Filha de férias em casa, horários diferentes, passeios no shopping, cinema com pipoca… E para arrematar, viagem nos dias mais frios de julho, com direito a chocolate quente, caldos variados e comidinhas calóricas…. Apesar de ter feito atividade física – sim, no hotel tinha caminhada todo dia, além de trilhas e tours -, está difícil manter a rotina de treinos na academia nesses dias frios, ainda mais resfriada e… de férias! Mas, afinal, como conseguir manter os hábitos cultivados por meses neste período e não sair da linha nas férias de julho?
De fato, o friozinho típico do inverno costuma vir acompanhado do desânimo para praticar exercícios. Quem nunca se queixou que, quando a temperatura nos termômetros começa a baixar, a vontade de treinar parece “sumir”. Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que 27% das pessoas – quase uma em cada três- abandonam os exercícios físicos nesse período. E pior: essa “pausa”, que deveria ter data certa para terminar, pode se tornar definitiva, pois muitos acabam desistindo dos exercícios.
Parece um paradoxo, mas com o aumento de atividades no período de férias, o tempo para se dedicar aos exercícios diminui. “Muita gente deixa para resolver pendências nas férias, como fazer uma consulta médica que não consegue encaixar na agenda do dia a dia, fazer um curso, ou até mesmo atividades de lazer que não cabem na rotina quando se está trabalhando. O importante é achar um tempinho para treinar entre os compromissos. Pode ser logo ao acordar ou no final do dia: o importante é não abandonar o treino”, sugere a atleta Cris Senna.
Para a maioria das pessoas, as temperaturas mais baixas acabam ‘espantando’ a motivação para manter os treinos, principalmente para aqueles que praticam exercícios ao ar livre. “Outros acham que, por ser uma época em que o corpo fica escondido debaixo de casacos e roupas mais pesadas, podem ‘enfiar o pé na jaca’ e correr atrás do prejuízo somente quando o verão chegar”, comenta Cris. Segundo ela, esse é um grande erro, pois é preciso ao menos dois meses para recuperar a boa forma.
Fome realmente aumenta no inverno
Para piorar, nos dias mais frios, a fome também parece aumentar. Especialistas atestam que não só parece como, biologicamente, ela de fato aumenta. “Isso acontece justamente porque o metabolismo está mais rápido que o normal e a fome pode surgir com mais frequência. Muitas pessoas engordam no inverno por comerem muito e não queimarem calorias proporcionalmente, sem praticar exercício físico, por exemplo”, reforça o médico endocrinologista Flávio Cadegiani. Por isso a máxima de praticar atividades físicas permanece assim como em outras estações do ano. Mas como encontrar motivação?
A boa notícia é que outra pesquisa mostra que o frio pode ajudar a emagrecer. É que no inverno o nosso metabolismo fica mais acelerado e a queima de calorias se torna naturalmente maior, de acordo com diversos estudos científicos, como o publicado na revista americana Trends in Endocrinology Metabolism. Membro da Abeso (Associação Brasileira para Estudos da Obesidade), Cadegiani afirma que a taxa metabólica basal aumenta no frio não somente para manter o corpo aquecido, mas sim porque acontece a hipertrofia desse tecido que acelera o metabolismo. “Emagrecer no frio não é mito, é fato”, confirma.
Gordura marrom que quebra gordura
O especialista explica como isso acontece: “Existe uma gordura que ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, ajuda no emagrecimento. É a chamada gordura marrom ou tecido adiposo marrom. Essa gordura pode ser encontrada principalmente perto do coração, embaixo das clavículas e também perto do pescoço. A comunidade médica achava que esta gordura só podia ser encontrada nos recém nascidos e hoje já sabemos que persiste até a fase adulta”.
Essa gordura é responsável por ativar o metabolismo e, segundo o médico, responde principalmente ao frio, se tornando uma gordura que quebra gordura. “Quando o corpo se adapta ao clima frio para se aquecer, a quantidade de gordura marrom aumenta, e ela age diretamente sobre a queima de gordura ruim acumulada”, destaca o médico.
Para manter esta vantagem do organismo, porém, é preciso não superar a queima calórica com a ingestão de comidas altamente calóricas que já são típicas do frio (chocolate, por exemplo), além de manter um ritmo de prática de atividade física.
Quatro benefícios de manter o treino mesmo nos dias mais frios
1 – Gasta mais calorias
Na estação mais fria, o organismo precisa utilizar mais calorias para se manter aquecido, o que por si só aumenta o gasto de energia. “Com isso, a grande vantagem de treinar no inverno é que esse gasto calórico ‘extra’, aliado a uma reeducação alimentar e aos exercícios, leva a uma perda de peso mais acelerada do que durante o verão”, explica a atleta. Ou seja, se exercitando durante o inverno você obtém um resultado mais eficaz do que no calor, mesmo mantendo o mesmo ritmo de treinos.
2 – Compensa os alimentos mais calóricos
Já reparou como os alimentos calóricos parecem “dominar a cena” durante os dias mais frios? É só esfriar um pouco que bate aquela vontade de devorar um doce, degustar um chocolate quente ou comer outra guloseima altamente calórica. “O frio realmente aumenta a vontade de comer alimentos mais pesados, justamente porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura”, explica Cris. Mas essa tendência à “comilança” pode acabar causando o acúmulo das indesejadas gorduras localizadas. “Como as pessoas tendem a comer mais e a exagerar nas guloseimas, para manter a forma durante o inverno, é fundamental queimar o excesso que foi consumido com a prática de exercícios”, ensina.
