Para muitas pessoas, esse é o momento de colocar na balança os erros e acertos que fizeram parte de mais um ciclo. Algo que adoramos fazer no final do ano é criar listas, escrever resoluções, ter planos e definir objetivos. Parece que quando o dia 31/12 chega, temos a chance de realizar todas as nossas metas. Por isso, toda meta que almejamos se torna uma nova esperança para a vida pessoal, profissional, familiar e financeira. Com a chegada de mais um ano, as expectativas para que tudo dê certo estão entre os principais desejos de Ano Novo, seja no trabalho, na família, entre os amigos ou relacionamentos amorosos.

A pressão social por mudanças podem levar à ansiedade, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)ano de 2019 bateu recorde de ansiedade tóxica, foram ao todo 19,4 milhões de brasileiros prejudicados por crises de ansiedade. Além disso, dados indicam que até a nossa felicidade diminuiu: o Brasil caiu 4 pontos no ranking mundial de felicidade no último ano e, por isso, não é de se espantar que muita gente chegue aos últimos períodos do ano com aquela sensação de que “não chegou lá”.

Pesquisas apontam que a maioria dos brasileiros não conseguem cumprir com as metas estabelecidas no início do ano. A falta de metas claras, de estratificação das propostas e de foco são os principais motivos que levam a maioria dos brasileiros a falharem nesta tarefa. Então, que tal fazermos diferente esse ano? Criar as metas e pensar como podemos realizá-las?

Segundo Ivana Cabral, criadora do aplicativo que leva seu nome, os ciclos são importantes, é preciso saber recomeçar, estabelecer novos objetivos e principalmente treinar a sua mente: “Nossa mente é programada para ter apenas duas reações: buscar o prazer e fugir da dor. Isso pode fazer com que você desista dos seus objetivos antes de realizá-los. Mas você pode treinar a sua cabeça para burlar isso, associe a cada meta uma imagem mental positiva de como você vai estar e o que você vai sentir quando conquistar a sua meta. Reforce essa imagem toda vez que for realizar as tarefas ligadas à sua resolução”.

Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano, recomenda o desapego: “Observe o seu armário e tenha um outro olhar em relação a ele. Seria interessante, permanecer apenas com o que precisamos e necessitamos. Menos é mais. O que não usar, você pode ajudar alguém que precisa, doando suas roupas para ONGs, igrejas e até fazer a doação pessoalmente, lembrando de quem realmente precisa.”

Para o terapeuta holístico Junior Moura, essa é a época ideal para deixar o passado ir embora e dar espaço para novas oportunidades. “É o fim de um ciclo, então é natural que algumas coisas fiquem para trás. Agora é a hora de nutrir novas oportunidades e receber o novo ano de braços abertos”, afirma.

Para que 2020 saia conforme o planejado, Junior dá algumas dicas para manter uma vida equilibrada, saudável e feliz. “Somos seres mutantes e precisamos nos reciclar constantemente, então não adianta nada começar o ano sem superar o que aconteceu em 2019. As energias precisam ser renovadas e para que isso aconteça é preciso deixar para trás tudo o que passou”, diz.

Apoio na espiritualidade

Para o terapeuta, a melhor forma de encontrar as respostas para aquilo que procuramos e superar traumas do passado está na espiritualidade. “Hoje, as pessoas estão mais conscientes sobre a própria espiritualidade e sobre o que isso significa, sabem que é algo que pode ou não estar ligado a alguma religião. Espiritualidade é quando você olha para si mesmo e aprende a se entender, é quando você se interioriza para buscar suas respostas e passa a estar conectado com sua própria sabedoria”, explica.

É quando mantemos essa conexão com nosso próprio “eu” que conseguimos levar uma vida leve e plena, reciclando o que precisamos mudar e dando mais atenção para o que realmente nos faz feliz, fatores de extrema importância para quem quer começar o ano da melhor forma possível. “Imprevistos acontecem e nesse meio tempo muitas situações vão testar nossa força, e é justamente em momentos assim que conseguimos provar do que somos capazes. Somos o que somos por conta das dificuldades que enfrentamos. Tudo tem um propósito e quando conseguimos entender isso as coisas ficam mais fáceis”.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *