A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o isolamento social uma prioridade de saúde global e alerta sobre o impacto da solidão no bem-estar. O estudo global da Chegg.org revelou descobertas surpreendentes sobre a saúde mental dos estudantes: 65% dos entrevistados no Brasil afirmam ter experimentado sentimentos diários de ansiedade, 59% dizem que não dormem o suficiente, e 34% têm dificuldade em conhecer novas pessoas e fazer amigos.
Já uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna (IAS) também constatou que 69% dos estudantes do Estado de São Paulo, apresentaram sintomas de depressão e ansiedade, dificuldade de concentração, problemas para dormir devido a preocupações diárias e sensação de exaustão. O estudo investigou a saúde mental de mais de 600 mil estudantes após a pandemia.
Em seu segundo ano, a Semana Global de Saúde Mental do Estudante 2024, de 26 de fevereiro a 3 de março, tem um foco especial no combate à solidão entre os estudantes, com o objetivo de promover a conscientização da saúde mental desse público. A ação é realizada pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), Chegg e organizações sem fins lucrativos.
A iniciativa global busca desestigmatizar a saúde mental entre eles, incentivar os jovens a cuidar de si mesmos de forma intencional e inspirar conversas sobre o quê as autoridades de políticas-públicas, instituições educacionais, a comunidade, pais e os próprios alunos podem fazer para apoiar o bem-estar mental dos estudantes.
Segundo Heather Hatlo Porter, diretora da Chegg.org e de Comunicações da Chegg, a saúde mental é uma questão que afeta a todos e deve estar no topo da agenda global de políticas públicas.
“Ainda que os estudantes de hoje vivam na era mais conectada da história, muitos experimentam um profundo senso de desconexão, sentindo-se sozinhos e com dificuldades para fazer amigos. Ao continuar a promover um diálogo entre vozes diversas de todo o mundo, esperamos mostrar que a saúde mental é uma questão fundamental para o bem-estar destes jovens.”
Beatriz Alquéres, gerente-executiva de Advocacy do IAS, afirma que a iniciativa pretende “incentivar um diálogo aberto sobre a saúde mental, para que estudantes e professores no Brasil e além, para que cuidem mais de si mesmos e consigam atingir seu potencial pleno”.
Programação de atividades globais durante a semana
A Chegg irá centralizar conteúdos e dicas dos parceiros para melhorar o bem-estar mental, de forma online, indicando canais de suporte disponíveis para seus milhões de estudantes em todo o mundo, por meio do site da Semana de Saúde Mental Estudantil.
A programação abrange uma variedade de eventos presenciais e virtuais, envolvendo estudantes, para informar o debate e ajudar a educar formuladores de políticas, instituições educacionais e comunidades sobre os desafios de saúde mental enfrentados pelos estudantes. Isso inclui discussões em mesas-redondas no campus com líderes estudantis na Universidade Howard, em Washington DC, nos EUA.
A Chegg vai trabalhar com estudantes ao redor do mundo para encontrar oportunidades de fazerem suas vozes serem ouvidas por tomadores de decisão e influenciadores de elite. Isso incluirá reuniões no Capitólio com legisladores e funcionários do Departamento de Educação dos EUA, em parceria com Young Invincibles.
Os finalistas do Prêmio Global do Estudante org de US$ 100 mil e do Prêmio Global do Professor de US$ 1 milhão compartilham como cuidam de seu bem-estar mental, quais recursos buscam para apoio, fatos sobre a saúde mental dos estudantes em seus países e projetos dos quais participam localmente.
O Centro de Aprendizado Digital da Chegg lança um white paper baseado em pesquisa global sobre a saúde mental dos estudantes ao redor do mundo.
A Calm, aplicativo para sono, meditação e relaxamento, criou uma nova coleção exclusiva de meditações guiadas para ansiedade e estresse.
Mais sobre os organizadores
O Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que desenvolve políticas e práticas educacionais baseadas em evidências para potencializar o pleno desenvolvimento dos estudantes do País por meio da educação de qualidade. Em mais de 30 anos de legado, a organização sem fins lucrativos alcançou mais de 36 milhões de estudantes em todos os estados brasileiros.
Foi idealizado pelo tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, que sofreu um trágico acidente durante uma corrida em 1994, tirando a sua vida. Sua irmã, Viviane Senna, decidiu dar continuidade ao seu sonho lançando o Instituto Ayrton Senna ainda naquele ano.
A organização sem fins lucrativos acredita que apenas a educação de qualidade pode transformar vidas, proporcionando milhões de estudantes com propostas educacionais inovadoras desenvolvidas em conjunto com professores, formuladores de políticas e jogadores, pesquisadores e redes educacionais de todo o Brasil. Para obter mais informações, visite https://institutoayrtonsenna.
A Chegg.org é uma plataforma que aborda as questões enfrentadas pelo estudante moderno, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais para a vida e o trabalho, acelerando seu caminho do aprendizado, independentemente do objetivo, nível ou estilo. Com suporte sob demanda 24/7, seu assistente de aprendizado personalizado utiliza o poder da inteligência artificial, mais de cem milhões de peças de conteúdo proprietário e uma década de insights de aprendizado.
A organização também trabalha com empresas para oferecer programas de aprendizado para seus funcionários. É o braço de impacto, defesa e pesquisa da Chegg, Inc., uma empresa de capital aberto e negocia na NYSE sob o símbolo CHGG. Para obter mais informações, visite www.chegg.org.
Também fazem parte da Semana de Saúde Mental do Estudante as entidades filantrópicas Active Minds, Born This Way Foundation, Calm, Inspiring Children Foundation, Jed Foundation (JED), National Alliance on Mental Illness, Nivishe Foundation, ONYX Mental Health Family, Seize the Awkward, Student Minds, Varkey Foundation e Young Invincibles.
Com informações do Instituto Ayrton Senna