Historicamente, o homem, se construiu como uma figura provedora, de poder, bem-sucedido, racional, ignorando e eliminando a parte emocional, como se não pudesse “sentir”. Um modelo de comportamento voltado para demonstrar força, vitalidade, potencia. Uma figura de autoridade, com o propósito de defender e prover a mulher e sua prole. E tanto o homem quanto a mulher foram educados para acreditar e esperar por este homem perfeito e que nunca falha.

Mas o tempo passa, a idade avança e chega a andropausa com a diminuição gradual da produção de testosterona. A sexualidade passa por muitas mudanças e, quando não se tem informação suficiente, pode-se ficar surpreso com as alterações na sexualidade.

Na nossa cultura o “pênis” é símbolo de poder. Falhas na ereção ou redução do desejo sexual, podem ser situações assustadoras para quem sempre teve um bom desempenho sexual. Mas para tudo tem solução. 

Primeiro procure um médico para investigar problemas de saúde que podem afetar a ereção, tais como: diabetes, colesterol alto ou hipertensão. Estando com a saúde em dia, será a hora de procurar um urologista para verificar as taxas de testosterona e outros hormônios, e investigar a próstata. Esse especialista vai poder avaliar a necessidade e possibilidade de reposição hormonal, se a andropausa tiver chegado. 

Por fim, é importante conhecer e se adaptar a uma nova maneira de se relacionar sexualmente com a parceira ou parceiro. Seguem algumas dicas:

– Conversar com a parceira(o) sobre o que se passa com você, para que juntos possam melhorar o desempenho sexual do casal. 

– Por conta da diminuição da testosterona, o pênis vai precisar de mais tempo e mais estímulos para ficar e manter-se ereto. É necessário a ajuda do parceiro(a) para que ambos possam aproveitar e explorar a sexualidade.

– Lembrando que você já não é mais aquele jovem cheio de “testosterona”, portanto, entre uma relação sexual e outra, dê uma boa pausa. O organismo precisa de um tempo maior para se refazer.

– Sexo não se restringe somente a penetração, existem outras formas de promover prazer ao parceiro(a). Valorize e foque mais nas preliminares, com carinhos, beijos, massagens e jogos de sedução. Isso pode ajudar a aumentar o desejo do casal. Use a imaginação e a criatividade!

– Atividade física com regularidade é um ótimo estímulo para melhorar o organismo, produzir hormônios do bem-estar e aumentar a libido.

– Um boa noite de sono é importante para dar disposição, ânimo e melhorar o desejo.

– Aprender a lidar com as mudanças do próprio corpo pode ser o segredo para uma vida sexual mais plena e saudável.

– Quando o desempenho sexual fica comprometido, pode causar muita ansiedade e estresse. Uma psicoterapia pode ser indicada para ressignificar as crenças limitantes que você pode ter sobre a sua sexualidade. Procure ajuda de um psicólogo. 

Desejo que os homens percebam que eles são humanos e, portanto, passíveis de falhas e acertos. E lidem com suas limitações com mais suavidade.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *