Está comprovado cientificamente: pessoas com dor crônica pode desenvolver transtornos mentais como estresse, ansiedade e depressão. As dores constantes levam os pacientes ao isolamento social, geram sentimentos de desesperança e causam dificuldades para realizar tarefas cotidianas, afetando diretamente a qualidade de vida.

A fisioterapia colabora para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, sobretudo as pessoas 60+, que sofrem com dores crônicas. Ao aliviar a dor do paciente e restabelecer a funcionalidade do corpo, devolve-lhe a independência. Essa reabilitação também traz inúmeros benefícios para a saúde mental.

Durante o ‘Saúde sem Idade’, promovido pelo portal Vida e Ação e o site Comida na Mesa no último sábado (22), em Copacabana, o coordenador do curso de Fisioterapia da Estácio Copacabana, Jonas Obadia, junto com seus alunos, conduziu uma ‘Oficina da Dor’, para levar mais conforto e bem-estar aos participantes do evento.

Ao longo de toda a manhã, no quiosque Mar de Copa, pessoas que relataram estar sofrendo com algum tipo de dor foram direcionadas para as atividades oferecidas pela equipe de Fisioterapia. Foram oferecidas diversas técnicas para tratar processos dolorosos que podem afetar pessoas de qualquer idade e são ainda mais comuns no envelhecimento, como Mobilização Articular, Pompagem, Stretching, Miofacial Manual e Instrumental, Crochetagem, Kinesiology Tapping, Jones, Musculo-Energia, Dry Needling, Acupuntura, Quiropraxia, Osteopatia, Ventosioterapia, entre outras técnicas.

Jonas Obadia – que passa a assinar uma coluna mensal no Portal Vida e Ação a partir de março – avaliou o sucesso do evento, não somente nos atendimentos para o público que participou do evento, como para o aprendizado de seus alunos.

Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo convite e pela oportunidade de participar do evento da longevidade com nossa equipe de alunos da Fisioterapia Estácio. Foi uma experiência incrível, cheia de aprendizado e troca de conhecimento! Agradeço especialmente às organizadoras pelo carinho e por tornarem esse momento tão especial. Que possamos seguir juntos promovendo mais saúde e qualidade de vida em muitos outros eventos com vocês!”, disse.

Práticas integrativas e outros serviços de saúde

Para complementar esse cuidado, as terapeutas integrativas Adriana Mahalo e Nalva Farias ofereceram mini-sessões individuais de shiatsu, reflexologia e auriculoterapia. Essas  práticas também contribuem para o alívio das dores crônicas, além de proporcionar bem-estar e equilíbrio emocional.

 

O evento também contou com diversas atividades físicas com a equipe do curso de Educação Física da Estácio Copacabana, além de serviços de saúde como aferição de pressão arterial e testes de glicemia, oferecidos pela equipe da professora Cláudia Rodrigues, coordenadora do curso de Enfermagem da instituição.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *