O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é cada vez mais diverso, inclusivo e, sobretudo, sem estigmas de qualquer natureza. Além da saúde mental, puxada por blocos como Tá Pirando, Pirado, Pirou!, Loucura Suburbana e Zona Mental, como mostramos aqui, bloquinhos e blocões também abraçam outras causas, como a saúde em geral da população, o Sistema Único de Saúde (SUS), a inclusão de pessoas com deficiência e a luta anticapacitista; a preservação do meio ambiente e até a prática de esportes de aventura, que faz bem à saúde.

O Portal ViDA & Ação selecionou alguns blocos conhecidos – outros nem tanto – que têm a ver com a nossa proposta de mais saúde, bem-estar e atitude sustentável. Como O SUS Resiste, Eu Não, O Remédio é o Samba, Orquestra Voadora, Sargento Pimenta, Senta Que eu Empurro, Cata-Latas do Grajaú e Só o Cume Interessa. Confira mais detalhes abaixo:

Só o Cume Interessa – O bloco reúne cerca de 300 foliões, no bucólico bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. Criado por um grupo de montanhistas que só querem saber do cume, o bloco desfila na Urca, conhecida não somente porque o rei Roberto Carlos mora lá e pelo bondinho do Pão de Açúcar, mas pelas belas trilhas do local. O bloco desfila neste sábado (3), das 10 às 16h, com concentração na Praça General Tibúrcio.

Só o Cume Interessa desfila no sábado anterior ao Carnaval, com o Pão de Açúcar como cenário (Foto: Divulgação Riotur)

O SUS Resiste, Eu Não — Ainda para celebrar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), uma referência mundial no atendimento à população, que provou sua força e resistência sobretudo na pandemia da Covid-19, um grupo de foliões sai todos os anos pelas ruas do Leme, na Zona Sul da cidade. A concentração do bloco O SUS resiste, Eu Não começa neste sábado (3), às 13h, na Praça Almirante Júlio de Noronha.

Senta Que eu Empurro – E como o Carnaval é para todos, o Senta Que Eu Empurro tem como missão dar visibilidade e integrar as pessoas com deficiência (PCDs) – muitas delas, cadeirantes – de maneira divertida, promovendo alegria e autoestima, além de quebrar preconceitos. O bloco foi fundado em 2008 por PCDs no bairro do Catete, reúne cerca de 1 mil pessoas e se concentra na sexta-feira de Carnaval, dia 9, das 14 às 22 horas, no Largo do Machado.

O bloco Senta Que eu Empurro, que sai do Largo do Machado, foi criado por pessoas com deficiência (Foto: Reprodução do Facebook)

Cata-Latas do Grajaú – O bloco anima seu bairro de origem com muito samba no Carnaval. O bloco tem a intenção de difundir a preservação do meio ambiente e respeito por meio de enredos autorais. Criado em 2011, o Cata-Latas reúne cerca de 500 foliões, que se concentram na Praça Nobel 14, no Grajaú, neste domingo (4), das 16 às 22 horas.

O Remédio é o Samba – Todo mundo sabe – ou ao menos deveria saber – que samba cura. Então, nada mais autêntico – e verdadeiro – que o bloco O Remédio é o Samba, fundado em 2000 por médicos e amantes do samba de raiz, especialmente integrantes da Velha Guarda da Mangueira e do Salgueiro. O grupo sempre coloca em sua camisa temas relacionados à saúde da população. A concentração é na Avenida Atlântica 3.246, em Copacabana, no sábado, dia 10 de fevereiro, às 16h. O público estimado é de 5 mil foliões.

Sargento Pimenta – Gigante do Carnaval de Rua do Rio, que arrasta 80 mil foliões, segundo a Riotur, ou meio milhão de pessoas, segundo seus organizadores, com sua emblemática trilha dos Beatles em ritmo de samba também promove um Carnaval inclusivo no Aterro do Flamengo. Além de manter intérpretes de Libras em seu trio, o Sargento Pimenta abre espaço acessível para pessoas com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla e seus acompanhantes.

O Sargento Pimenta, com repertório dos Beatles em ritmo de samba, traz pessoas com todo tipo de deficiência (Foto: Divulgação)

Imperdível para quem é fã dos Beatles, o bloco foi fundado em 2011 e seu nome é uma referência ao álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e o repertório é formado principalmente por versões de canções da banda de rock britânica, interpretadas com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos brasileiros. Até o Príncipe Harry, quando veio solteiro ao Brasil em 2017, não resistiu e caiu no samba. Como muitos outros blocos, o Sargento Pimenta fica parado, na altura do número 75 da Avenida Infante Dom Henrique, na Glória, na segunda-feira de Carnaval, dia 12, das 8 às 12h.

 

Orquestra Voadora – Pioneira na defesa da causa das pessoas com deficiência (PCDs) no Carnaval carioca, a Orquestra Voadora, em seu tradicional desfile na terça-feira de Carnaval, no Aterro do Flamengo, traz desde 2018 e sua Ala PcD, com 30 integrantes. O bloco criado em 2008 tem intérprete em Libras e audiodescrição – ambas de forma adaptada à realidade do carnaval de rua, e o reconhecimento prévio do espaço com descrição pormenorizada do local e do trajeto. Saiba mais aqui.

O bloco acumula mais de 12 anos de pista e como diz, ‘’sem escalas’’! Com voo panorâmico e movido a muita alegria — melhor combustível para ocupar e festejar a rua como um espaço democrático – a Orquestra Voadora faz dos seus batuques, percussão e metais, uma linda viagem com composições próprias e grandes clássicos da música mundial, misturando samba, rock, pop, funk, maracatu e afrobeat como propulsão para seus voos, passando pelas maiores capitais do país e da Europa. O bloco domina o Aterro do Flamengo no dia 13/2, das 13 às 19h, com concentração na altura da Rua Infante Dom Henrique 735 e percurso até o Museu de Arte Moderna (MAM), na Glória.

Bloco Orquestra Voadora em 2022 (Foto: Marcos Credie / Divulgação)

Irreverência e bom humor dão o tom dos blocos

Só o Cume Interessa, que sai na Urca, é um dos blocos cariocas que exploram trocadilhos nos nomes, para a diversão de seus seguidores. Há pérolas como o Põe na Quentinha, criado pelo fotógrafo Berg Silva, especializado em gastronomia, que morreu em 2022 e se apresenta no Baródromo, no bairro do Maracanã; e o impagável Já Comi Pior Pagando, ironicamente um bloquinho bem família tijucana, criado por donos de um restaurante no tradicional bairro da Zona Norte.

Tem ainda Butano na Bureta, Balança Meu Catete, Chroma Aqui Na Minha Mão, Pinto Sarado e muitos outros de nomes engraçados, alguns mais novinhos, outros com décadas de história, como os clássicos Rola Preguiçosa – Tarda, Mas Não Falha, que desfila há 30 anos em Ipanema, e Vai Tomar no Grajaú, no bairro de mesmo nome. Vale tudo para chamar a atenção e fazer a alegria dos cariocas e visitantes da cidade.

Trocadilho: o bloco Só o Cume Interessa desfila pelas ruas da Urca Foto: Divulgação / Riotur
Trocadilho: o bloco Só o Cume Interessa desfila pelas ruas da Urca (Foto: Divulgação / Riotur)

Confira a agenda de blocos de rua deste final de semana:

Veja abaixo a programação dos blocos de rua do Rio para este final de semana. E se você ainda não se decidiu, não tem problema. O site Carnaval de Rua, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, traz uma agenda detalhada dos principais blocos da cidade. O aplicativo Partiu Bloquimmm permite encontrar os blocos oficiais por geolocalização. O app está disponível em todas as plataformas digitais.

Sábado, dia 3

Blocos:

Chora Me Liga — às 7h, no Centro (início na Rua Primeiro de Março, 66, no CCBB)

Céu na Terra — às 7h, em Santa Teresa (início na Rua Alm. Alexandrino)

Bloco da Balanço — às 8h, no Centro (Rua dos Arcos, 24)

Estratégia — às 8h, no Centro (Largo São Francisco de Paula)

Imaginou? Agora Amassa — às 8h, no Leblon (início na Rua José Linhares, 245)

Infantil Sá Pereira — às 8h, em Botafogo (início na Rua Capistrano de Abreu, 29)

Mini Bloco — às 9h, na Tijuca (Praça Cmte. Xavier de Brito, 18)

Tijuca Para Cães — às 9h, na Tijuca (Praça Saenz Peña)

Mulecada Espigonense — às 10h, em Jacarepaguá (Est. dos Bandeirantes, 8.325)

Esporte Clube Jardim Guanabara — às 10h, no Jardim Guanabara (Praça Jerusalém, 39)

Só o Cume Interessa — às 10h, na Urca (Praça General Tibúrcio)

Butano na Bureta — às 12h, na Praça da Bandeira (Rua Sen. Furtado, 15)

Confraria da Bebidinha — às 12h, na Abolição (início na Travessa Coari, 6)

Lavou Tá Limpo — às 12h, na Praça Seca (início na Rua Cândido Benício, 2.235)

Pérola da Guanabara — às 12h, na Ilha de Paquetá

Xupa Mas Não Baba — às 12h, em Laranjeiras (início na Rua Alice)

Fla Master — às 13h, na Barra da Tijuca (Av. Lucio Costa, 3.360, no posto 5)

GRBC da Saara — às 13h, no Centro (Praça do Mascate, na Saara)

Ninho dos Cobras — às 13h, no Centro (Largo São Francisco da Prainha)

O SUS Resiste, Eu Não — às 13h, no Leme (Praça Alm. Júlio de Noronha)

Seu Lagarto Mama — às 13h, no Maracanã (Praça Niterói, 17)

Tô Na Bola Mas Tô Feliz — às 13h, em Curicica (Rua Primeiro de Maio, 5)

Alegria do Sapê — às 14h, em Bento Ribeiro (início na Rua Camoropim, 188)

Banda Bandida — às 14h, em Copacabana (Praça Manoel Campos da Paz)

Banda da Praia da Bica — às 14h, em Jardim Guanabara (início na Av. Alm. Alves Câmara Júnior, 1.191)

Bunda Rachada — às 14h, em Ramos (Rua Romero Zander, 358)

Cordão da Tia Juca — às 14h, na Tijuca (Praça Saenz Peña, 344)

Minha Raiz — às 14h, no Maracanã (início na Rua Visconde de Itamarati, 42)

Simpatia É Quase Amor — às 14h, em Ipanema (início na Rua Teixeira de Melo, 37)

Banda de Vila Isabel — às 15h, em Vila Isabel (início no Boulevard 28 de Setembro, 240)

Banda Haddock — às 15h, na Tijuca (início na Rua Haddock Lobo, 342)

Batuke de Ciata — às 15h, na Saúde (início na Rua Tia Ciata, 19)

Parei de Beber, Não de Mentir — às 15h, em Curicica (início na Rua Mandina)

Bloco da Mamadeira — às 16h, em Botafogo (Praça General Leandro)

Bloco da Sorveteria — às 16h, em Pedra de Guaratiba (Rua Barros de Alarcão, 370)

Bloco do Balde — às 16h, em Sulacap (início na Rua Antônio de Mendonça)

Calma Amor — às 16h, em Irajá (Av. Monsenhor Félix, 710)

Concentra Mas Não Sai — às 16h, em Sepetiba (Rua Paranabi, 150)

Fuzuê… Só Alegria Pra Você!! — às 16h, em Higienópolis (início na Rua Tamiarana, 4)

H Romeu Pinto — às 16h, em Realengo (início na Rua Carumbé, 225)

Ih, É Carnaval! — às 16h, na Urca (início na Av. Pasteur, 250)

Já Comi Pior Pagando — às 16h, na Tijuca (Rua Leite de Abreu, 14)

Pinto Sarado — às 16h, no Santo Cristo (início na Tv. Sara, 64)

Serrote Afiado — às 16h, no Engenho da Rainha (Rua Mario Ferreira, 217)

Seu Kuka E Eu Do Grajau — às 16h, na Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 1.032)

Teimosos do Maracanã — às 16h, no Maracanã (Rua Visc. de Itamarati, 42)

Vitória na Guerra de Rocha Miranda — às 16h, em Rocha Miranda (início na Rua dos Rubis, 125)

Afoxé Omo Ifá — às 17h, na Vila Isabel (Praça Barão de Drumond)

Amigos da Esquina — às 17h, no Engenho de Dentro (início na Rua Pernambuco)

Banda do Tijuca Tênis Clube — às 17h, na Tijuca (início na Rua Abelardo Chacrinha Barbosa, 76)

Bloco do Rock — às 17h, no Centro (Praça Tiradentes)

Come e Dorme — às 17h, na Ilha de Paquetá (início na Rua Cerqueira, 72)

Eu Amo a Lapa — às 17h, no Centro (Praça Cardeal Câmara, 71)

Bloco das Carmelitas — às 18h, no Centro (Praça Tiradentes)

Eventos:

Bola Preta — às 18h, no Centro de Convivência de Padre Miguel. Feijoada carnavalesca. Ingresso a R$ 20.

Baile de Carnaval da Motchiiim com Fülü — às 18h, em Vila Isabel (Rua Justiniano Da Rocha, 466). Ingresso a partir de R$ 10 (meia entrada)

Ordinários Elétricos — às 21h, no Leviano Bar, na Lapa (Av. Mem de Sa, 47). Ensaio do bloco.

Domingo, dia 4

Blocos

Bloco da Favorita — às 7h, no Centro (início na Av. Pres. Antônio Carlos, 1)

Bailinho do Capitão Trombeta — às 7h, na Ribeira (Praça Iaiá García)

Cordão do Boitatá — às 7h, no Centro (início na Rua da Assembleia, 40)

Blocão de Copacabana — às 8h, em Copacabana (início na Av. Atlântica)

Fogo e Paixão — às 8h, no Centro (Largo São Francisco de Paula)

Lambabloco — às 8h, no Centro (Praça dos Estivadores, 64)

Primeiro Amor — às 8h, em São Conrado (início na Av. Pref. Mendes de Morais, 900)

Suvaco de Cristo — às 8h, no Jardim Botânico (início na Rua Jardim Botânico, 594)

Gigantes da Lira — às 9h, em Laranjeiras (início na Rua das Laranjeiras)

Acorda e Vem Brincar — às 10h, na Vila Valqueire (início na Rua das Dálias, 137)

Empolga Às 9 — às 10h, em Ipanema (Av. Vieira Souto, 370)

Me Perco na Reta Me Acho na Curva — às 10h, no Méier (Praça Agripino Grieco)

Vai Tomar no Grajaú — às 10h, no Grajaú (início na Av. Eng. Richard, 112)

Eu Choro Curto Mas Rio Comprido — às 11h, no Rio Comprido (Rua Aristides Lobo, 250)

Banda da Barra — às 12h, na Barra da Tijuca (início na Av. Lucio Costa, 3.646, em frente ao bondinho)

Batuke Imperial Samba Show — às 12h, em São Cristóvão (início na 3Qvf+Ph)

No Rabo do Pavão — às 12h, no Riachuelo (Rua 24 de Maio, 527)

Quem Num Guenta Bebe Água — às 12h, em Laranjeiras (Rua Gago Coutinho, 37)

Rodopiando no Tombo do Copo — às 12h, no Rio Comprido (início na Rua Citiso, 38)

Unidos da Ribeira — às 12h, na Ribeira (início na Praça Iaiá García)

Chaleira do Vidigal — às 13h, no Leblon (início na Av. Delfim Moreira, 25)

Fuzuê da Ilha — às 13h, no Jardim Guanabara (início na Rua Uçá, 256)

Panela da Folia — às 13h, em Realengo (Rua Belisário de Sousa, 512)

Banda Cultural do Jiló — às 14h, na Tijuca (Rua Pinto de Figueiredo, 26)

Banda da Zulmira — às 14h, no Maracanã (Rua Dona Zulmira, 45)

Bloco dos Secretos — às 14h, em Rocha Miranda (Rua do Parque Madureira)

Foliões da Abraces — às 14h, em Copacabana (início na Av. Atlântica, 2.964)

Tá Pirando, Pirado, Pirou! — às 14h, em Botafogo (início na Av. Pasteur, 404)

Unidos do Engenho de Dentro — às 14h, no Engenho de Dentro (Rua Adolfo Bergamini, 326)

Morena do Dom — às 15h, no Centro (Rua André Cavalcanti, 44)

Sementes do Samba — às 15h, em Vila Isabel (início no Boulevard 28 de Setembro, 386)

Cata Latas do Grajaú — às 16h, no Grajaú (Praça Nobel, 14)

Foliões da Prainha — às 16h, na Saúde (início na Rua São Francisco da Prainha, 43)

Larga Onça Alfredo — às 16h, em Laranjeiras (início na Rua Ipiranga, 47)

Tamo Junto In Folia — às 16h, em Bangu (Rua F Iapi, 171)

Xodó da Piedade — às 16h, no Encantado (Rua Pedro Domingues, 80)

Com informações do site Blocos de Rua e do aplicativo Partiu Bloquimmm

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *