Falta de tempo, devido ao horário de trabalho ou estudo, não é desculpa para não ir se vacinar. Na cidade do Rio de Janeiro, é possível tomar vacina também nos domingos e feriados, como nesta segunda-feira (1º/5), Dia do Trabalhador. Chova ou faça sol, o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, funciona todos os sete dias da semana, das 8h às 22h. E nem é preciso sair do carro para tomar a dose contra a covid-19 ou a gripe, já que a unidade também tem drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Criado para ampliar o acesso da população às vacinas, o Super Centro Carioca de Vacinação está instalado no prédio histórico ao lado do Hospital Municipal Rocha Maia, que servia de almoxarifado e foi restaurado. O SCCV tem capacidade para realizar 600 atendimentos por dia e conta com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Desde a inauguração do Super Centro de Vacinação, em 28 de janeiro, 47% das doses de vacinas de rotina aplicadas na unidade foram no chamado horário ampliado: à noite nos dias úteis; tarde e noite de sábados; nos domingos e feriados. Localizada na Rua General Severiano 91, a unidade funciona em um prédio histórico, onde, além de se vacinar, as pessoas podem apreciar a beleza da arquitetura e mobiliário e dos jardins.

Drive-thru no local facilita acesso da população

Para usar o drive-thru, a entrada dos carros é pela Rua Venceslau Brás. O ortopedista Carlos Eduardo, de 67 anos, é morador da Tijuca e está com a perna quebrada. O amigoAlbertus Ramalhose ofereceu para levá-lo ao drive-thru: “Meu amigo já conhecia o local e me trouxe aqui pela facilidade na condição que eu estou”, explicou Carlos Eduardo.

“O drive-thru é um sistema que facilita o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção, mas está aberto a qualquer perfil de paciente, desde que esteja nos grupos aptos a receber a bivalente neste momento. Tem gente que vem até de táxi, porque é um serviço muito rápido. A pessoa recebe a vacina dentro do carro, com muita praticidade e conforto”, explica a coordenadora do Super Centro Carioca de Vacinação, Adriana Desterro.

A médica Marta Brasil, de 58 anos, foi uma das pessoas que passou pelo drive-thru de táxi e, como trabalhadora da saúde, não perdeu tempo e foi logo garantir a sua dose da bivalente: “Eu sou uma médica que acredita na ciência”, disse ela, que saiu sorrindo, com a vacina no braço e elogiando o serviço: “Nota mil!”, definiu.

A assistente social Valéria Pimentel, de 59 anos, arranjou um tempo no meio do expediente e levou mais duas amigas para se vacinarem no drive-thru. Para quem vive na correria do dia-a-dia, ela definiu o serviço em três palavras: “Ótimo, rápido e prático!”.

A moradora de Botafogo Márcia Rossi, de 62 anos, foi com o marido Sebastião Alves e deixou um recado sobre a vacinação: “É fundamental!”.

Nova unidade oferece também imunobiológicos injetáveis

Super Centro é dedicado aos serviços de imunização, com funcionamento de domingo a domingo (Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio)

 

O Super Centro Carioca de Vacinação também oferece imunobiológicos especiais para pessoas com necessidades clínicas específicas ou com alergias graves. A nova unidade absorve o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais Myrtes Amorelli Gonzaga (Crie), voltado para o atendimento desses pacientes. O SCCV oferece atendimento a crianças e adultos portadores de quadros clínicos especiais e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal.

São três amplos consultórios médicos e de enfermagem para pacientes que necessitam de imunobiológicos especiais, e três salas de vacina, sendo uma para imunização de rotina e duas para vacinação especial (uma delas com observação clínica). A sala de imunização de rotina recebe o público em geral por demanda espontânea. Basta o cidadão buscar atendimento para atualização vacinal, portando, sempre que possível, leve a caderneta ou comprovante de vacinação.

Já os pacientes das redes pública e privada que atendam aos critérios e indicações para uso de imunobiológico especial deverão ser encaminhados por profissional de saúde, por meio da “Ficha para Solicitação de Imunobiológicos Especiais – CRIE”, para atendimento no SCCV. Eles recebem, no local, avaliação pela equipe multiprofissional, para serem vacinados no mesmo dia, observando-se as necessidades específicas de cada caso. com o suporte necessário. Os horários e orientações para atendimento de imunobiológicos especiais podem ser consultados neste link.

Antigo desinfectório era usado para combater epidemias

Ao lado do Hospital Rocha Maia, em Botafogo, Super Centro Carioca de Vacinação funciona todos os dias (Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio)

O prédio onde funciona o SuperCentro Carioca de Vacinação tem mais de um século de contribuição à saúde pública. No prédio da Rua General Severiano 91, funcionou o Desinfectório de Botafogo, inaugurado em 1905 para atender ao projeto sanitário da época, sendo um dos primeiros projetos de Oswaldo Cruz na direção nacional de saúde.

Desinfectórios eram locais destinados ao isolamento de pessoas com doenças contagiosas e desinfecção de seus objetos pessoais. Lá havia aparelhos, ambulância, câmaras de banhos e até fornos de incineração. A unidade foi estratégica para o combate à peste bubônica, a febre amarela, mas teve destaque principal como ponto de vacinação para a campanha de varíola.

O prédio histórico é um projeto do arquiteto Luiz Moraes Júnior, que também projetou o castelo mourisco da Fiocruz, a cavalariça e também o prédio do relógio.

Atendimento domiciliar e em horário estendido

As 237 unidades de Atenção Primária do município realizam a vacinação em domicílio para idosos, pessoas com deficiência e com comorbidades acamados. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a unidade de saúde de referência solicitando o serviço. A vacinação será agendada conforme cronograma da unidade, em até 30 dias.

Além do Super Centro Carioca de Vacinação, no município do Rio há 38 clínicas da família ou centros municipais de saúde que atendem em horário ampliado nos dias úteis (de segunda a sexta-feira, excluindo feriados), em todas as regiões da cidade, da Zona Oeste à Zona Sul, para atender às pessoas depois da jornada de trabalho ou de estudos.

São 15 unidades funcionando até as 19h (o horário regular nos dias úteis é das 8h às 17h), 10 até as 20h, 12 até as 21h e uma, o CMS Manoel José Ferreira, no Catete, até as 22h, como o SCCV. Confira as unidades que funcionam com horário ampliado nos dias úteis:

Até as 19h:

– CF Ana Maria Conceição dos Santos Correia (Av. Vicente de Carvalho, 1.086 – Vila Kosmos)

– CF Dante Romano Júnior (Rua Carolina Machado, s/n – Marechal Hermes)

– CF Souza Marques (Praça Patriarca, s/n – Madureira)

– CMS Rodolpho Rocco (Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho)

– CMS Dr Cattapreta (Rua Engenheiro José Boanerges Cesar, s/n – Santa Cruz)

– CMS Enfermeira Floripes Galdino Pereira (Rua Soldado Geraldo Berti, lote 3, quadra 29 – Santa Cruz)

– CF Helande de Mello Gonçalves – (Estrada de Paciência, s/n – Paciência)

– CF Ilzo Motta de Mello (Av. Cesário de Melo, 11.485 – Paciência)

– CF Lenice Maria Monteiro Coelho (Rua José Carlos Matta Machado – Santa Cruz)

– CF Lourenço de Mello (Rua Coronel Porto Carrero, s/n – Paciência)

– CF Samuel Penha Valle – (Av. Cesário de Melo, 12.569 – Santa Cruz)

– CMS Dr Aloysio Amâncio da Silva (Estrada do Curtume, s/n – Santa Cruz)

– CMS Dr Cyro de Mello (Av. do Canal, s/n – Santa Cruz)

– CMS Dra Maria Aparecida de Almeida (Praça Antonio Mattos Areias, s/n – Paciência)

– CMS Prof Savio Antunes (Av. Hermínio Aurélio Sampaio, 107 – Santa Cruz)

Até as 20h:

– CF Estácio de Sá (Rua do Bispo, 159 – Rio Comprido)

– CF Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza (Rua Frei Caneca, s/n – Estácio)

– CF Sérgio Vieira de Mello (Av. 31 de Março s/n – Catumbi)

– CMS Ernesto Zeferino Tibau Júnior (Av. do Exército, 1 – São Cristóvão)

– CMS Oswaldo Cruz (Rua Henrique Valadares, 151 – Centro)

– CMS Salles Neto (Praça Condessa Paulo de Frontin, 52 – Rio Comprido)

– CF Maria do Socorro Sousa e Silva (Estrada da Gávea, 522 curva do S  – Rocinha)

– CMS Heitor Beltrão (Rua Desembargador Isidro, 144 – Tijuca)

– Policlínica Hélio Pellegrino (Rua do Matoso, 96 – Praça da Bandeira)

– CMS Maria Augusta Estrella (Rua Visconde de Santa Isabel, 56 – Vila Isabel)

Até as 21h:

– CF Helena Besserman Vianna (Via Ligth, s/n – Rio das Pedras)

– CMS Harvey Ribeiro Souza Filho (Av. Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes)

– CF Agenor de Miranda Araujo Neto (Estrada do Mato Alto, s/n – Campo Grande)

– CF Alkindar Soares Pereira Filho (Estrada da Pedra s/n – Pedra de Guaratiba)

– CF Antônio Gonçalves Villa Sobrinho (Estrada do Campinho, 2.899 – Campo Grande)

– CF Dalmir de Abreu Salgado (Estrada do Magarça, 1.831 – Guaratiba)

– CF Dr José de Paula Lopes Pontes (Rua Jaburu, s/n – Guaratiba)

– CF Dra Myrtes Amorelli Gonzaga (Estrada do Lameirão Pequeno, s/n – Campo Grande)

– CF Everton de Souza Santos (Estrada da Moriçaba, s/n – Senador Vasconcelos)

– CF Medalhista Olímpico Bruno Schmidt (Rua Manoel Julião de Medeiros, s/n – Campo Grande)

– CF Valdecir Salustiano Cardozo (Praça Manoel Mariz, s/n – Cosmos)

– CMS Dr Alvimar de Carvalho (Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n           – Pedra de Guaratiba)

Até as 22h:

– CMS Manoel José Ferreira (Rua Silveira Martins, 161 – Catete)

Com informações da Prefeitura do Rio

 

Shares:

Posts Relacionados

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *