A nutricionista Bianca Naves Chimenti elegeu cinco dicas imperdíveis para deixar as ceias de Natal e Ano Novo mais nutritivas e, ainda sim, deliciosas. Ela alerta para a importância de distinguir quais tipos de gordura consumir e indica o consumo de peixes, óleos vegetais (como o creme vegetal), oleaginosas e carnes brancas em refeições equilibradas. Assim, é possível manter a saúde do seu coração e ter uma cardápio que ajuda a evitar as doenças cardiovasculares. Confira:
- Valorize as gorduras ‘boas’! As gorduras insaturadas estão ligadas à redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Peixes e óleos vegetais (e produtos feitos com eles – como creme vegetal) são fontes deste tipo de gordura.
- Castanhas, nozes e amêndoas, consumidos como petiscos ou adicionados às receitas, são opções deliciosas e nutritivas para incluir gorduras ‘boas’ na sua ceia! Mas consuma com moderação, pois estes alimentos possuem elevado valor calórico.
- Comece a refeição pela salada. Ela ajuda a dar sensação de saciedade e a aumentar a sua ingestão de fibras!
- As carnes vermelhas costumam possuir teor elevado de colesterol e gorduras saturadas. Prefira carnes brancas, como aves e peixes.
- Durante as festas, nossas refeições costumam ser mais sofisticadas que as do dia a dia, mas ainda devem ser equilibradas! O ideal é que o prato principal seja composto de vegetais crus e cozidos, proteína animal (carnes, aves, peixes) e vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, soja), carboidrato (arroz, farofa, massa, batata) de preferência integral e, para fechar, divida a sobremesa com alguém querido!
Dicas para as grávidas
Se para qualquer mortal já é quase humanamente impossível resistir às tentações de fim de ano, imagine para as grávidas, que precisam manter o peso? Para elas, toda essa fartura na mesa pode ser um tormento. Manter uma alimentação saudável nessa época é uma missão difícil, mas de acordo com o nutricionista Vanessa Gama, da clínica Benesse, no Rio de Janeiro, é possível aproveitas as comemorações sem deixar de lado a dieta.
“As grávidas devem investir no consumo das frutas e as oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes) que também compõe a ceia e ajudam a dar saciedade. Evitar as frituras, ao invés da rabanada frita a melhor opção é a assada. Prefira o peru ao pernil que é menos calórico. Troque o arroz comum pelo integral. A melhor opção para a sobremesa são as frutas”.
A personal gestante Roberta Gabriel, da Academia da Gestante, ensina que para manter o foco na atividade física, mesmo durante esse período, o ideal é optar por exercícios que queimem mais calorias: “Antes de ir para a ceia faça uma longa caminhada. Opções como natação e hidroginástica também podem ajudar a queimar as calorias que vão chegar. No dia seguinte, se sentir muito cansada você pode optar por um alongamento ou exercícios na bola de pilates”.
Já a esteticista Tatiana Galhanone, da Clínica Benesse, sugere a drenagem linfática como opção para retenção de líquidos. “Uma massagem que elimina o inchaço, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. Ela consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas. As drenagens feitas por profissionais especializados são as mais eficientes, mas você também pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefícios”, explica.