Aviso aos usuários. “O atendimento na rede credenciada com a carteirinha da Golden Cross somente será possível até o dia 30 de junho de 2024. A partir de 1º de julho de 2024, você passará a ser atendido(a) na rede credenciada Amil. E terá à sua disposição uma sólida estrutura de hospitais, consultórios e serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, além de canais de atendimento ágeis e eficientes”.

O informe é da Golden Cross, que a partir desta segunda-feira (1 de julho) transfere 240 mil clientes dos seus planos de saúde empresariais para atendimento na rede credenciada Amil.  Todas as demandas relacionadas à assistência médica-hospitalar (consultas, exames, internações, urgência/emergência etc.) serão atendidas pela Amil – somente a parte administrativa fica com a Golden Cross. A empresa, no entanto, nega ter vendido sua carteira de clientes, como ocorreu em 2013, quando transferiu 160 mil clientes para a Unimed Rio.

Não houve compra da carteira da Golden Cross pela Amil. O que passa a ocorrer, a partir de hoje (segunda, dia 1/7), é que os 240 mil beneficiários Golden Cross, residentes majoritariamente no Rio de Janeiro e clientes dos planos médicos empresariais Golden Cross, passam a ser atendidos pela rede credenciada Amil”, esclarece a assessoria da Golden Cross ao Vida e Ação.

Em comunicado no site oficial – mais informações aqui – a operadora informa que foi celebrado um “acordo de compartilhamento de riscos” entre as empresas pelo qual todo o atendimento médico passará a ser realizado por intermédio da rede credenciada Amil.

Esta mudança é prevista pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com a garantia de que todos os direitos previstos em contrato sejam totalmente assegurados”, pontua.

Ainda de acordo com a Golden Cross, “essa parceria não se trata de uma fusão entre as operadoras, mas um acordo que tem como objetivo oferecer uma assistência médica ainda melhor para aos beneficiários Golden Cross, proporcionando uma experiência aprimorada, com processos e interfaces simples, amigáveis e eficientes”.

A Amil aponta “ganhos de eficiência pela escala e pela qualidade Amil”, que intermediou em 2023 mais de 80 milhões de procedimentos médicos, realizados por 20 mil médicos e serviços de saúde credenciados.  Além das unidades próprias, a rede Amil inclui 12 hospitais e clínicas no Rio de Janeiro.

Já em outubro de 2013, a Golden Cross alegou que a decisão de vender parte de sua carteira para a Unimed Rio atendia à estratégia de negócios de focar nos segmentos empresariais, incluindo a odontologia, que proporcionou um crescimento acima de 20%. A empresa tinha 800 mil clientes pelo Brasil e esperava retomar a marca de 1 milhão de beneficiários em três anos, o que representa um crescimento de cerca de 10% ao ano.

Mudança sem comunicar à ANS

Com o novo acordo agora com a Amil, a Golden Cross suspendeu a venda de 114 dos 143 planos ativos no último dia 18 de junho. A partir de 10 de julho ainda seguirá com 29 planos ativos para comercialização, sendo 17 exclusivamente odontológicos e 12 médico-hospitalares.

A empresa ressalta que os planos do segmento odontológico continuam sendo comercializados normalmente. A qualquer momento, porém, também poderá solicitar a suspensão desses planos, se assim desejar.

A medida agitou o mercado, especialmente em um momento em que crescem as queixas contra os planos de saúde, sobretudo em relação aos cancelamentos unilaterais de contratos, em todo o país – e em especial, no Rio de Janeiro, onde foi aberta uma CPI na Assembleia Legislativa.

Só depois de divulgar e suspensão da venda de 114 planos ativos é que a Golden Cross comunicou a suspensão da comercialização dos planos à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  que autorizou o processo na semana passada.

A solicitação foi feita pela operadora em 10 de junho, três dias após a agência notificar a operadora e pedir esclarecimentos, já que não havia sido informada oficialmente depois de anúncios veiculados na imprensa sobre a suspensão da venda.

ANS diz que 240 mil beneficiários da Golden Cross não serão prejudicados

A agência reguladora esclareceu que a suspensão da comercialização dos planos não afetará nenhum dos beneficiários da operadora, pois a ANS não cancelou os contratos existentes.

Sobre essa parceria, a ANS também notificou a operadora para solicitar mais informações. A agência reconhece que o uso de rede de uma operadora por outra prestadora de serviços de saúde suplementar é permitido legalmente. Com isso, não existe a necessidade de autorização específica da ANS.

No entanto, é preciso que a agência reguladora seja comunicada sobre os casos de mudança do tipo de contrato registrado, por exemplo, sobre a rede de prestadores de serviços de saúde aos clientes. Em caso de dúvidas, o usuário pode verificar o que está coberto pelo seu plano de saúde no site.

A operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), devendo todos aqueles que estiverem registrados na reguladora e com o status de “ativos” permanecerem disponíveis para aquisição dos consumidores, até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS”, disse a agência.

A ANS informou ainda que com relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não há necessidade de autorização, já que isso é permitido por lei e normativos da saúde suplementar.

Só é preciso comunicação à reguladora nos casos em que houver mudança do tipo de contratação (rede direta, indireta ou própria) que havia sido registrada. Como a Golden informou à ANS, para atuar apenas com rede direta, seja para prestadores hospitalares quanto não hospitalares, ela precisará fazer alteração no registro junto à reguladora para utilizar a rede da Amil (rede indireta),o que ainda não foi feito”.

A ANS ressaltou que por não se tratar de transferência de carteira, nada muda no atendimento aos clientes e a Golden Cross continua responsável pela prestação de assistência. “As operadoras são obrigadas a oferecer aos beneficiários todos os serviços previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos definidos pela agência”.

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Reestruturação para se adaptar a novas regras

A Golden Cross informou que “a interrupção temporária na venda do segmento saúde foi pensada visando à reestruturação do seu portfólio de produtos, a fim de se adaptar ao novo Programa de Compartilhamento de Risco”, com o objetivo de “elevar ainda mais a qualidade do atendimento já prestado pela operadora e a proteção do consumidor”.

Segundo a Golden, o acordo está fundamentado na resolução normativa Nº 517 da Agência Nacional de Saúde Suplementar e o registro na ANS não será alterado, apenas o atendimento pela rede credenciada passa a ser realizado através da Amil.

De acordo com o documento, esse modelo está previsto na regulação dos planos de saúde e não altera o vínculo do beneficiário com a Golden Cross. “Não haverá qualquer mudança no plano contratado, coberturas e rede credenciada dos beneficiários”, promete.

Ainda segundo a Golden, a administração do contrato continuará sendo realizada pela empresa, ou seja, não haverá nenhuma alteração e a data base de reajuste será mantida. “A regra é a mesma já praticada. Seu contrato não mudará. Este, continuará sendo entre o Contratante e a Golden Cross”, promete aos clientes.

Serviços que continuarão sendo atendidos pela Golden Cross

No comunicado aos clientes, a Golden detalha alguns serviços administrativos que continuará a ser responsável:

  • Solicitação de 2ª via de documentos (boleto, contrato etc.);
  • Solicitação de alterações cadastrais (endereço, telefone e e-mail para correspondências);
  • Solicitação de movimentação cadastral (inclusões e exclusões de dependentes etc.);
  • Solicitação de esclarecimentos sobre reajustes;
  • Divergência da carência implantada;
  • Esclarecimento sobre informações prometidas na venda;
  • Toda e qualquer alteração de contrato;
  • Solicitação de Carta de tempo de contribuição/permanência;
  • Declaração de portabilidade;
  • Eventuais reclamações de qualquer natureza.

Apesar de afirmar que o processo de integração é obrigatório para todos os beneficiários dos nossos planos de saúde, independentemente do tipo de contrato, a inda em comunicado aos clientes, a operadora assinala:

Essa operação foi desenhada para que você tenha acesso à melhor rede médico-hospitalar do Brasil e passe a contar com uma experiência de atendimento inigualável. É a tradição da Golden de mãos dadas com o cuidado assistencial e com a moderna estrutura da Amil”.

Ainda de acordo com o comunicado, clientes em dúvidas sobre procedimentos podem entrar em contato com a Golden Cross, para os contratos empresariais, ou com a Supermed, para planos coletivos por adesão.

Com informações da Agência Brasil

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