O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). São 18 milhões de brasileiros tomados por sentimentos como apreensão e medo de um perigo desconhecido, típicos da ansiedade. O problema é quando esse mecanismo do cérebro, que serve para alertar sobre situações adversas e estimular a ação para proteção, começa a prejudicar o dia a dia, a ponto de se tornar incontrolável. É nessa hora que a ansiedade se torna patológica.

Para auxiliar estas pessoas, assim como tem feito na última década por meio de cursos e treinamentos para alunos de 70 países, o médico Juliano Pimentel lança agora o livro Ansiedade: o fim da escravidão, publicado pela Citadel Editora. Nele, o autor lembra que momentos desafiadores, como uma grande mudança, perda ou doença, estão presentes na vida de todos, contudo o que importa é a forma como cada um reage a estes acontecimentos.

“Se a resposta é se encher de preocupações que lhe tiram o sono, afetam o seu rendimento, mudam completamente a sua rotina e acabam com a sua saúde, sim, você é mais um ansioso ou ansiosa patológico”, completa.

Ansiedade x depressão: quais são as diferenças?

Inquietação, preocupações excessivas, problemas de concentração e tomada de decisões. Estes são alguns dos sintomas que afetam pessoas com ansiedade e depressão. Mas se os sinais são os mesmos, como diferenciar as duas doenças?

Formado em medicina, Juliano Pimentel, que hoje atua como palestrante na área da saúde e bem-estar, explica que apesar de terem sintomas semelhantes, existem outros que diferenciam se o paciente é ansioso ou depressivo.

No segundo caso, por exemplo, a pessoa se sente frustrada, exausta, sem sono ou apetite, perde o interesse nas coisas, como se o mundo ficasse em preto e branco. Já no caso da ansiedade, nervosismo, tremores e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos sinais.

Como vencer a ansiedade

Com a obra Ansiedade, o médico amplia seu leque de contribuições para trazer mais qualidade à vida aos brasileiros. Dr. Juliano ensina ao leitor não só a identificar e desarmar os perigosos gatilhos da ansiedade, mas ensina como dar uma nova “resposta” a ela.

Os medos que a alimentam e a fortalecem, sua relação com a depressão, como a imunidade é afetada e a análise sem cortes sobre o uso de medicamentos ansiolíticos são alguns dos tópicos abordados no livro.

Histórias reais  de superação também são apresentadas junto a frases inspiradoras e exercícios para refletir sobre si mesmo e aprender como deixar de ser controlado pela ansiedade. Um dos pilares apresentados pelo autor é o domínio da respiração, segundo ele, uma “porta de saída” nos momentos mais críticos da ansiedade.

A obra conta ainda com o prefácio de autoria do ex-nadador da seleção brasileira e atual empresário e influenciador Joel Jota: “Esta é uma obra sobre saúde”, enfatiza, ao relatar as consequências negativas de ter colocado o trabalho (fora das piscinas) na frente do autocuidado.

Sobre o autor:

Juliano Pimentel é um médico nada convencional. Após um período de jejum espiritual prolongado, decidiu viver em plena congruência com o que lhe foi revelado em seu coração, saindo de seu consultório para exercer a medicina de almas em um mundo doente.

Desde então, teve a oportunidade de transformar milhões de vidas, em mais de setenta países, por meio de um trabalho que abrange a junção de corpo, alma e espírito, e que tem como objetivo a obtenção da plena forma.

Formado também em fisioterapia, celíaco e estudioso em alimentação saudável e sem glúten, Pimentel dedica parte da vida a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com obesidade, diabetes e outras doenças. Em 2016, ele explodiu na internet com um canal sobre alimentação e saúde. Redes sociais @drjulianopimentel e @citadeleditora.

FICHA TÉCNICA

Título: Ansiedade: o fim da escravidão
Autor: Juliano Pimentel
Editora: Citadel
Preço: R$ 49,90
Link de venda: 
Amazon

 

 

 

 

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *