo encontramos de estarmos mais tempo juntos, dado a correria do dia a dia e o desafio de nossas agendas profissionais”, afirma.

Paula acredita que se não realizar sua rotina de exercícios diários, ela para. “A prática de exercícios me energiza para que eu possa focar no que é importante. Me ajuda na manutenção do meu peso, aumenta a minha resistência e a estabilidade das minhas articulações, além de me ajudar muito na saúde dos meus pulmões. Além disso, minimiza e previne o estresse e os sintomas de ansiedade”, diz.

Agenda Positiva

Maratona do Rio atrai 40 mil participantes no feriadão

É neste fim de semana em meio ao feriado de Corpus Christi, de 8 a 11 de junho, que será realizada a 21ª edição da Maratona do Rio, um dos maiores e mais antigos circuitos de corrida da América Latina. Cerca de 40 mil participantes vão desbravar os tradicionais percursos de 5K, 10K, 21K e 42K.

Além disso, este ano o circuito traz novidades, como o Desafio Cidade Maravilhosa, onde o corredor poderá participar de duas provas. Até esta quarta-feira (7), a produção do evento contabiliza cerca de 2 mil corredores estrangeiros e 67% de participantes de fora do Rio.

As provas mais longas vão permitir que os corredores passem por pontos da Zona Sul e também do Centro. Pelo caminho eles irão se deparar com algumas das mais belas vistas da cidade, as praias de Ipanema e Copacabana, a baía de Botafogo, o Aterro do Flamengo.

A Maratona do Rio / Michelob Ultra (42K) ocorre no domingo (11), com início às 5h, largada no Aterro do Flamengo e um trajeto que exibe maravilhas urbanas, como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna e Museu Histórico Nacional

Correr ou caminhar, uma escolha do participantes

As novidades na Maratona do Rio incluem organização diferenciada na realização das provas. Serão realizadas cinco provas em dois dias diferentes. No sábado, dia 10, largam os corredores da prova mais curta, de 5K, e os inscritos para a Meia Maratona do Rio / Claro (21K), com largada no Leblon às 6h.

Quem fizer a prova dos 5K poderá escolher entre correr e caminhar. Haverá ondas de largada diferentes para os públicos, proporcionando uma prova ainda mais confortável para os atletas. Já no domingo é a vez de quem vai correr os 10K, e de quem vai encarar o circuito completo de 42K.

O atleta pode correr mais de uma prova e criar seus próprios desafios no Desafio Cidade Maravilhosa / Águas do Rio, que consiste em correr as duas provas, ou seja, 21K no sábado e 42K no domingo.

A programação esportiva do Festival Maratona do Rio ainda inclui a Prova de 5K / Raízen, no dia 10, às 9h30, e a Prova de 10K / Raízen, no dia 11, às 8h30, ambas tendo o Aterro do Flamengo como palco.

Recordes e premiação

Como não poderia deixar de ser, o festival Maratona do Rio também desperta a atenção dos chamados corredores de elite, que na edição de 2023 buscarão superar não só os próprios limites como os recordes das provas.

Por falar em recordes, a Maratona do Rio vai quebrar um na 21ª edição: o de maior premiação já distribuída em sua história, com um total de 310 mil reais, que serão igualmente divididos para as categorias masculina e feminina. Quem vencer os 42K receberá 50 mil reais, podendo ganhar mais 20 mil reais caso bata o recorde da prova.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, é um dos apoiadores da competição, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. E para quem quiser acompanhar remotamente, a prova de 42K será transmitida ao vivo pelo canal ESPN 2 e pelo Star+, no streaming.

O retorno da “Laranjinha”

Os milhares de corredores da Maratona do Rio terão a oportunidade de sentir a essência carioca não apenas nos cenários, mas também nas cores e traços das camisas que vestirão. O grande destaque é o retorno da tradicional “Laranjinha” para representar a prova de 42K, desta vez ilustrada com o Museu do Amanhã.

A blusa da prova de 21K tem a cor vermelha e a estampa do Morro Dois Irmãos, a da prova de 10K traz a cor azul e o Corcovado, e a da prova de 5K leva a cor lavanda com o Pão de Açúcar. E não é só!

Aumentando a paleta de cores e lugares representativos da Maratona do Rio, os corredores que participarão do Desafio receberão duas camisas diferentes: a de 21K na cor rosa e a de 42K na cor laranja, ambas com o desenho da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

Shows musicais para relaxar

Nesta edição haverá a Arena Maratona com Arte, que traz um festival de música gratuita para divertir e relaxar o público antes, durante e após as provas, na esplanada da Marina da Glória. Mart’nália se apresenta no sábado, dia 10, ao lado do Carrossel de Emoções. No domingo, dia 11, é a vez de Toni Garrido e do Samba Independente dos Bons Costumes se apresentarem.

A animação também estará presente já no período de entrega dos kits, nesta quinta, dia 8, e sexta, dia 9, e também durante o percurso. Diversos blocos de carnaval – como Boitatá, Bloco das Tubas, Me Enterra na Quarta, Céu na Terra e 442 – vão tocar em alguns pontos do circuito.

Quem passar pela Marina da Glória para buscar os kits poderá aproveitar o aulão da Equipe Puga, a animação do bloco Fanfarrinha e a apresentação da Orquestra Imperial. Já na sexta, dia 9, terá aulão do Thi Squad e show do Cozinha Arrumada. A mistura de folia e corrida também contará com a Orquestra Circônica e a banda Sinfônica Ambulante.

Para a Maratona do Rio, as ruas são perfeitas para corridas e apresentações artísticas, como revela a #MaratonaParade, exposição urbana itinerante que espalha pela cidade 5 esculturas em forma de tênis gigantes pintadas pelos renomados artistas do grafite Criz Silva (@crizsilva), curador da exposição, CH2 (@ch2ftg), Amora Moreira (@amori.nha), Cibele Arcanjo (@cibellearcanjo) e Cety Soledad (@cetysoledad).

Desde 14 de maio, as obras passam por pontos emblemáticos como Santa Teresa, Parque Madureira, Estádio do Maracanã, Vila Militar de Deodoro, Estádio do Engenhão, Leme, Praia da Barra, Alto da Boa Vista, Gamboa, Shopping Leblon, Lapa e Marina da Glória. 

Com Assessorias

Leia mais

A corrida como Rivotril: como executivo venceu o estresse
Pesquisa comprova: corrida ajuda a manter a mente sã
Incentivo a corridas de rua exclusivas para mulheres
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!