3 – Fica mais confortável treinar
Muitas pessoas sofrem para se exercitar durante o verão devido ao suor excessivo, que pode causar um grande incômodo. “As altas temperaturas do verão estimulam ainda mais a transpiração, agravando o problema. O corpo costuma suar mais no calor porque é necessário um esforço maior para regular a temperatura interna”, diz a atleta. Na época mais fria do ano, é possível dedicar-se aos treinos sem enfrentar essa sensação incômoda, tornando a rotina de exercícios mais agradável.
4 – Prepara o corpo para o verão
No inverno usamos roupas mais pesadas e casacos e isso disfarça a silhueta e ajuda a esconder a barriguinha saliente, mas também pode ser usado como um incentivador para “virar a mesa” até a primavera. “Com reeducação alimentar e exercícios, é possível eliminar até 20Kg em apenas 60 dias, dedicando entre 12 e 18 minutos por dia”, conta a atleta. “Por isso, vale a pena reforça o treino nesse inverno e mostrar o seu novo corpo na primavera, chegando ao verão 100% preparado”, sugere. “Muitos ficarão surpresos com a transformação, o que reforça a autoestima e serve como um estímulo adicional para continuar treinando sempre, sem depender da estação do ano”, recomenda Cris.
Dicas de especialista para vencer a preguiça
Acostumada a se dedicar a atividades físicas o ano todo, a atleta Cris Senna também dá dicas simples para não interromper os exercícios físicos nas férias. “É importante manter a disciplina durante o ano todo, e não somente se preocupar em treinar e manter uma boa alimentação quando se está perto de exibir o corpo na praia. Dessa forma, os resultados alcançados serão mantidos, e a melhora na saúde e a qualidade de vida serão sentidas durante o ano todo”, explica.
Ex-proprietária de uma academia, ela testou diversas modalidades até chegar ao Desafio Vip 60, método que mistura exercícios de alta intensidade (Hiit) com movimentos de artes marciais. Segundo ela, é possível manter a forma com menos de 20 minutos diários de dedicação. “O Desafio VIP 60 é um método adaptado à realidade de pessoas comuns, que não têm tempo a perder”, explica.
Estabelecer prazos e metas também é uma forma de alcançar resultados e não perder o pique para treinar, mesmo que durante as férias. “O que importa é a persistência. Apesar do tempo curto, não desista nem abra exceções. Mantenha o foco no treino e siga em frente”, ensina. Veja as dicas preparadas para este período.
1 – Gerencie seu tempo
Parece um paradoxo, mas com o aumento de atividades no período de férias, o tempo para se dedicar aos exercícios diminui. “Muita gente deixar para resolver pendências nas férias, como fazer uma consulta médica que não consegue encaixar na agenda do dia a dia, fazer um curso, ou até mesmo atividades de lazer que não cabem na rotina quando se está trabalhando. O importante é achar um tempinho para treinar entre os compromissos. Pode ser logo ao acordar ou no final do dia: o importante é não abandonar o treino”, sugere a atleta.
Segundo ela, é possível manter a forma com menos de 20 minutos diários de dedicação. “O Desafio VIP 60 é um método adaptado à realidade de pessoas comuns, que não têm tempo a perder”, explica. Estabelecer prazos e metas também é uma forma de alcançar resultados e não perder o pique para treinar, mesmo que durante as férias. “O que importa é a persistência. Apesar do tempo curto, não desista nem abra exceções. Mantenha o foco no treino e siga em frente”, ensina.
2 – Foque nos resultados
Depois de passar meses e meses trabalhando o corpo, seria uma pena colocar tudo a perder durante as férias, não é mesmo? “Pensar nos resultados dos treinos gera motivação. Quando a preguiça bater, lembre-se de quando começou a treinar, do que o motivou, e o que mudou em sua vida até aqui. Avalie seu progresso na forma física e na qualidade de vida, certamente isso irá ajudá-lo a manter-se focado”, diz.
3 – Aposte no “projeto biquíni”
Férias é tempo de descontração e, por estarmos no Brasil, mesmo no inverno pode rolar um final de semana na praia, ou em um sítio com piscina. “Lembre-se de como será bom para a sua auto-estima se estiver com o corpo em forma para essas ocasiões”, ensina Cris. Além disso, quem se dedica a treinar regularmente tem outra vantagem: disposição extra para algumas atividades realizadas nas férias, como brincar com crianças ou fazer algum programa ao ar livre. “A atividade física deve fazer parte da sua rotina, independentemente de você estar de férias ou não. Encare os treinos não como uma obrigação a cumprir, mas como um estilo de vida e um investimento no seu bem estar”.
4 – Adapte o treino à viagem em família
Quartos de hotel podem virar academia
Muita gente aproveita as férias para viajar com a família. “Lugares diferentes podem não ser 100% adequados para a realização de exercícios. Isso à primeira vista pode parecer um obstáculo impossível de superar, mesmo para quem quer manter o hábito de treino”, comenta.
Segundo Cris Senna, os treinos podem ser feitos em lugares com espaço reduzido, como quartos de hotel, com ajuda de aplicativos como o Desafio VIP 60. “Para maior mobilidade, temos o app do método, que reúne módulos de exercícios, dicas motivacionais e receitas fitness. Essa praticidade deixa pouca margem para as tradicionais desculpas”, explica.
O método é adaptado ao cotidiano de pessoas comuns, que precisam manter a forma mas têm pouco tempo e espaço disponível. Além disso, propõe começar com movimentos mais simples e ir evoluindo, para se adequar aos praticantes de todos os níveis de condicionamento.“Como o celular se tornou um objeto cotidiano, o aplicativo, além de abrir a possibilidade de se exercitar em áreas externas, evita qualquer desculpa para abandonar os treinos, mesmo durante viagens”, diz Cris.
Fonte: Desafio VIP 60