Sábado, dia 30 de abril, é o Dia D da vacinação contra o sarampo entre crianças de seis meses a 4 anos e contra a gripe entre idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores da saúde em todo o Brasil. Os municípios seguem o calendário definido pelo Ministério da Saúde, que programou a imunização contra a Influenza até o dia 3 de junho.
No Rio de Janeiro, onde a população de crianças na faixa etária indicada é estimada em 353 mil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) abre mais de 430 pontos de vacinação disponibilizados para atender a população, entre unidades de Atenção Primária e postos extras, das 8h às 17h (alguns locais extras, por questões operacionais, fecharão às 16h).
“Nosso objetivo com a ação é mobilizar esses grupos alvo para reforçar a cobertura das duas campanhas de imunização. Para as crianças, este sábado marca o início do atendimento da faixa etária tanto para a aplicação da vacina da gripe quanto a do sarampo, e é muito importante a proteção dos pequenos contra as duas doenças”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
Em Nilópolis, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar todos os postos, menos o Complexo de Saúde, para que a população vacinável possa ser atendida, das 9h às 12h. A imunização contra a Covid-19 será oferecida no Complexo de Saúde Jorge Davi, para crianças de 5 a 11 anos, no período das 9h às 12h. O endereço é Rua Senador Fernando Mendes, sem número, perto do Clube Nilopolitano.
Alerta para o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, contagiosa, que pode evoluir com complicações. É possível tomar as duas vacinas, exceto no caso de grávidas, que não podem ser imunizadas contra o sarampo. A presença do vírus reforça a necessidade de esforços no sentido da vigilância epidemiológica ativa (notificação de casos suspeitos, idealmente, em 24 horas, investigação ágil, coleta adequada e envio das amostras).
Para a campanha contra o sarampo, a vacina usada é a Tríplice viral, que será ofertada em dose adicional, independente da situação vacinal apresentada. Ambas as campanhas para o público infantil vão até o dia 3 de junho, mas quanto antes a vacinação for feita, mais cedo os pequenos estarão protegidos contra as duas doenças.
A partir da semana que vem (2 de maio), o calendário da vacinação contra a influenza avança para outros grupos prioritários e é importante que possamos dar esse passo com a certeza de que o público da etapa anterior já foi coberto.
A SMS-Rio orienta que os usuários compareçam às unidades de saúde, sempre que possível, em posse de um documento de identificação e da caderneta de vacinação. A relação com os endereços dos pontos de vacinação e com informações sobre as vacinas disponíveis em cada local pode ser acessada aqui.
O calendário completo da campanha de vacinação contra a gripe está disponível no link.
Com Assessorias