Em dois anos, foram mais de 80 mil doações de cabelo, fazendo a alegria de mais de 180 crianças em tratamento de câncer. A ONG Cabelegria já tem material suficiente para produzir mais de 10 mil perucas. É cabelo para colocar Rapunzel para morar no topo do Everest. E mesmo assim o príncipe chegaria lá. Ou, ainda, fantasiar toda a estátua da Liberdade de Chewbacca, o alienígena wookiee co-piloto da nave Millennium Falcon na série Star Wars.
Agora, a ONG decidiu suspender as doações, por tempo indeterminado, e busca apoio financeiro para a confecção das perucas. Mas a campanha ‘Adote uma Peruca 2016’, que previa arrecadar R$ 100 mil para produzir mil peruquinhas infantis, alcançou apenas 30% da meta depois de dois meses e por isso foi reforçada por mais 30 dias no site Kickante, onde está hospedada.
“Queremos agradecer a todos que nos ajudaram a chegar à marca de 300 peruquinhas adotadas. Agora nossa meta é alcançar 500 peruquinhas”, diz Mariana Robrahn, fundadora do Cabelegria. Segundo ela, quem doar R$ 120 recebe uma camiseta com uma estampa que representa a doação de cabelo e “todo o amor envolvido neste ato”. A ajuda pode ser feita a partir de R$ 10 até o dia 2 de julho, pelo link www.kickante.com.br/cabelegria .
Rapunzel Solidária
Para se ter uma ideia, a ONG recebe em média 200 caixas do correio por dia, mas só consegue confeccionar, em média, 40 perucas/mês. “Para que esse número possa aumentar continuaremos buscando parceiros e faremos algumas ações para arrecadar fundos e conseguir realizar o sonho de muitas mulheres e crianças”, conta ela.
Com excedente de doações, a Cabelegria vem incentivando a doação de cabelos a outras ONGs que lutam pelo mesmo objetivo: levar sorrisos a pessoas em tratamento. “Sabemos que muitas pessoas já cortaram seus cabelos ou se programaram para cortar”, diz ela, que indica a Rapunzel Solidária para que voluntários possam fazer suas doações.
Iniciada em março, a ação mobilizou celebridades, artistas e personalidades, como Ana Maria Braga, Fafá de Belém, Beth Szafir, Fabiana Scaranzi, Família Schurmann, Gabriel Novotny, Paola de Nigris, Fabio Arruda e Luciana Liviero, que gravaram vídeos falando sobre a importância da campanha.