Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil (2022-23), com variações de região para região. Segundo especialistas e sociedades médicas, a chance de cura é de até 95% quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente.
A recomendação é que o rastreamento seja realizado a partir dos 40 anos de idade e que se estenda além dos 69 anos. Mas, do total de casos diagnosticados pela Américas Amigas, 33% estão abaixo de 50 anos e 18% acima de 70 anos, o que significa que 51% estão fora da faixa etária atendida pelos serviços públicos, que é de 50 a 69 anos.
Infelizmente, muitas mulheres – sobretudo em regiões de vulnerabilidade social – enfrentam dificuldades para conseguir marcar seus exames. Por isso, iniciativas como o mamógrafo móvel são fundamentais para a detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.
Ao longo deste mês, graças a parcerias com a iniciativa privada, exames estão disponíveis gratuitamente em diversas cidades do Brasil, no âmbito do movimento Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico dessas neoplasias.
Onde fazer exames gratuitos no Rio e São Paulo
No Estado do Rio de Janeiro, nove unidades do Sesc RJ estão oferecendo gratuitamente, neste mês de outubro, exames de mamografia, ultrassonografia de mamas e Papanicolau, que permitem detectar os cânceres de mama e de colo de útero.
Os exames poderão ser feitos nas clínicas Sesc+ Saúde das unidades de Madureira, Ramos e Tijuca, na capital; Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, além de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes e Três Rios, no interior do estado (veja o roteiro e endereços abaixo). Esses espaços já oferecem o serviço regularmente mediante preço acessível (entre R$ 10 e R$ 50), e neste mês não será cobrado.
Já em São Paulo, desde 20 de setembro, a unidade móvel da ONG Américas Amigas passou a circular por 12 localidades do Estado de São Paulo, para realização gratuita de mamografias e outros exames para pessoas em vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos de idade.
O roteiro começou em Vila Prudente (20 a 24 de setembro) e Heliópolis (26 a 29 de setembro) e só termina em dezembro. Ao todo, serão 82 dias de campanha. A unidade móvel é equipada com mamógrafo, ultrassom, impressora de filme de exame.
Os resultados são entregues no mesmo dia, para evitar novos deslocamentos das pessoas atendidas. As pessoas interessadas devem se inscrever pelo site da Américas Amigas, www.americasamigas.org.br.
Previsão de mais de 5 mil exames no Rio de Janeiro
A previsão é de que em cada unidade sejam realizados 504 exames, totalizando uma oferta de mais de 5 mil testes – contando com a unidade mantida pelo Sesc no Centro de Distribuição do Supermercado Guanabara, exclusivo para funcionários do estabelecimento.
A cidade de Paraty, no Sul Fluminense, também está incluída na agenda do Sesc RJ alusiva ao Outubro Rosa. O município recebe, a partir desta quinta (3/10), uma das Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher.
Trata-se de um caminhão equipado para a realização de mamografias e preventivo do câncer de colo de útero que percorre o estado do Rio de Janeiro levando o serviço gratuito a localidades distantes dos grandes centros urbanos ou onde há demanda reprimida.
Desde quando começou a operar, em 2015, o serviço já passou pelos municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Teresópolis, Conceição de Macabu, Nilópolis, Rio das Ostras, Macaé, Vassouras, Cardoso Moreira, São João da Barra e Rio de Janeiro. O veículo fica estacionado por aproximadamente dois meses em cada destino.
O serviço é aberto para mulheres nas faixas etárias entre 25 e 64 anos (Papanicolau) e 50 e 69 anos (mamografia), conforme recomendação do Ministério da Saúde. Pacientes fora dessas faixas etárias também poderão ser atendidas, desde que tenham requisição médica.
Já a ultrassonografia é dirigida apenas a mulheres com pedido médico ou após a avaliação de enfermagem realizada no local apontar a necessidade do exame. O agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone (veja abaixo os detalhes).
Diagnóstico precoce é determinante para a cura
Especialistas apontam o diagnóstico e o tratamento ainda em estágio inicial como fatores determinantes para o enfrentamento do câncer, com taxas de cura superiores a 90% nos casos de mama e de colo de útero. Somente este ano, os espaços Sesc+ Saúde e as duas Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher realizaram cerca de 8 mil exames.
Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames, sendo que no serviço prestado pelo Sesc RJ esse prazo é de menos de 20 dias.
Devido à grande adesão da campanha realizada em 2023, estamos repetindo a ação este ano e com novidades. Além de contarmos com mais três unidades – Tijuca, São João de Meriti e Três Rios –, adicionamos a ultrassonografia de mamas, um exame complementar à mamografia, que oportuniza o rastreamento das mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Não podemos admitir a ocorrência de mortes causadas por essas doenças, cujas chances de cura são enormes quando são detectadas em estágio inicial”, explica Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.
ONG Américas Amigas oferece exames gratuitos durante 82 dias de campanha
Eleita por dois anos consecutivos como uma das melhores ONGs em atuação no Brasil, a Américas Amigas está estruturada em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, além de ações de sensibilização e informação sobre a doença.
Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma entidade sem fins lucrativos e cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas, além de parcerias com outras ONGs e serviços de saúde.
A OnG atua em todo o Brasil e durante todo ano, por iniciativas próprias e/ou em ações em parceria com outras organizações sociais e instituições beneficentes. Somente neste ano, já esteve, com apoio da Marinha Brasileira, em atendimento a populações ribeirinhas por cerca de 60 dias, além de capacitar agentes de saúde nas regiões Norte e Nordeste, para multiplicar conhecimento sobre a doença.
Em seus 15 anos de atuação, a Américas Amigas doou 24 mamógrafos e viabilizou cerca de 1,5 milhão atendimentos, entre consultas e exames detecção e diagnóstico da doença. Além do roteiro para o Outubro Rosa deste ano, a Américas Amigas participa de outras ações em parceria e/ou apoio de empresas e ONGs de todo o Brasil.
A ação da campanha Outubro Rosa 2024 pela Américas Amigas tem patrocínio de AstraZeneca, BB Seguros, Daiichi Sankyo, Monange, Natural One e Raia Drogasil; apoio do Hospital de Câncer de Patrocínio, Instituto Projeto Cura, Instituto Verdescola, ONG Orientavida, além das Organizações Sociais parceiras onde os atendimentos serão realizados.
Roteiro da Unidade Móvel no Estado de São Paulo
Com atendimento às pessoas previamente cadastradas e agendadas, a unidade móvel estará, sempre das 7 às 16 horas, nos seguintes locais:
- Guarapiranga (2 a 6 de outubro),
- Grajaú (9 a 13 de outubro),
- Sesc Interlagos (15 a 20 de outubro);
- Mauá (23 a 27 de outubro),
- São Bernardo do Campo (30 de outubro a 3 de novembro, incluindo o feriado de 2 de novembro),
- Suzano (6 a 10 de novembro),
- Itaquaquecetuba (13 a 17 de novembro),
- Santana (zona norte da cidade de S. Paulo, 20 a 24 de novembro);
- Guaratinguetá (27 a 30 de novembro),
- São Sebastião 02 a 06 de dezembro)
Para mais informações, www.americasamigas.org.br e @americasamigasoficial nas redes sociais.
SERVIÇO
Outubro Rosa no Sesc RJ
Mamografia, ultrassonografia de mamas e Papanicolau gratuitos
Quem pode?
Mamografia: Mulheres de 50 a 69 anos ou fora dessa faixa etária com pedido médico
Papanicolau: Mulheres de 25 a 64 anos ou fora dessa faixa etária com pedido médico
Ultrassonografia de mamas: Somente com pedido médico ou caso avaliação local apontar a necessidade do exame
Endereços e telefones:
Capital
Sesc Ramos: R. Teixeira Franco, 38
Tel.: (21) 2290-2646
Sesc Madureira: R. Ewbanck da Câmara, 90
Tel.: (21) 3350-8295 / 3350-1501/ 2450-4885/ 98566-4835/98491-0289
Sesc Tijuca: R. Barão de Mesquita, 539
Tel.: (21) 3238-2464
Baixada Fluminense
Sesc Duque de Caxias: Rua General Argolo, 47
Tel.: (21) 3659-8362
Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10
Tel.: (21) 2797-3653 / 2797-3724 / 2797-3749 / 98486-8791
Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro
Tel.: (21) 2755-6552, 2755-6609 e 98349-8078
Interior
Sesc Barra Mansa: Av. Tenente José Eduardo, 560
Tel.: (24) 3324-2630
Sesc Campos dos Goytacazes: Av. Alberto Torres, 397
Tel.: (22) 2738-1245 ou 22-2725-1209
Sesc Três Rios: R. Nelson Viana, 327
Tel.: (24) 2252-6325
Com Assessorias
[…] Outubro Rosa: onde fazer exames de graça no Rio e São Paulo […]