A atriz cearense Daniela Gondim, de 31 anos, conhecida como Dani Gondim, revelou em suas redes sociais no sábado (29/11) que foi diagnosticada com um linfoma no mediastino, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Ela conta que descobriu a doença meses após estrelar o filme “Milagre do Destino”, no qual interpretou uma jornalista que lutava contra um linfoma. Em um vídeo emocionante, no qual aparece raspando o cabelo, Dani comentou a coincidência, dizendo que “a vida imita a arte”.
A arte imita a vida, disso eu nunca tive dúvidas, mas e quando a vida imita a arte, o que se tem para aprender?”, começa a atriz em seu emocionante relato. “Há um ano fui chamada para trabalhar no filme ‘Milagre do Destino’, baseado na história da repórter Marina Alves, sua luta contra um câncer e os milagres que aconteceram durante o tratamento”.

Daniella explicou que, alguns meses após o lançamento do filme, foi diagnosticada com a doença. Os primeiros sinais foram uma tosse e falta de ar, que ela inicialmente atribuiu a crises alérgicas comuns em Fortaleza na época do ano.
O que parecia ser uma simples tosse, acabou sendo um linfoma no meu mediastino, com um tamanhozinho expressivo. Isso dava uma pressão nos meus pulmões, o que me causava tosse, falta de ar, mas nada, absolutamente nada que me preocupasse […]”
Um exame de raio-X do tórax, feito por insistência de seu antigo pediatra, revelou o problema. Uma surpresa para ela que nunca fumou, não usa drogas, e fazia exames de rotina e exercícios físicos; Por isso, os médicos não conseguiram explicar a origem do tumor.
Foi pela insistência do meu eterno pediatra, vulgo Tio Lício, que eu fiz um raio-X do tórax e depois do susto que ele deu na gente, fiz outros ‘zilhões’ de exames, que acabaram resultando no que vocês estão sabendo agora”, relatou.
‘Doses cavalares de quimioterapia’
Dani Gondim informou que seu tratamento é “básico”, com início, meio e fim definidos, e que não requer transfusões. No entanto, a quimioterapia foi intensificada para barrar o avanço da doença. A imprevisibilidade nas reações ao tratamento assustam a atriz.
Por conta da região do meu câncer, não tive muita alternativa no tratamento. Tomo doses cavalares de quimioterapia, o que vai deixar o processo mais curto, porém, com efeitos colaterais mais rápidos e intensos e é por isso que já estou falando com vocês assim. Ontem estava bem, hoje estou careca”, disse.
Pedido de perdão aos amigos e colegas de trabalho
A atriz disse que, apesar do momento de vida, se sente sortuda por ter uma rede de apoio nesses tempos difíceis e fica grata por ter uma vida confortável mesmo com a doença. Apesar disso, se ressente de causar um sentimento de piedade nas pessoas e pede desculpas por comunicar as pessoas pelas redes sociais.
Quero aproveitar para pedir perdão aos meus amigos e colegas de trabalho que serão pegos de surpresa agora, nós nos falamos todos os dias para resolver coisas profissionais e eu realmente não estava com coragem para transformar nossas trocas em olhares tristes, porque depois que as pessoas sabem, parece que você vira um bonequinho delicado que tem que ser protegido de tudo e eu nunca gostei muito desse lugar”, contou.
A atriz aproveitou o momento para incentivar a doação de sangue e medula óssea, destacando a simplicidade do processo e como ele pode salvar vidas. Para acompanhar as atualizações sobre o estado de saúde e a jornada da atriz, você pode visitar seu perfil oficial no Instagram
Leia mais
De médico a paciente: urologista revela como superou câncer de próstata
Homem trans com câncer: como o preconceito dificulta tratamento
Após se curar de câncer de testículo, jovem cria ferramenta de IA
‘Milagre do Destino’ conta história real de repórter com câncer
Dirigido por Alexandre Klemperer, o filme relata a história real de Marina Alves, a repórter da TV Verdes Mares que foi diagnosticada em agosto de 2021 com linfoma linfoblástico de células T, um tipo de câncer agressovo. Na época, o caso da jornalista foi noticiado no Fantástico e fez as doações de medula crescerem 400% em todo o país.
Durante o tratamento de câncer, Marina se percebe em um milagre surpreendente. O enredo retrata não apenas sua batalha contra a doença, mas também o impacto profundo dos laços familiares e da solidariedade.
Marina é uma personagem de muita força. E usei roupa dela em um momento bem emocionante de superação da história. Ali fez parecer que eu estava pegando um pouco da força dela. O curioso é que gravei no mesmo dia a primeira e última cena do filme”, recordou a atriz.
Quem é Dani Gondim
Dani começou a estudar teatro aos 8. Mas foi em 2016 que ganhou destaque nacional como atriz ao dar vida à vilã da novela infanto-juvenil Carinha de anjo, do SBT. No canal ainda esteve em Cúmplices de um resgate e disputou a terceira temporada do Bake Off Celebridades, ficando em segundo lugar na competição.
Em seu currículo também constam participações em Malhação, e em Bom sucesso, na Globo, e o curta Nuvens de Chantilly, com direção de Marcoz Gomez, que está rodando festivais desde 2024. A cearense também é uma das compositoras do tema musical da produção, que tem o mesmo nome da obra cinematográfica e está disponibilizada em todas as plataformas.
Com informações da Revista Quem








