Ao longo da vida, as mulheres enfrentam diversas fases marcadas por mudanças hormonais e emocionais — da adolescência à menopausa. Entre essas etapas, a tensão pré-menstrual (TPM) se destaca por causar diversos sintomas. Assim, entre eles está oscilação de humor, irritabilidade e inchaço que podem afetar o dia a dia. Compreender o corpo e adotar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, pode fazer toda a diferença para atravessar esse período com mais equilíbrio e bem-estar.
De acordo com um estudo da UVA Health (EUA), publicado no Archives of Women’s Mental Health, mais de 64% das mulheres apresentam oscilações de humor e sintomas de ansiedade nessa fase do ciclo. Enfim, um cenário que, segundo os pesquisadores, representa um problema de saúde pública global.
Avanço nas políticas de bem-estar feminino
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 28 de outubro um projeto que garante às mulheres se afastarem do trabalho durante a menstruação, sem perda de salário. Além disso, a proposta estabelece que a licença-menstrual poderá ser de até dois dias consecutivos por mês. Vale destacar que a medida se aplica a funcionárias do setor privado, estagiárias e empregadas domésticas.
O projeto segue agora para análise e votação no Senado. A iniciativa representa um avanço significativo nas políticas de bem-estar feminino no ambiente profissional. Assim, reconhece oficialmente os desafios físicos e emocionais que muitas mulheres enfrentam durante o ciclo menstrual.
Além de assegurar o afastamento remunerado, a medida reforça a importância de criar ambientes de trabalho mais inclusivos e sensíveis às necessidades de saúde das mulheres.
Nutrientes que equilibram corpo e mente
Para aliviar os sintomas da TPM, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, que pode ajudar a reduzir os desconfortos e promover mais equilíbrio e bem-estar ao longo do ciclo menstrual.
Juliana Prana, nutricionista da Premium Essential Kitchen, empresa especializada em refeições corporativas, alerta que, além da licença, a alimentação balanceada desempenha papel importante no alívio dos sintomas da TPM, como irritabilidade e cansaço.
Nutrientes como magnésio, vitaminas do complexo B e ômega‑3 ajudam a manter o equilíbrio emocional e a aumentar a produtividade feminina”, comenta.
De acordo com o estudo “Os impactos da alimentação na síndrome pré-menstrual (SPM): uma revisão sistemática da literatura”, de Isabely Arraes Zaki (USP, 2023), padrões alimentares saudáveis, como dieta mediterrânea, consumo de peixes, vegetais, grãos integrais e sementes mostraram impacto positivo na SPM.
Hábitos que podem agravar os sintomas da TPM
Segundo a Harvard Health, alguns hábitos podem agravar os sintomas da TPM, como:
- Ter uma dieta rica em cafeína, álcool, sal, alimentos açucarados e carne vermelha.
- Fumar;
- Não praticar exercícios físicos regularmente;
- Dormir pouco;
Adotar hábitos saudáveis, como atividade física, sono adequado e alimentação balanceada, pode ajudar a reduzir os desconfortos do período pré-menstrual. O artigo destaca que é fundamental procurar um médico caso os sintomas pré-menstruais:
- Causarem angústia ou desconforto intenso;
- Prejudiquem seu desempenho nas atividades diárias;
- Interfiram nos relacionamentos pessoais.
Reconhecer esses sinais ajuda a receber orientação adequada e encontrar formas eficazes de alívio e bem-estar durante o ciclo menstrual.
*Publicado originalmente no site Comida na Mesa




